domingo, 20 de maio de 2012

Sob chuva e em partida com dois apagões, Sharapova é bi em Roma

Russa salva match point e vence tie-break depois de 2h de interrupção

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Por um set e meio, Na Li foi superior. Dominou Maria Sharapova do fundo de quadra, abriu 4/0 na segunda parcial e esteve muito perto do título do WTA de Roma. A chinesa, porém, desandou a errar. Sharapova venceu oito games seguidos, forçou o terceiro set e teve 4/1, com duas quebras de vantagem. A russa também passou por um apagão, falhou muito, e a partida só acabou no tie-break, depois de uma paralisação por chuva. Melhor para Maria Sharapova, que foi mais precisa no game de desempate e saiu da quadra com o título por 4/6, 6/4 e 7/6(5)

Maria Sharapova tênis Roma final troféu (Foto: AFP)Maria Sharapova sorri com o troféu molhado na capital italiana (Foto: AFP)
O título deste domingo é o segundo da atual número 2 do mundo este ano. Campeã em Stuttgart, Sharapova já jogou cinco finais na temporada - saiu derrotada no Australian Open e nos WTAs de Indian Wells e Miami. No currículo, a russa de 25 anos agora acumula 26 conquistas em simples.

Na Li, atual número 9 do mundo, segue sem troféus na temporada. A chinesa de 30 anos esteve em duas finais, mas perdeu ambas (foi derrotada por Victoria Azarenka em Sydney). A partir do próximo domingo (dia 27), ela defenderá o título de Roland Garros.

Sharapova saiu na frente, conquistando a primeira quebra de saque do jogo, mas Na Li se recuperou rápido e deixou o placar igual, em 2/2. Acostumada a levar a melhor na maioria das trocas de bola, a russa não teve sucesso diante da chinesa neste domingo, Na Li não tinha problemas em devolver as pancadas da adversária e não teve o saque ameaçado no resto da parcial. Sharapova, então, não resistiu. Sacando em 5/4, fez uma dupla falta e viu a chinesa acertar duas excelentes devoluções. Com um set point contra, a número 2 do mundo jogou uma esquerda na rede e viu Na Li fechar o set em 6/4.

Chinesa vacila
A segunda parcial começou, e a chinesa, que conseguia jogar Sharapova de um lado para o outro da quadra, mantinha sua superioridade. Uma quebra no segundo game seu a Na Li, pouco depois, a vantagem de 3/0 no placar. Uma esquerda longa de Sharapova, no quarto game, aumentou a diferença a favor da chinesa.
A partida parecia decidida com Na Li sacando em 4/0, mas a número 9 do mundo parou de encaixar os saques e desandou a errar. O jogo mudou, e Sharapova descontou as duas quebras de saque que tinha de prejuízo. Na Li ainda teve uma chance de encerrar a série ruim, e teve 40/0 quando sacava em 4/4. A chinesa, entretanto, cometeu duas duplas faltas, seguidos erros (foram 24 em toda a parcial) e cedeu mais uma quebra. Sharapova aproveitou e venceu seu sexto game seguido para fazer 6/4.

Sharapova deixa vantagem escapar
O set decisivo começou com mais erros de Na Li, que perdeu o saque no primeiro game e desperdiçou três break points no segundo. A russa fez 2/0 e chegou a oito games seguidos. A chinesa saiu do zero, mas seguiu falhando muito, e Sharapova venceu outro game de serviço de Na Li para abrir 4/1. A dois games do título, foi a vez da russa vacilar. Com uma esquerda na rede, perdeu o saque no sexto game. Com mais quatro erros não forçados, voltou a ceder a quebra e deixou o placar empatado em 4/4.
Na Li, errando menos e mais confiante, confirmou o saque e fez 5/4. Sharapova, enfim, voltou a confirmar um serviço, e o drama aumentou quando a partida foi interrompida por causa da chuva. Na Li sacava em 5/5 e 30/30 no momento. A paralisação durou menos de cinco minutos, e Sharapova venceu o primeiro ponto para chegar a um break point. Na Li se salvou com uma paralela de direita e confirmou o saque pouco depois.

Roma chuva tênis (Foto: AFP)Pouco antes do tie-break, a chuva forçou a interrupção da partida (Foto: AFP)
Pingos antes do tie-break
A chuva apertou, mas as duas tenistas pediram ao árbitro para não interromper novamente o duelo. Com o game em "iguais", Sharapova jogou uma direita fácil na rede e cedeu o primeiro match point do jogo. Em seguida, a russa venceu um belo rali e se salvou. Os pingos não pararam, e a partida teve de ser interrompida antes do tie-break.

A paralisação durou duas horas e, quando as atletas voltaram para a quadra, voltou a chover. A partida reiniciou assim mesmo, e Sharapova começou na frente, acertando uma forte devolução e chegando ao mini-break no primeiro ponto. A russa, então confirmou os dois pontos com seu saque e abriu 3/0. Na Li recuperou o mini-break no sétimo ponto, com um backhand paralelo que Sharapova não conseguiu devolver. Outro erro de Sharapova deixou tudo igual, em 4/4.
A chinesa, no entanto, errou uma direita fácil e cedeu outra mini-quebra. Com 5/4 e saque, Sharapova viu uma bola de Li tocar na linha e atrapalhá-la. No ponto seguinte, foi Sharapova quem acertou uma linha e chegou ao match point. A chinesa sacou em 5/6 e errou uma paralela de esquerda que decidiu o jogo. Game, set, match, Sharapova.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/sob-chuva-e-em-partida-com-dois-apagoes-sharapova-e-bi-em-roma.html

Nenhum comentário: