sexta-feira, 8 de junho de 2012

Federer se aproveita de lesão de Del Potro, vira jogo e vai à semi em Paris

Suíço reedita a semi do ano passado, contra Novak Djokovic, na próxima sexta-feira. Sérvio derrota francês Jo-Wilfried Tsonga em jogo duro: 3 a 2

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Por dois sets, Roger Federer e Juan Martín del Potro trocaram pancadas e disputaram longos pontos do fundo de quadra. O argentino levou a melhor em ambos e abriu 2 a 0, mas logo sentiu os efeitos de uma lesão no joelho esquerdo que vem atrapalhando seu desempenho desde o começo do torneio. Federer não teve dó. Manteve o ritmo, jogou o rival de um lado para o outro da quadra e virou o jogo. Por 3/6, 6/7(4), 6/2, 6/0 e 6/3, avançou às semifinais em Roland Garros.

Roger Federer tênis Roland Garros quartas (Foto: AFP) 
Roger Federer não contém a emoção ao fechar o jogo de cinco sets (Foto: AFP)
Na luta pela final, o suíço vai reeditar a semi do ano passado, contra Novak Djokovic, na próxima sexta-feira. O sérvio derrotou o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 2, também nesta terça-feira. Ano passado, o suíço derrotou Nole e avançou à decisão contra Rafael Nadal. O espanhol conquistou, então, seu hexacampeonato no saibro de Paris.

Del Potro começou melhor a partida, atacando bastante a esquerda de Federer e levando vantagem do fundo de quadra. O argentino conseguiu duas quebras e abriu 4/1. O suíço, então, passou a variar mais os golpes e usar mais slices. A mudança fez efeito, e Delpo cometeu um par de erros para perder um game de serviço.

O jogo mudou, e Federer, depois de confirmar seu serviço, teve um break point para empatar o set em 4/4. O argentino, porém, se salvou e manteve a vantagem. No nono game, uma direita errada de Federer deu outra quebra e o set para o número 9 do mundo: 6/3.

A segunda parcial começou mais equilibrada, e o número 3 do mundo foi quem saiu na frente. No quinto game, jogando de forma agressiva, conseguiu a primeira quebra da parcial. A vantagem durou pouco, e Del Potro respondeu no sexto game, vencendo no saque de Federer. Os dois tenistas seguiam trocando pancadas e se alternando no comando dos pontos. Primeiro, o suíço teve break points no sétimo game. Não converteu. Depois, o argentino teve uma chance de quebra no oitavo game: errou por pouco uma direita na paralela.
Federer manda torcedor calar a boca e perde tie-break

A decisão só veio no tie-break. Del Potro saiu na frente, graças a duas direitas fortíssimas, sem defesa para Federer. O argentino abriu 4/1, mas o suíço reagiu. Ao ganhar uma troca de bolas longa, o número 3 devolveu o mini-break e igualou o placar em 4/4. No fim, porém, Del Potro foi melhor. Chegou a dois set points e, logo no primeiro, converteu: 7/6(4).

O tie-break ainda teve Federer gritando para que um torcedor calasse a boca. O suíço perdeu a calma quando, com o placar em 4/4, mandou uma bola longa. Antes que Delpo rebatesse, um espectador gritou "fora". O argentino não se incomodou e rebateu a bola normalmente. Federer errou uma direita pouco depois. Ao fim do ponto, soltou o grito de reclamação.
A desvantagem de 2 sets a 0 não desanimou o suíço, que conseguiu a primeira quebra do terceiro set e abriu 3/0. Quando salvou um break point no quinto game, Federer acabou de vez com as chances do oponente na parcial. Com o argentino menos sólido do que antes, o suíço aproveitou. Obteve outra quebra no oitavo game, fez 6/2 e estendeu a partida.

Quando o quarto set começou, Del Potro, que jogou o torneio inteiro com uma bandagem no joelho esquerdo, já não se movimentava como no começo. Federer tirou proveito e, atacando dos dois lados da quadra, passou a ter vantagem em quase todas trocas de bola. Rapidamente, o número 3 aplicou um pneu e mandou a decisão para o quinto set.

Já não havia muito que o argentino pudesse fazer. Federer, dono do jogo, conseguiu a quebra derradeira no quarto game, abriu 3/1 e não permitiu reação. Por 6/3, selou o jogo e assegurou a suada vaga nas semifinais.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/federer-se-aproveita-de-lesao-de-del-potro-vira-jogo-e-vai-semi-em-paris.html

Nenhum comentário: