domingo, 20 de maio de 2012

Djokovic passa por cima de Federer e repete final com Nadal em Roma

Atual campeão do torneio, número 1 derrotou o rival na decisão em 2011

Por SporTV.com Roma

Novak Djokovic tênis Roma semi (Foto: Reuters)Novak Djokovic foi sólido do começo ao fim da semideste sábado, na capital italiana (Foto: Reuters)
 
O duelo entre os números 1 e 2 do mundo teve belos pontos e o tênis agressivo que todos esperavam. Novak Djokovic, porém, deu poucas chances para que Roger Federer equilibrasse o duelo. O suíço só ameaçou no fim do segundo set, mas não conseguiu estender a partida. Djokovic aplicou 6/2 e 7/6(4) e conquistou uma vaga na final do Masters 1.000 de Roma.
Errando menos e agredindo com bolas pesadas do fundo de quadra, Nole só foi ameaçado no fim do segundo set, quando Federer salvou um match point e conseguiu sua única quebra de saque no jogo. Neste domingo, o sérvio tentará o bicampeonato no saibro vermelho romano. Ano passado, Djokovic conquistou o título em cima de Rafael Nadal, mesmo adversário da decisão deste domingo, marcada para começar às 11h (de Brasília).

Djokovic largou na frente, levando vantagem nas trocas de bola do fundo de quadra. Já no terceiro game, sérvio e suíço trocaram várias pancadas da linha de base. Nole levou a melhor e contou com vários erros de Federer, que cedeu a primeira quebra do jogo. O suíço não encontrava brechas no jogo do rival, que se movimentava bem e raramente era pego desequilibrado. O número 1 conseguiu outra quebra no sétimo game e confirmou em seguida, sem drama. Game e primeiro set, Djokovic: 6/2.

Federer já passou outro susto no começo do segundo set, tendo que encarar outro break point. Desta vez, o número 2 sacou bem e escapou. O suíço soltou um grito e confirmou o serviço dois pontos depois. Com bons saques, Federer manteve a parcial parelha, mas sem conseguir ameaçar o serviço do sérvio. No sétimo game, porém, a consistência de Djokovic foi premiada. Três erros não forçados do suíço deram a quebra ao sérvio, que fez 4/3.

Suíço salva match point
Neste momento, Federer já acumulava mais de 35 erros não forçados, contra apenas 15 do sérvio (os números finais apontaram 42 e 20, respectivamente). O sérvio, mantendo seu alto nível de jogo, chegou ao match point no décimo game, mas Federer se salvou com uma direita vencedora que pegou na linha e deixou Djokovic batido. Dois erros do sérvio depois, o suíço devolvia a quebra, empatava o set em 5/5 e colocava emoção no jogo.
A decisão foi para o tie-break, e Djokovic conquistou logo um mini-break ao vencer um belo rali que terminou com uma direita de Federer na rede. O suíço tentou de tudo. Slices, ataques na paralela e na cruzada, mas nada adiantava no serviço do número 1. Com o segundo saque aberto e uma direita indefensável, Nole abriu 6/4 e chegou a mais dois match points. No primeiro, acertou uma esquerda cruzada e viu Federer cometer um erro.
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/djokovic-passa-por-cima-de-federer-e-repete-final-com-nadal-em-roma.html

Nenhum comentário: