sábado, 24 de novembro de 2012

Sem metas, Vasco e Flamengo põem rivalidade e equilíbrio à prova


Frustrados por campanhas no Brasileirão, adversários têm como marca placares apertados nos duelos dos últimos três anos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A expectativa era de que, como normalmente acontece, o clássico fosse mobilizar a cidade. As duas torcidas esperavam que o duelo decidisse o título ou pelo menos uma vaga na Libertadores. Mas como não há mais objetivos práticos a cumprir em ambos os lados, restou a rivalidade e o equilíbrio para Vasco e Flamengo no jogo deste sábado, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A igualdade tem marcado o Clássico dos Milhões nos últimos anos. Isso fica visível no placar das últimas partidas. Por exemplo, desde 2009 não sai um vencedor por dois ou mais gols de diferença. Na última vez, o Vasco venceu por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Desde então, foram 12 partidas, com cinco vitórias do Flamengo, cinco empates e duas vitórias cruz-maltinas.

Como para a torcida o clássico se trata de um campeonato à parte, o Vasco tem motivos para comemorar. Com seis pontos à frente do rival na tabela (54 pontos a 48), o time cruz-maltino não pode ser alcançado pelo Flamengo, que tem três vitórias a menos na competição. No entanto, em São Januário existe a certeza de que isso não ameniza a frustração por uma campanha que começou com a expectativa de briga pelo título e termina sem chances de vaga na Libertadores.

A formação cruz-maltina que entra em campo, aliás, é bem diferente daquela que os torcedores esperavam ver na penúltima rodada do Brasileirão - normalmente um momento de decisão. Em vez dos ídolos Dedé, Juninho e Felipe, o Vasco terá o quase desconhecido Abuda e o jovem Marlone.

O Premiere transmite a partida ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2

Vasco: Gaúcho contará com a volta dos atacantes Eder Luis e Tenorio, recuperados de lesão, e do zagueiro Douglas, que cumpriu suspensão automática na última rodada. Também fora do departamento médico, Carlos Alberto deve ser relacionado, mas ainda não foi confirmado como titular. O técnico vai manter a base da equipe que venceu o Coritiba na última rodada. O volante Abuda começa jogando pela primeira vez. O Vasco deve enfrentar o Flamengo com a seguinte formação: Fernando Prass; Jonas, Douglas, Renato Silva e William Matheus; Nilton, Fellipe Bastos, Abuda e Marlone; Eder Luis e Tenorio.

Flamengo: o técnico Dorival Junior não fez qualquer tipo de mistério para o clássico. Com a suspensão de Amaral, Airton entra na equipe titular. De resto, não há qualquer diferença em relação ao time que empatou em 1 a 1 com o Palmeiras na rodada passada. O Flamengo entra em campo com: Paulo Victor; Wellington Silva, Renato Santos, González e Ramon; Airton, Ibson, Renato e Cleber Santana; Hernane e Vagner Love. 

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Vasco: Dedé, com uma fratura na perna esquerda, retorna apenas em 2013. O mesmo acontece com Juninho, que será poupado por causa de fadiga muscular. Thiago Feltri é mais um entregue ao departamento médico, por causa de dores no calcanhar direito. Felipe, que retona neste sábado de uma viagem ao Catar, não será relacionado para a partida. O zagueiro Fabrício e o volante Wendel cumprem suspensão.

Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Liedson e Muralha ainda se recuperam de lesões e estão fora do time. Amaral, suspenso, é o outro desfalque rubro-negro. 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Vasco: Dedé, Eduardo Costa, Fellipe Bastos, Rodolfo e Wiliam Barbio.
Flamengo: Airton, Liedson e Negueba.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Wagner Nascimento Magalhães (RJ) apita a partida, auxiliado por Dibert Pedrosa Miosés (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ). Wagner Nascimento arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 290 faltas (média de 36,2 por jogo), mostrou 55 cartões amarelos (média de 6,9 por jogo) e dois vermelhos (média de 0,25 por jogo) e não marcou pênalti. O campeonato tem média de 5 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Fluminense 1 x 0 Flamengo (8ª rodada) e Vasco 1 x 0 Botafogo (12ª rodada).


header fique de olho 2
Vasco: Dakson deve ter sua primeira oportunidade de jogar com a camisa do Vasco, entrando no segundo tempo. Contratado sem mesmo ser apresentado oficialmente, o meia-atacante de 25 anos é um desconhecido no futebol brasileiro. No momento em que a equipe joga sem objetivos no Brasileirão, ele pode ter a chance de mostrar serviço visando à próxima temporada.


Flamengo: após encerrar o jejum de oito jogos sem gols diante do Palmeiras, Vagner Love entra em campo menos pressionado. Com isso, o técnico Dorival Junior espera que o atacante possa engrenar uma sequência de gols nas duas últimas rodadas para terminar a temporada por cima.

header o que eles disseram

Gaúcho, técnico do Vasco: "Não existe motivação maior do que disputar um Vasco x Flamengo. Foi o maior jogo de que já participei como atleta e treinador. Vamos manter a forma de jogar da equipe que venceu o Coritiba, e esperamos uma vitória num clássico que em qualquer ocasião mobiliza a cidade."


Dorival Junior, técnico do Flamengo: "Não é fácil motivar, mas é nossa obrigação entrar em campo assim. Só vestir a camisa do Flamengo já é motivo para estar motivado. Essa é uma exigência de todos nós. Vamos enfrentar o Vasco em busca de uma vitória para nos despedirmos de maneira honrosa." 
header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Esta é a décima vez que Vasco e Flamengo se enfrentam no Engenhão. Na primeira partida, válida pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2010, empate por 1 a 1. Em nove clássicos no Engenhão, o Fla leva uma pequena vantagem. Foram três vitórias rubro-negras, duas do Vasco e quatro empates. Nesses nove jogos, foram marcados 19 gols, e duas partidas terminaram 0 a 0
.
* Nos últimos 40 jogos disputados entre Vasco e Flamengo, apenas um terminou com uma vitória por mais de dois gols de diferença. Isso aconteceu na vitória do Vasco por 3 a 0, pelo Campeonato Carioca de 2007.

* Computando apenas o Campeonato Brasileiro, o Vasco não vence o Flamengo há seis anos (ou nove jogos). A última vitória do Vasco aconteceu no returno da edição 2006, quando venceu de virada por 3 a 1.

* Este ano, Flamengo e Vasco já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado.

header último confronto v2
No dia 19 de agosto, Flamengo e Vasco se enfrentaram pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2012. O Vasco tentou, mas parou nas mãos do goleiro Felipe. Já o Flamengo precisou de um lance para conseguir a vitória. Em falha de Fernando Prass e oportunismo de Vagner Love, o time derrotou o rival por 1 a 0, no Engenhão. Foi o terceiro gol de Love em quatro jogos contra o Vasco somente neste ano. Com o resultado, o time da Colina estacionou na terceira posição e viu Atlético-MG e Fluminense se distanciarem

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/11/sem-metas-vasco-e-flamengo-poem-rivalidade-e-equilibrio-prova.html

Nenhum comentário: