domingo, 28 de outubro de 2012

Serena domina Sharapova e coroa fase de ouro com tri na Turquia


mpecável em Istambul, americana conquista o WTA Championship

Por Alexandre Cossenza Direto de Istambul

No último torneio da temporada, Serena Williams brilhou e conquistou o troféu que coroa seu fantástico semestre no circuito mundial. Ao dominar Maria Sharapova neste domingo, em Istambul, e aplicar 6/4 e 6/3, a americana sagrou-se tricampeã do WTA Championship, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada.

tênis Serena Williams e Maria Sharapova final WTA Championship em Istambul (Foto: Reuters)Serena e Sharapova com os troféus do WTA Championship (Foto: Reuters)

Na Turquia, Serena fez mais um pouco daquilo que lhe rendeu, este ano, o título de Wimbledon, além de duas medalhas de ouro olímpicas (simples e duplas) e o troféu do US Open. Desde que foi eliminada de Roland Garros, em maio, a ex-número 1 e atual terceira colocada no ranking venceu 31 jogos e sofreu uma única derrota.

Ao fim da temporada, Serena soma 58 vitórias e quatro derrotas, com um espetacular aproveitamento de 93,5% em seus jogos. Sharapova, número 2 na lista da WTA, agora amarga um retrospecto de duas vitórias e dez reveses diante de Serena. A última vitória da russa sobre a rival veio há exatos oito anos, também na final de um WTA Championship.
Serena sai na frente

Sharapova começou a partida equilibrando as ações e confirmando seu serviço sem sustos. Serena fez o mesmo. No quinto game, a russa cedeu a primeira chance. Fez uma dupla falta e, quando jogou uma direita longa, viu-se diante de dois break points. A americana não vacilou. Na primeira chance, soltou uma direita violenta e conseguiu a quebra.

tênis Serena Williams final WTA Championship em Istambul (Foto: AFP)Serena conquista o tri do Championship (Foto: AFP)

Acuada por um par de devoluções espetaculares de Serena, Sharapova contou com a sorte no sétimo game. Diante de outro break point, subiu mal à rede e deixou à bola fácil para a adversária matar o ponto. A americana, no entanto, jogou na rede. A número 2 do mundo sofreu, mas confirmou o saque. Sharapova só não conseguiu ameaçar o serviço da oponente. Implacável, Serena perdeu apenas cinco pontos com o saque em toda a parcial. Sem sustos, confirmou o serviço no nono game com um ace e fez 6/3.

Sharapova teve pouco tempo para se reerguer. Logo no primeiro game do segundo set, foi vítima de novos retornos de saque violentos de Serena. A americana quebrou a oponente e, em seguida, fez 2/0. A única ameaça da russa veio no quarto game. Pela primeira vez na partida, Serena teve de sacar em 0/30. A pressão pouco incomodou a americana, que jogou quatro pontos perfeitos e abriu 3/1.

A número 2 do mundo seguiu lutando, mas jamais chegou a um break point. Nas duas vezes que levou um game a 30/30, viu Serena disparar bombas no saque. A americana abriu 5/3 e jogou ainda melhor quando se aproximou do título. No nono game, mal deixou a oponente jogar. Encaixou três bombas de devolução e encerrou o serviço.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/serena-domina-sharapova-e-coroa-fase-de-ouro-com-tri-na-turquia.html

Nenhum comentário: