sexta-feira, 8 de junho de 2012

Timão joga mal, empata com Figueira e continua sem vencer no Brasileirão

Com jogador a mais desde os 17 minutos do segundo tempo, Corinthians permite empate dos catarinenses e soma apenas um ponto em três rodadas


A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari

Enquanto a cabeça continua nas semifinais da Taça Libertadores, o Corinthians segue sem vencer no Campeonato Brasileiro depois de três rodadas. Com uma atuação bastante discreta e mesmo tendo um jogador a mais desde os 17 minutos do segundo tempo, o Timão saiu na frente, mas cedeu o empate ao Figueirense por 1 a 1, nesta quinta-feira, no Pacaembu. Danilo fez de cabeça para os paulistas, e Caio igualou o placar para os catarinenses.

O resultado tira o Corinthians da lanterna, mas o mantém na zona do rebaixamento, em 18º lugar, com apenas um ponto – antes, perdeu para Fluminense e Atlético-MG. No domingo, Tite já adiantou que usará reservas contra o Grêmio, às 17h, no Olímpico, poupando o time para primeiro duelo contra o Santos, na quarta-feira, na Vila Belmiro, pela Libertadores.

Não bastasse o tropeço, o Timão não consegue acabar com a má fase do ataque. São agora sete partidas sem que um jogador do setor faça gols –  o último foi Willian, dia 22 de abril, na derrota por 3 a 2 para a Ponte Preta, pelo Paulistão. Apesar disso, o treinador não deve alterar o esquema sem centroavantes para os duelos diante do Peixe.
Já o Figueirense permanece invicto. Depois de vencer o Náutico e empatar com o Fluminense, o clube de Florianópolis soma mais um ponto e sobe para cinco, em sétimo. Na próxima rodada,
 recebe a Ponte Preta, domingo, às 18h30m, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Corinthians x Figueirense, Paulinho (Foto: Leo Pinheiro / Futura Press)Corintiano Paulinho disputa jogada com Julio Cesar, do Figueira (Foto: Leo Pinheiro / Futura Press)
 
Danilo, o salvador!
Tite passou os últimos dez dias alertando para a necessidade de o Corinthians aproveitar melhor as chances que cria. Em resumo, acabar com a má fase do setor ofensivo, principalmente dos atacantes, há seis partidas sem marcar. O primeiro tempo, porém, mostrou que o período de treinamento não foi suficiente para findar o mal que atormenta o treinador a menos de uma semana das semifinais da Taça Liberadores.
O Timão não teve dificuldades em controlar o jogo rapidamente. É bem verdade que a postura defensiva do Figueirense ajudou, mas o Corinthians chegou facilmente ao campo ofensivo. Faltou o de sempre: calibrar a pontaria. Alex e Emerson tiveram duas boas oportunidades em chutes para fora logo nos primeiros minutos. Pouco depois, Canuto, zagueiro rival, quase ajudou em uma cabeçada que passou perto do travessão de Ricardo.

Com Liedson e Elton em baixa, no banco de reservas, Tite tentou de tudo para mostrar que o sistema sem centroavante pode dar certo. Primeiro, Alex jogou mais adiantado. Em seguida, Danilo passou a fazer a função, também sem brilho. Por fim, foi a vez de Sheik aparecer pelo meio, passando o camisa 20 para a esquerda do ataque. E, assim, saiu o gol, aos 37. Alessandro cruzou da direita, a bola atravessou toda a área e sobrou para Danilo desviar de cabeça na segunda trave, marcando pela sexta vez na temporada.


A desvantagem obrigou o Figueirense a abandonar a retranca e mostrar algum poder de reação para assustar o Timão. Mas Ronny, Julio Cesar e Caio nada criaram diante da forte defesa corintiana. Em 45 minutos, o máximo que Cássio trabalhou fez foi cortar um cruzamento da área com um soco.


Danilo, Corinthians x Figueirense (Foto: DF Diorio / Agência Estado)Danilo comemora o gol do Corinthians na primeira etapa (Foto: DF Diorio / Agência Estado)
 
Timão vacila com um a mais e permite empate
O Figueirense voltou mais ofensivo para o segundo tempo na tentativa de arrancar um empate do Timão. Com os jogadores mais adiantados, o técnico Argel impediu que o Corinthians jogasse com tanta tranquilidade e passou a incomodar. Julio Cesar, aos nove minutos, quase igualou o placar com um chute da entrada da área. A bola passou muito próximo à trave direita de Cássio.

O bom momento do time catarinense foi interrompido por uma expulsão. O zagueiro Anderson Conceição fez falta violenta em Emerson e, como já tinha cartão amarelo, recebeu o vermelho. Com um jogador a menos, o Figueira foi obrigado a recompor a defesa, perdendo força ofensiva.

O Corinthians aproveitou ter um jogador a mais em campo para voltar a atacar. Danilo quase fez mais um chutando de longe e obrigando Ricardo a espalmar. Em seguida, foi a vez de Alex cobrar falta da intermediária e por muito pouco não colocar a bola no ângulo esquerdo do goleiro.

Quando a partida parecia controlada, o Timão vacilou na defesa e sofreu o empate, aos 33 minutos. Guilherme Santos avançou pela esquerda e cruzou para a área. A bola passou pelos corintianos e sobrou na pequena área para Caio apenas desviar para o gol.

No desespero, Tite, que já havia colocado Liedson, deu nova chance a Elton. A má fase dos centroavantes, contudo, parece longe de acabar. O Timão não teve forças para reagir e amargou mais um resultado ruim no Brasileirão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/07-06-2012/corinthians-figueirense.html

Nenhum comentário: