quarta-feira, 27 de março de 2013

Bolt terá estrutura olímpica e 20 mil torcedores em desafio na orla do Rio


Quase 20 toneladas de equipamentos estão sendo usadas para montar uma pista provisória e uma arena em Copacabana. Evento será neste domingo

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro

Cruzar com feras do futebol, do futevôlei ou do vôlei de praia durante uma caminhada pelas areias de Copacabana sempre fez parte da rotina dos cariocas. Neste domingo, porém, o famoso cartão postal do Rio de Janeiro proporcionará um encontro inusitado. Usain Bolt, ao lado de outros nomes importantes do atletismo, vai tentar superar a melhor marca mundial dos 150 metros rasos, que é dele mesmo, em uma arena montada a poucos metros do mar. Uma pista provisória, atendendo às exigências internacionais, será o palco do desafio, que deve ser acompanhado de perto por cerca de 20 mil pessoas. A prova principal será transmitida ao vivo dentro do Esporte Espetacular.

Pista do evento Bolt Contra o Tempo (Foto: Divulgação)Operários trabalham nos últimos detalhes da construção da pista provisória (Foto: Divulgação)

Quase 20 toneladas de equipamentos vão dar vida a um “estádio de atletismo” atípico. Essa será a primeira vez que uma competição de velocidade será disputada em uma praia. A pista, no entanto, seguirá as características de grandes competições internacionais. A diferença ficará por conta da atmosfera em volta e dos 150 metros percorridos apenas em linha reta, diferentemente das disputas habituais, quando a prova começa em uma curva.

- A pista é homologada pela IAAF (Federação Internacional de Atlertismo). Ela é a única pista do planeta homolada pela federação para uma praia. Jamais houve nada igual. Ela tem todos os requisitos exigidos para uma pista das Olimpíadas, por exemplo. Então, caso o Bolt bata o recorde, ele será registrado normalmente como o melhor tempo dos 150 metros – disse Bernando Fonseca, um dos organizadores do evento.

O atual detentor da melhor marca é o próprio jamaicano, com 14s35, conquistado também em uma pista provisória em Manchester, em 2009. O percurso, entretanto, por não fazer parte de Olimpíadas e Mundiais, não tem seu menor tempo homologado oficialmente como recorde mundial. A IAAF o reconhece apenas como a “melhor marca” da prova.

Pista do evento Bolt Contra o Tempo (Foto: Divulgação)Quase 20 toneladas de equipamentos estão sendo utilizadas para montagem da arena (Foto: Divulgação)

Vento pode interferir nos resultados
Para superar os 14s35 de quatro anos atrás, Bolt terá de enfrentar o americano Wallace Spearmon, vice-campeão do revezamento 4x100m de Londres, o equatoriano Alex Quiñones e um representate brasileiro, que sairá de uma bateria qualificatória no sábado entre Sandro Viana, Bruno Lins, Nilson André e Aílson Feitosa. Mas o maior adversário dos velocistas deverá ser o clima. A previsão do tempo para este domingo até agora é de sol, com algumas nuvens ao longo dia. O vento, entretanto, poderá influenciar o resultado.

- O vento sempre é uma influência para os atletas e, provas de velocidade, sejam em estádio ou em outros locais. Ele pode ser benéfico, se for a favor do sentido da corrida, ou prejudicial, se for contra. Normalmente, se fosse para valer um recorde mundial, a velocidade máxima do vento que poderia ser admitida a favor do atleta é de 2m/s (dois metros por segundo). Acima disto, em provas oficiais, não são homologados recordes. A maresia não é problema para os atletas. A areia também não, pois eles correrão em um piso sintético normal de uma pista de atletismo - explicou Martinho Nobre dos Santos, superintendente técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Confira a seguir alguns números curiosos do evento!

Bolt contra o tempo_02 (Foto: Infoesporte)

O público poderá acompanhar o evento de graça. Arquibancadas estão sendo montadas em uma das laterais da pista. Mas a previsão da organização é que os torcedores ocupem todos os espaços disponíveis em volta da arena.

- Nós tiramos um evento que normalmente é disputada em um lugar fechado e trouxemos para perto da população. A arquibancada comporta cerca de 1.500 pessoas. Mas, com o entorno, a gente acredita que mais de 20 mil pessoas vão acompanhar a disputa – afirmou Bernardo Fonseca.

Bolt esteve no país no ano passado, mas apenas a passeio. Ele visitou o Cristo Redentor e passeou de helicóptero. O jamaicano se mostrou animado com seu retorno ao Brasil e disse que espera um clima de futebol na disputa em Copacabana.

Além do evento principal, a pista receberá um desafio paralímpico. Alan Fonteles, campeão dos 200m T44 em Londres e recordista mundial, fará um duelo mano a mano com o americano Jerome Singleton, prata nos 100m em Pequim 2008 e considerado um dos atletas mais velozes da atualidade. A prova feminina fica por conta do duelo entre as brasileiras Rosângela Santos, Vanda Gomes, Evelyn Santos e Franciele Graças.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/03/bolt-tera-estrutura-olimpica-e-20-mil-torcedores-em-desafio-na-orla-do-rio.html

Nenhum comentário: