domingo, 28 de outubro de 2012

Del Potro quebra jejum e impede o hexa de Federer na Basileia


Argentino frustra a torcida suíça ao derrotar o tenista da casa por 2 a 1

Por GLOBOESPORTE.COM Basileia, Suíça

Nos ombros de Juan Martin del Potro pesavam o retrospecto e a torcida contra. Nas outras 13 vezes em que tinha enfrentado Roger Federer, só conseguiu comemorar em duas oportunidades, e ambas em 2009. Neste domingo, o argentino não quis saber se do outro lado da quadra estava o número 1 do mundo. Apesar de ter permitido a reação do adversário, teve força suficiente para se impor no tie-break e vencer o ATP 500 da Basileira por 6/4, 6/7 (5) e 7/6 (3). Este é o quarto título do 8º do mundo na temporada e o 13º na carreira.

Tênis juan martin del potro atp de basel (Foto: Agência Reuters)Juan Martin Del Potro segura o troféu, com um abatido Roger Federer ao fundo (Foto: Agência Reuters)

Del Potro começou a partida disposto a pôr fim ao longo jejum diante do suíço. Pressionou o anfitrião desde o primeiro game. A quebra não demoraria a acontecer. Veio no quinto game e logo em seguida Del Potro confirmou o seu saque abrindo 4/2. De zero, Federer diminuiu a vantagem (4/3), com resposta imediata do adversário, que fez 5/3 e fechou a parcial em 6/4. 

Del Potro passou a ter mais dificuldade no segundo set. Conseguiu salvar um break point, deixando o jogo empatado (1/1). O argentino passava sufoco, mas resistia à pressão imposta pelo adversário. Federer passou a mostrar oscilações e Del Potro tentava tirar proveito. Teve a chance de quebra, mas o suíço reagiu e manteve a vantagem: 6/5. Sem permitir que Federer pontuasse, Del Potro confirmou o serviço e provocou o tie-break. Lá, o domínio foi todo do tenista da casa. Fez 4-1 e venceu por 7-5, depois que Delpo mandou uma bola para fora.

A partida seguiu equilibrada no terceiro set. O argentino se esforçou muito para salvar três break points e se manter na liderança (2/1). Com um ace, Federer deixou tudo igual. Apesar da pressão, Del Potro se manteve na frente (5/4). Mas o suíço também fazia a sua parte, empatando, com tranquilidade, em 5/5.  Sacando bem, o argentino fez 6/5 e jogou a responsabilidade para o adversário. Apoiado pela torcida, Federer confirmou seu serviço e levou o jogo para o tie-break, após encaixar três aces seguidos.

Só que desta vez foi o saque de Delpo que fez a diferença.  O argentino abriu 4/2, viu Federer cometer erros nos momentos decisivos e não teve dificuldade para fechar a partida, com uma bola fora de Federer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/del-potro-quebra-jejum-e-impede-o-hexa-de-federer-na-basileia.html

Nenhum comentário: