sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Marco Antonio fura retranca, Grêmio bate Náutico e segue à caça do líder

Meia entra no segundo tempo, arrisca de longe e mantém perseguição a Atlético-MG e Fluminense. Kleber completa os 2 a 0. Timbu é o 14º


 A CRÔNICA
por Hector Werlang

O Grêmio sofreu com a marcação do Náutico e deve agradecer a um chute de longa distância de Marco Antonio e ao goleiro do Timbu, Gideão -, nesta quinta-feira, no Olímpico, pela 24ª rodada do Brasileirão. Com um gol do meia, até pouco tempo criticado pela torcida, e um de Kleber já nos acréscimos, o time gaúcho superou as dificuldades e derrotou o Náutico por 2 a 0. O suficiente para manter a busca pela vaga à Libertadores e o sonho do título.
O resultado fez o Grêmio subir a 47 pontos, mantendo-se em terceiro: seis pontos atrás do líder Fluminense e a quatro do segundo, Atlético-MG. E tem cinco pontos de vantagem em relação ao quarto colocado, o Vasco. Pior para o Timbu, que manteve a sina de tropeços longe dos Aflitos. Foi a décima derrota em 13 partidas. Continua com 28 pontos, apenas a 14ª melhor campanha.

Agora, o Grêmio enfrenta o Flamengo, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Rio de Janeiro. O Náutico, às 16h, recebe o Atlético-MG, no Recife.


marco antonio grêmio náutico (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Marco Antonio comemora gol salvador para o Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Deu sono

Os segundos eram minutos e os minutos, horas. Os jogadores pareciam se movimentar em câmera lenta. Nem a torcida, que, se não lotou, foi em bom número ao estádio, se empolgou. Foi um primeiro tempo duro de ver.

Talvez pelas ausências de Zé Roberto (suspenso) e Araújo e Kieza (com problemas físicos) Grêmio e Náutico não conseguiram jogar bem. Durante a semana, os tricolores falaram em pressionar desde o começo. Repetir a tática da vitória sobre o Atlético-GO. Pararam na boa marcação rival, que fracassou na ideia de atacar na base de contragolpes.

Neste panorama, as escassas chances de gols se resumiram a jogadas de bola paradas ou lances individuais. E a primeira só surgiu aos 27 minutos, quando Kleber aproveitou rebote de escanteio e chutou para fora. O lance animou o Tricolor. Souza, cinco minutos mais tarde, acertou o travessão após cruzamento de Elano. Fernando ainda teve um chute desviado, e o Timbu foi dar as caras apenas aos 48, quando Patric ganhou na corrida de Pico e errou a finalização.

Gol salvador

Insatisfeito com desempenho, Vanderlei Luxemburgo mudou no intervalo. Entraram Marco Antonio e Leandro, respectivamente, nas vagas de Fernando e Marquinhos. O time ficou mais ofensivo, mas o adversário manteve a marcação. E começou a aproveitar os espaços.

Em duas escapadas, Rogério e Rhayner ameaçaram o gol de Marcelo Grohe. Até que um lance individual e a estrela do técnico desequilibraram. Marco Antonio recebeu na intermediária, olhou em direção ao gol e...que chute! A bola quicou, e Gideão aceitou: 1 a 0, aos 15 minutos.

O gol tranquilizou os gaúchos, que conseguiram trocar passes e obrigar Gideão a fazer boas defesas em chutes de Léo Gago e Elano. O Náutico não teve força para reagir. Já o Grêmio arranjou tempo para fazer mais um. Aos 47, Kleber girou bonito sobre a marcação e fez 2 a 0.



FONTE:

Nenhum comentário: