domingo, 2 de setembro de 2012

Clijsters se despede com derrota para Bruno Soares nas mistas do US Open


Após eliminação na chave de simples e duplas do torneio americano, tenista belga encerra carreira com derrota nas duplas mistas em Nova York

Por SporTV.com Nova York

Clijsters cumprimenta o parceiro Bob Bryan após sua partida de despedida (Foto: Divulgação / US Open)Clijsters cumprimenta o parceiro Bob Bryan após
partida de despedida (Foto: Divulgação / US Open)

Após quatro títulos de Grand Slam e 41 títulos de simples nos torneios da WTA, Kim Clijsters encerrou sua carreira no tênis profissional neste sábado, após derrota para o brasileiro Bruno Soares e a russa Ekaterina Makarova no torneio de duplas mistas do US Open. Ao lado do americano Bob Bryan, a ex-número 1 do mundo dominou a atenção da plateia durante o jogo, marcado pelo clima de despedida e pelo bom humor da tenista belga. Com a vitória de Soares e Makarova por 2 sets a 1, e parciais de 6/2, 3/6 e 12/10, Bryan chegou a assumir, em tom de brincadeira, a “culpa” pelo resultado da partida.

- Vou sentir muita saudade do circuito profissional. O tênis foi uma parte muito importante da minha vida. Foi, sobretudo, muito divertido. Mas agora preciso encarar outra etapa, outros desafios. Fico muito feliz por ter jogado pela última vez aqui, com a minha família na arquibancada - declarou Clijsters, que foi assistida pelo marido Brian Lynch e a filha Jada.

A belga, que ocupava atualmente a 25ª posição do ranking mundial de simples, decidiu se aposentar por causa de inúmeros problemas de saúde, como uma contusão no quadril e uma lesão no tornozelo, sofridas durante o Australian Open, em janeiro. Esta é a mesma justificativa de sua primeira aposentadoria, em 2007. Neste meio tempo, a tenista cuidou de sua vida pessoal e teve uma filha, mas decidiu retornar ao circuito profissional em 2009, após participar, como convidada, da partida de inauguração do teto retrátil de Wimbledon. No ano passado, ao recuperar a primeira posição do ranking, tornou-se a primeira mãe a alcançar o topo do tênis mundial.

A ex-número 1 do mundo se declarou aposentada após perder na chave de simples do US Open, mas, como já estava inscrita para as duplas e duplas mistas, decidiu prolongar a carreira profissional até o fim do torneio americano. Após derrota nas duplas, ao lado da compatriota Kirsten Flipkens, a belga seguiu apenas nas mistas.

Ex-número 1 do mundo monopolizou as atenções da platéia no US Open (Foto: Divulgação / US Open)Ex-número 1 do mundo monopolizou as atenções da plateia do US Open (Foto: Divulgação / US Open)

Soares e Makarova minaram o favoritismo de Clijsters e Bryan logo no início. A dupla chegou a abrir quatro games de vantagem e conseguiu fechar a parcial sem dificuldade. O brasileiro e a russa converteram três break points e salvaram outros dois. Além disso, terminaram o set sem duplas faltas, enquanto os adversários cometeram três. A reação de Clijsters e Bryan no início do segundo set foi devastadora. A belga e o americano fizeram três break points e aumentaram o aproveitamento no primeiro saque. No super tie-break de desempate, Clijsters incitou uma virada e, com seu parceiro, chegou a abrir três pontos de frente. Mas Bruno e Ekaterina correram atrás e, mesmo desperdiçando quatro match points, consolidaram a aposentadoria da belga.

Bruno e Ekaterina durante intervalo do confroto com Clijsters e Bryan (Foto: Divulgação / US Open)Bruno e Ekaterina durante intervalo do confroto com
Clijsters e Bryan (Foto: Divulgação / US Open)

Com o resultado deste sábado, Soares e Makarova avançam às quartas de final do torneio de duplas mistas. Os dois eram considerados azarões já na primeira rodada, e surpreenderam ao derrotar Mike Bryan, irmão de Bob, e Lisa Raymond na estreia da chave. Na próxima fase, o mineiro e sua parceira russa encaram os vencedores do confronto entre os poloneses Klaudia Jans-Ignacik e Mariusz Fyrstenberg e a dupla formada pela australiana Anastasia Rodionova e o holandês Jean-Julien Rojer.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/09/clijsters-se-despede-com-derrota-para-bruno-soares-nas-mistas-do-us-open.html

Nenhum comentário: