terça-feira, 5 de junho de 2012

Número 1 do mundo reeditará duelo contra Roger Federer em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

A Philipe Chatrier, maior quadra de Roland Garros, estava lotada de fanáticos empurrando o tenista da casa, Jo-Wilfried Tsonga. O número 5 do mundo, por sua vez, estava inspirado. Tudo conspirava para uma vitória do ídolo local. Novak Djokovic, porém, frustrou as esperanças do país. Suportou o bom momento do adversário, salvou quatro match points e avançou às semifinais do Grand Slam francês. No fim, depois de 4h09m de jogo, o placar mostrava 6/1, 5/7, 5/7, 7/6(6) e 6/1.

Novak Djokovic tênis Roland Garros quartas (Foto: Reuters)Após 4h09m, Novak Djokovic comemora diante de uma decepcionada torcida em Paris (Foto: Reuters)
 
Semifinalista também em 2011, o número 1 do mundo reeditará uma das melhores partidas do ano passado. Na ocasião, ele e Roger Federer trocaram jogadas sensacionais durante quatro sets e 3h39m. No fim, o suíço triunfou e pôs fim à invencibilidade de 43 jogos de Djokovic. Este ano, o suíço, número 3 do mundo, vem de uma virada em cinco sets sobre Juan Martín Del Potro.
O primeiro set foi todo de Djokovic. Tsonga só confirmou o seu saque no segundo game. Depois disso, o francês errou muito, não incomodou o sérvio e viu o número 1 do mundo disparar no placar. Djokovic, que cometeu apenas cinco erros não forçados, fez 6/1 e fechou a parcial.

Tsonga só voltou a confirmar o serviço quando já perdia a segunda parcial por 2/0. Ao fazê-lo, festejou com um grito e levantou a torcida francesa, que não tinha muita a comemorar até então. Aos poucos, o tenista da casa foi equilibrando o jogo. Sua recompensa veio no oitavo game, com uma quebra e o empate em 4/4.
O francês ganhou moral e partiu de vez para o ataque. No 12º game, chegou a dois break points, que também eram set points. Nole, contudo se salvou de ambos. Só que Tsonga teria uma terceira chance e não desperdiçaria. Com uma direita pesada e profunda, deslocou o adversário, que devolveu para fora e seu números finais à parcial: 7/5.

Jo-Wilfried Tsonga tênis Roland Garros quartas (Foto: AP)Tsonga não conseguiu aproveitar os quatro
match points que teve na partida (Foto: AP)
 
Nole saiu na frente no terceiro set, com uma quebra no terceiro game. Tsonga, entretanto, se recuperou em seguida, empatando a parcial em 2/2. O equilíbrio continuou até os games finais. Nole teve break point no 11º game, mas não converteu. Tsonga, por sua vez, aproveitou a chance no 12º. Com um set point e diante de Djokovic na rede, o francês forçou o rival 
a fazer um voleio difícil e, na sequência, fechou o set com uma passada de direita na cruzada.

Tsonga tem quatro match points
O quarto set foi tão emocionante quanto os outros, com a torcida fazendo barulho e vibrando a cada ponto de seu tenista. Em dois games, Tsonga teve de salvar break points e brilhou. A pressão acabou mudando de lado, e Djokovic, sacando em 4/5, cedeu dois match points a Tsonga. Um voleio difícil e um ótimo saque, contudo, mantiveram o número 1 no jogo.
No 12º game, Tsonga voltou a ter chances. Nole salvou o terceiro match point do jogo com um bom ataque. Pouco depois, escapou de um quarto ponto para o jogo com um smash. A decisão foi para o tie-break, e a torcida gritava de pé quando, na virada de lado, Tsonga tinha 4/2 de frente. O tenista da casa sacou em 4/3, mas o número 1 reagiu. Primeiro, com uma direita vencedora na cruzada. Depois, contou com uma bola na rede do adversário.
Nole chegou a dois set points (6/4), mas perdeu ambos. O primeiro, com uma esquerda errada. No segundo, Tsonga sacou bem e empatou em 6/6. O francês cedeu outro set point ao jogar uma direita para fora e finalmente perdeu o set quando mandou uma esquerda na rede: 7/6(6).

O momento do jogo mudou totalmente. Tsonga sentiu as chances não aproveitadas e começou o quinto set perdendo um game de serviço. A torcida também já fazia menos barulho. Djokovic não perdoou. Tomou controle do jogo de vez e, com outra quebra no sexto game, abriu 5/1. O francês já não tinha mais poder de reação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/djokovic-salva-quatro-match-points-bate-tsonga-de-virada-e-vai-semi.html

Nenhum comentário: