quarta-feira, 27 de março de 2013

Diante de calendário 'ingrato', Rio Open tenta atrair astros para o saibro


Evento, que faz parte de série sul-americana na terra batida, mas vai contra piso duro de Indian Wells e Miami, busca três Top 10 da ATP e um da WTA

Por Matheus Tibúrcio Rio de Janeiro

Depois de anunciar o Jockey Clube Brasileiro como sede, a organização do Rio Open trabalha agora para atrair grandes jogadores do circuito profissional masculino e feminino para o evento, que terá sua edição de estreia no calendário das entidades em 2014, entre os dias 15 e 23 de fevereiro. A meta é ter três jogadores do Top 10 da ATP e uma tenista do mesmo escalão da WTA jogando nas quadras de saibro. No lançamento da competição, por exemplo, o painel mostrava fotos de Novak Djokovic e Maria Sharapova, mas nenhum atleta está confirmado ainda. Apesar de contar com a aproximação dos Jogos Olímpicos de 2016, o torneio enfrenta a concorrência de outros campeonatos de quadra dura, piso dos mandatórios Indian Wells e Miami, que acontecem em março.

Lançamento Rio Open tênis - Mark Young, Stacey Allaster e André Silva (Foto: Matheus Tibúrcio / Globoesporte.com)Djokovic adornou painel de lançamento do Rio Open. Nenhum atleta está confirmado (Foto: Matheus Tibúrcio)

No masculino, os melhores tenistas precisam cumprir uma meta de torneios de nível 500. Dos 11 presentes no calendário, os integrantes do Top 30 devem disputar quatro, sendo no mínimo um após o US Open, ou seja, a partir de setembro. O Masters 1000 de Monte Carlo entra nessa conta, e a regra vale para a temporada seguinte à do último ranking divulgado de cada ano.

Como o Rio Open (assim como o WTA Brasil) faz parte dos chamados torneios "International" no feminino, é mais complicado trazer jogadoras de alto escalão em relação aos "Premier". Por causa disso, a chave terá a presença de apenas uma tenista do Top 20 da entidade. Em Florianópolis, Venus Williams foi a tenista mais bem ranqueada.

Venus Williams na semifinal do WTA Brasil tênis (Foto: Cristiano Andujar / Foto Arena)Venus foi a estrela em Florianópolis. Rio Open tem mesmo nível que WTA Brasil (Foto: Foto Arena)

O calendário ainda prega peças diante dos objetivos dos tenistas no começo da temporada. Os quatro torneios brasileiros são realizados logo antes dos Masters e dos WTAs de Indian Wells e Miami, disputados em quadra dura. Somente o WTA Brasil também é jogado neste piso, enquanto o Aberto do Brasil e o Rio Open serão no saibro. Ainda assim, os representantes da ATP e da WTA acham possível atrair figuras importantes para o torneio carioca, mesmo com a concorrência de Doha e Dubai, por exemplo, que têm o mesmo piso que os torneios mandatórios do primeiro trimestre.

- Jogadores como Nadal estavam precisando de torneios no saibro, então eles terão uma opção a mais agora - ressaltou Mark Young, CEO da ATP Américas e CEO de ATP Media.

- Há uma semana de diferença entre os torneios de saibro e a quadra rápida de Indian Wells, então o calendário não deve prejudicar - apontou André Silva, Chief Player Officer e Diretor de Torneio do ATP World Finals.

- Muitas jogadoras do Top 100 são europeias e têm base no saibro - lembrou Stacey Allaster, CEO da WTA.

Olimpíadas no Rio podem ajudar
Nomes como Djokovic, Roger Federer, Rafael Nadal e Caroline Wozniacki já demonstraram interesse em voltar ao Brasil para as Olimpíadas na Cidade Maravilhosa. Além disso, o Brasil ganhou força no cenário internacional do tênis com dois torneios masculinos e dois femininos a partir do ano que vem - além do Rio Open, há o Aberto do Brasil, em São Paulo, e o WTA Brasil, em Florianópolis - que podem servir para os atletas se acostumarem com o clima brasileiro, especialmente com o Rio.

- É um atrativo a mais. Não sei se será o que vai fazê-los tomar a decisão, mas o Rio é um lugar que o pessoal quer fazer parte, e sem dúvida os Jogos Olímpicos podem atrair nesse sentido - acredita Silva.

Os organizadores do Rio Open esperam anunciar o primeiro grande nome do torneio em setembro. Os jogadores normalmente formam a agenda de competições a partir do segundo semestre e costumam chegar a uma decisão em novembro ou dezembro.

Comprado pela IMX, do empresário Eike Batista, em parceria com a IMG Worldwide, o Rio Open entrará no lugar da data do ATP 500 e do WTA de Memphis, nos Estados Unidos. O torneio fará parte da série sul-americana de torneios ATP jogados em fevereiro no saibro: Viña del Mar (Chile), Buenos Aires (Argentina), Rio de Janeiro (Rio Open) e São Paulo (Aberto do Brasil).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/03/diante-de-calendario-ingrato-rio-open-tenta-atrair-astros-para-o-saibro.html

Nenhum comentário: