terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Orgulhoso, Loco festeja marca na carreira e brinca com Túlio Maravilha


Com 600 jogos registrados - 90 deles pelo Alvinegro -, atacante uruguaio diz que ainda mais importante é poder manter o nível do futebol exibido

Por André Casado Rio de Janeiro

encontro loco abreu tulio maravilha botafogo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Túlio e Loco já se encontraram no Engenhão
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Para Loco Abreu, o futebol vem atrelado às estatísticas que se conquista. Por isso, o uruguaio dá valor às marcas que atinge, em especial para por deixar seu nome cada vez mais registrado na História para que seus filhos pequenos não se esqueçam de seus feitos. No último domingo, apesar do melancólico empate com o Nova Iguaçu, ele completou 600 jogos como profissional, segundo suas contas, e, de quebra, festejou as 90 vezes em que vestiu a camisa do Botafogo em duas temporadas.

- É legal poder chegar a um número como esse, ninguém tira mais e não são muitos que conseguem. Principalmente com o mais importante: manter o nível futebolístico até a idade que se tente jogar, em uma sequência boa. É desfrutar do que aconteceu atrás. Não quero ser titular por causa das estatísticas, e sim porque mereço - afirmou o camisa 13.

Há 17 anos, Loco fazia sua estreia, o primeiro desta lista. E não se esquece, ainda que pelo lado ruim. Mas, hoje, brinca com o "desastre" que foi sua estreia.
- Não dá para esquecer, apesar de ter sido a pior estreia que um jogador pode ter (risos). Estava no banco do Defensor e jogávamos uma decisão contra o Liverpool (ambos do Uruguai). Ganhávamos por 1 a 0, entrei no segundo tempo e eles logo empataram. Um tempo depois, fui ajudar num escanteio e tinha que marcar o zagueiro rival. Só que eu era juvenil, ele me empurrou, subiu e eu acabei metendo a mão na bola. De pênalti, então, eles marcaram o gol do título. Fiquei arrasado, mas o treinador entendeu e continuou me dando moral - contou, com um sorriso no rosto
.
Ajuda a Túlio Maravilha
Outro atacante ligado ao Botafogo que está em busca de números importantes é Túlio Maravilha. A conta de 978 gols inclui jogos amistosos, festivos, em categorias de base e até muitos gols contestados pelos próprios clubes que passou, em países como Suíça e Bolívia.

- É bom que esteja desfurtando ainda.Vou torcer para ele, é um projeto válido, e já combinei com o Herrera que vamos deixá-lo bater os pênaltis quando ele vier (o clube o receberá faltando sete gols para os mil). Mas é engraçado porque não o vejo na lista dos dez maiores artilheiros em atividade - cutucou o atacante, em tom de brincadeira, referindo-se à divulgação da IFFHS (Federação Internacional de Estatísticas), na qual está incluído com nomes como o espanhol Raúl, o holandês Nistelrooy e o brasileiro Rivaldo.

Nenhum comentário: