sábado, 24 de novembro de 2012

Na despedida da Série B, Coelho vence o Ipatinga, que muda de nome

América-MG despacha o Tigre do Vale do Aço por 3 a 1. Time, em 2013, sai de cena para o nascimento do Betim Futebol Clube


 A CRÔNICA
por Léo Simonini

Para o América-MG foi apenas uma despedida melancólica da Série B no ano de seu centenário, apesar da vitória por 3 a 1. O público presente no Independência foi de 847 pessoas. Os gols foram marcados por Patrick, Geovanni e Lula, contra um de Ronaldo. Pelo ano especial, o time tinha grandes projetos, principalmente de terminar a temporada com vaga garantida na Série A de 2013. Mas o sonho foi se desmanchando com o passar das rodadas. De certo mesmo apenas a disputa da Segundona no ano que vem. 

América-MG x Ipatinga (Foto: Samuel Aguiar / Ag. Estado)No último jogo da temporada, América-MG vence o Ipatinga: 3 a 1 (Foto: Samuel Aguiar / Ag. Estado)

Mas para o Ipatinga, também sem pretensões na tabela, já que amargará a Série C em 2013, o duelo não serviu apenas para se despedir da Segundona, mas também para dizer adeus ao futebol, pelo menos com o nome da cidade do Vale do Aço. Seguindo uma triste moda recente do futebol brasileiro, o clube mudará de nome e endereço na próxima temporada. Seu presidente, Itair Machado, já protocolou o pedido na Federação Mineira de Futebol. A partir de 2013, o Ipatinga Futebol Clube se transforma em Betim Esporte Clube, e mandará seus jogos na cidade homônima da região metropolitana de Belo Horizonte.

Com os três pontos, o Coelho chegou aos 55 na tabela, e pelo menos até este sábado, quando se encerrará a competição, o time fica na oitava colocação. Já o Ipatinga permanece na 19ª e penúltima posição, com apenas 31 pontos somados em 38 jogos. O clube ainda pode encerra sua breve história, de apenas 14 anos, amargando a lanterna da Série B em 2012. Para isso, o Barueri precisa vencer o Guaratinguetá neste sábado. 

Dois belos gols
Ao contrário do que se poderia imaginar, devido ao nenhum valor em termos de classificação da partida, América-MG e Ipatinga começaram num ritmo forte. Nem mesmo o pouco público presente ao Independência desanimou os jogadores.

Com um time repleto de garotos, escalados por Vinícius Eutrópio, apenas com Fábio Júnior, Dudu e Rodrigo Heffner com mais experiência, o Coelho partia para cima do rival. Logo aos três minutos, o zagueiro Vinícius Simon teve uma oportunidade que acabou desperdiçada. Mas na segunda chegada, o time da casa abriu o placar.

Júnior Timbó recebeu pela direita, levantou a cabeça e rolou para trás. Patrick, lateral de origem, mas escalado como camisa 10, fez jus ao número da camisa e, com um tapa na bola, encobriu Helton Leite, que se esticou todo, sem sucesso.

Como resposta, o Tigre tentava a chegada, sempre com o meia Bruninho responsável pela criação das jogadas. Por sua vez, o Coelho tentava ampliar. Patrick, sempre que pegava na bola, conseguia finalizar com perigo. Mas quem perdeu uma chance mais do que cristalina, digna de entrar para o Inacreditável Futebol Clube, foi o experiente Fábio Júnior. Rodrigo Heffner bateu lateral para a área, a bola quicou e matou os dois zagueiros do Tigre. Livre, dentro da pequena área, o camisa 7 conseguiu acertar o poste a menos de um metro da linha do gol.

Se perdeu com Fábio Júnior, o América-MG também deixou de marcar com Kaká. O camisa 9 arrancou livre do meio-campo, se livrou do zagueiro, mas parou nas mãos de Helton Leite. O erro custou caro, e a velha máxima do futebol se fez presente, quem não faz, leva.

Ronaldo recebeu na meia direita, se livrou do marcador, e do bico direito da área fez o levantamento. Mas o que era para ter sido um cruzamento acabou virando um lindo gol por cobertura. Na saída para o intervalo, o camisa 7 confessou que tinha a intenção de levantar a bola na área. O gol deu mais moral para o Tigre, que passou a apertar o adversário, que nitidamente sentiu o gol sofrido, tendo, inclusive, sido vaiado pela torcida após o apito final.

Mais um Inacreditável Futebol Clube na noite

Se terminou melhor o primeiro tempo, o Tigre voltou também superior ao adversário na segunda etapa. Com menos de dois minutos, duas chances. Max Carrasco mandou um petardo do meio da rua, que Matheus, meio sem jeito, colocou para escanteio. Na batida, o goleirão saiu socando o ar, a bola sobrou para Sílvio, que conseguiu mandar por cima.

A pontaria dos jogadores do Tigre corrobora o fato de a equipe já estar rebaixada para a Série C. Apesar de chegar por diversas vezes, contando ainda com as saídas erradas do goleiro Matheus, o gol não saía. Márcio Diogo, por exemplo, teve chance cara a cara, escolheu o canto e mandou para fora. Depois, em boa jogada do ataque, Léo bateu cruzado, mas também errou o alvo.

Vendo o time apático, Eutrópio fez duas alterações de uma vez. Sacou Timbó e Kaká para as entradas do experiente Geovanni e de Rodrigo Pimpão, respectivamente. E uma das mudanças do treinador surtiu efeito aos 27 minutos. Com a velha categoria que lhe fez chegar até ao Barcelona, Geovanni acertou uma bomba no ângulo de Helton, de longe, mas sem chances de defesa. Todo o time comemorou com o jogador, que desde o retorno ao Coelho não tinha feito um gol com essa característica.

E a dupla colocada por Eutrópio poderia ter definido a vitória americana com menos sofrimento. O autor do segundo gol fez boa jogada pela esquerda, foi ao fundo e cruzou rasteiro. A bola passou por toda a pequena área e encontrou Pimpão, livre na segunda trave, que tinha o trabalho só de empurrar. O atacante fez o mais difícil e garantiu uma vaga no Inacreditável Futebol Clube, ao lado de Fábio Júnior.

No último lance do jogo, Lula ainda aproveitou uma cobrança de escanteio da direita para colocar números finais ao confronto. De cabeça, ele fez o terceiro gol do jogo. No ano do centenário, o time de BH colocou fim de forma melancólica a curta história do Ipatinga Futebol Clube.

 

FONTE:

Nenhum comentário: