domingo, 23 de outubro de 2011

Alison e Emanuel passeiam sob o sol de Puerto Vallarta e são ouro no Pan


Sem dificuldades, brasileiros batem os venezuelanos Hernández e Mussa
por 2 a 0 (21/17 e 21/12) e sobem ao lugar mais alto do pódio dos Jogos

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Puerto Vallarta, México

Enquanto as duas duplas se aqueciam na areia, uma torcedora, com desidratação, era atendida por médicos e bombeiros na arena montada em Puerto Vallarta. Se o calor havia sido o grande rival durante a semana, a situação ficou pior neste sábado. Nem mesmo os jatos d’água em direção às arquibancadas aliviavam. Mas as dificuldades de Alison e Emanuel terminaram por aí. Sem tomar conhecimento dos venezuelanos Igor Hernández e Farid Mussa, os brasileiros passearam na final e levaram o ouro dos Jogos Pan-Americanos, no México, com 2 sets a 0, com parciais 21/17 e 21/12. Na partida preliminar, os argentinos Etchegaray e Suarez bateram os mexicanos Miramontes e Virgen por 2 a 1 (14/21, 21/19 e 15/11) e garantiram o bronze.

Alison e Emanuel vôlei de praia pan-americano guadalajara (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Alison e Emanuel conquistam o ouro dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Foi a primeira medalha de Alison na competição. Emanuel, no entanto, já havia sentido o gosto do ouro quatro anos antes, ao lado do antigo parceiro Ricardo, no Rio de Janeiro.
Após a vitória na semifinal, Emanuel disse que pouco sabia sobre os venezuelanos, mas chamou a atenção para a força física dos rivais. Muito por isso, os brasileiros enfrentaram dificuldades no início da partida. A torcida, no entanto, estava quase toda do lado dessa vez.
Aos gritos de “Brasil”, a dupla começou a abrir vantagem após duas jogadas de Alison na sequência, uma deixadinha e um bloqueio: 8/6.

Alison e Emanuel vôlei de praia pan-americano guadalajara (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Alison e Emanuel em ação na final do vôlei de praia
do Pan de Guadalajara (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Os venezuelanos não desistiam. Depois de duas recuperações sensacionais de Alison, que perdeu boné e óculos e arrancou aplausos da torcida, Mussa apenas devolveu, mas Emanuel fez golpe de vista, mas a bola foi na linha. Pouco depois, o mesmo venezuelano enganou o bloqueio de Alison e diminuiu a diferença para três pontos: 14/11 para os brasileiros.
Os venezuelanos tentaram reagir. Em uma bola cortada em cima de Alison, evitaram o primeiro set point dos brasileiros. Um erro de saque de Hernández na sequência, porém, deu números finais à parcial: 21/17.

No segundo set, os brasileiros abriram vantagem de 2/0 e os venezuelanos foram buscar. Não demorou muito e Alison e Emanuel tinham novamente uma boa folga no placar. Em bola no fundo de Emanuel, a dupla abriu 8/4 e voltou a controlar o set.
Com um erro de Mussa, os brasileiros ampliaram para 12 a 7. Na sequência, marcaram mais um ponto em ataque de Emanuel, explorando o bloqueio de Hernández. Em linda deixadinha de Emanuel após defesa espetacular, a parceria verde-amarela fez 20/12.
Para a torcida, tudo era festa: o jogo, a música e os jatos d'água. Ao perceber o esforço venezuelano em busca do ouro, aplaudiram. Mas o dia era mesmo dos brasileiros, que fecharam a vitória em ponto de Emanuel no corredor: 21/12 e ouro para o Brasil.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/alison-e-emanuel-passeiam-sob-o-sol-de-puerto-vallarta-e-sao-ouro-no-pan.html

Nenhum comentário: