sábado, 25 de agosto de 2012

Ricardo admite novo ciclo olímpico: 'Jogo enquanto meu corpo aguentar'


Aos 37 anos e dono de três medalhas olímpicas no vôlei de praia, baiano diz que aposentadoria não faz parte dos planos e já se vê no Rio, em 2016

Por Expedito Madruga João Pessoa

Pedro Cunha e Ricardo, Vôlei de Praia, Brasil x Alemanha (Foto: Agência AP)Após a participação nas Olimpíadas de Londres,
Riacrdo e Pedro Cunha retomam os treinos napróxima semana, em João Pessoa(Foto: Agência AP)

A aposentadoria está definitivamente descartada. Em João Pessoa, Ricardo já avisou que pretende iniciar um novo ciclo olímpico visando os Jogos do Rio, em 2016. Dono de três medalhas na maior competição do esporte mundial (ouro em Atenas-2004, com Emanuel; prata em Sydney-2000, com Zé Marco; e bronze em Pequim-2008, novamente com Emanuel), o baiano acredita que é possível estar presente em sua quinta Olimpíada.

É claro que a idade pesa, afinal, o baiano estará com 41 anos no Rio de Janeiro, em 2016. Até por isso, o objetivo tem que ser por etapas.

- É viver cada temporada. Cada ano será um desafio diferente para mim. No ano que vem, por exemplo, tem o Campeonato Mundial, uma competição muito importante. Desse jeito, quem sabe não chego a 2016 - brinca Ricardo, que confirmou a manutenção da parceria com o carioca Pedro Cunha.

E vontade para isso não falta. Semana que vem, Ricardo e Pedro retomam os treinos em João Pessoa. O próximo objetivo é o Circuito Nacional 2012/13, que começa já em setembro.
- O circuito foi antecipado e isso mudou um pouquinho os planos da gente. Tivemos que antecipar a volta aos treinos. Vou jogar enquanto meu corpo estiver aguentando - disse o jogador, 37 anos, treze deles vivendo em João Pessoa.

Em relação aos Jogos de Londres, Ricardo revela frustração por ter sido eliminado nas quartas-de-final pelos alemães Brink e Reckermann. Mas se mostra conformado, ainda mais quando lembra que os rivais conquistaram o ouro olímpico.

Jonas Reckermann e Ricardo, Vôlei de Praia, Brasil x Alemanha (Foto: Agência AP)O sonho da quarta medalha olímpica acabou com a derrota para os alemães Brink e Reckermann(Foto: Agência AP)

- A gente queria muito essa medalha, mas acabamos perdendo um jogo e ficando fora da disputa. Mas jogo é assim mesmo. Um dia se ganha, outro se perde. Eles também estavam bem preparados, tanto que conquistaram o título em Londres.

Sobre a preparação olímpica, o jogador disse que não mudaria nada. Mesmo tendo três parceiros diferentes durante os últimos quatro anos (Márcio, Pedro Solberg e Pedro Cunha), Ricardo disse que o objetivo sempre foi claro: conquistar a medalha de ouro.

- Ciclo olímpico é assim mesmo. Tive alguns parceiros, mas sempre com o objetivo de ser campeão olímpico de novo. Agora é pensar em 2016...

APOSTA NO FUTURO

Na última etapa do Circuito Mundial, na Polônia, Ricardo teve um parceiro diferente: o paraibano Vítor Felipe, de 21 anos. Como Pedro Cunha estava se recuperando de contusão, o baiano fez o convite para o garoto disputar a etapa em Stare Jablonki.

- Foi muito especial jogar com o Vítor. É um menino que tem um futuro muito grande pela frente. Acredito muito no potencial dele e por isso o convidei para jogar na Polônia. Posso dizer que mais do que o próprio Vítor, fui eu quem curtiu muito jogar ao lado dele - disse o campeão.

Ricardo e Vitor Felipe vôlei de praia Polônia (Foto: Divulgação / FIVB)Ricardo disputou a última etapa do Circuito Mundial ao lado do paraibano Vítor Felipe (Foto: Divulgação / FIVB)


FONTE:

Nenhum comentário: