sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Troféu Armando Nogueira: Borges busca empate e é craque da rodada

Vasco domina a seleção com três escalados: Dedé, Márcio Careca e Eder Luis


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Aos 26 minutos do segundo tempo, o Inter parecia ter decretado a vitória sobre o Santos ao colocar 3 a 0 no placar do Beira-Rio. Então, surgiu Borges. O atacante alvinegro fez dois gols, deu o passe para outro e impediu uma derrota certa do Peixe: 3 a 3. Ele levou uma nota 9 no Troféu Armando Nogueira, que elege os melhores do Campeonato Brasileiro. O centroavante teve a melhor avaliação da 20ª rodada e garantiu o primeiro "Armandinho" do returno por ser o craque deste meio de semana.
Se Borges foi o melhor individualmente, o Vasco se destacou coletivamente com três jogadores na seleção. As atuações do zagueiro Dedé, do lateral Márcio Careca e principalmente do atacante Eder Luis fizeram a diferença para que a equipe de São Januário roubasse o segundo lugar do arquirrival Flamengo.

Destaque ainda para Paulinho, do Corinthians, que entrou pela sétima vez como um dos volantes da seleção da rodada, recorde absoluto da edição 2011. O jogador de marcação no meio-campo já balançou a rede seis vezes no Brasileirão e igualou Liedson, o principal atacante do Alvinegro na disputa.

chamada seleção da 20ª rodada brasileirão (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com) Cinco jogadores de clubes do Rio: 3 do Vasco, 1 do Bota e 1 do Flu (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.

GOLEIRO
Por incrível que pareça, a primeira grande intervenção de Márcio, goleiro da rodada, foi no ataque. O camisa 1 abriu o placar, de pênalti, na vitória do Atlético-GO, por 3 a 1, sobre o Coritiba. Depois disso, ele teve que impedir o empate lá atrás e deu contribuição ainda maior, especialmente no chute cara a cara de Jonas que pegou com os pés. A nota 7,5 foi até a mesma de Júlio César, do Corinthians, que também fez a diferença para o líder do Brasileirão vencer o Grêmio por 3 a 2. No entanto, como Márcio, além de boas defesas, ainda marcou um gol, acabou ficando com a vaga.

LATERAL-DIREITO
Neymar já deu chapéu em muito defensor, mas quem diria que o feitiço iria se voltar contra o feiticeiro no Beira Rio. Nei foi o autor da façanha e só por isso o 7,5 já seria justo, mas o lateral colorado fez mais: uma assistência para o gol de Leandro Damião e três roubadas de bola. A concorrência para a vaga, porém, não foi fácil. Com grande atuação e uma nota 7, Allan, do Vasco, voltou inspirado após o título mundial com a Seleção sub-20 e incomodou a defesa do Ceará sem deixar de ser eficiente na cobertura.

ZAGUEIROS
A zaga foi formada por dois atletas de clubes do Rio, todos com nota 7. Dedé apareceu pela quarta vez na seleção da rodada após mais uma atuação segura na zaga do Vasco, que bateu o Ceará, por 3 a 1, sem contar a presença no jogo aéreo no ataque cruz-maltino. A outra vaga foi uma disputa interna do Botafogo. Gustavo e Fábio Ferreira levaram um 7, mas o gol no 3 a 1 frente ao Palmeiras fez a diferença para que o primeiro fosse o escolhido neste meio de semana.

LATERAL-ESQUERDO
Muito criticado pela torcida cruz-maltina, Márcio Careca pode ter começado a mudar a sua imagem com a atuação da última quarta-feira. Além de dar passe certeiro para o gol de Eder Luis, ele foi presença constante no apoio ao ataque e também se esforçou para fechar os espaços na defesa. Ele levou 7,5 por tudo o que fez e não teve concorrente nesta rodada. O único da posição a levar um 6,5 foi o improvisado Maranhão, que é meia de origem, do Bahia.

VOLANTES
O impressionante Paulinho emplacou a sua sétima "convocação" para a seleção da rodada no início do returno. Se Mano Menezes não considerou chamá-lo até o momento, no Troféu Armando Nogueira o volante do Corinthians tem presença garantida. Mais uma vez, ele balançou as redes e teve uma atuação destacada: nota 7,5 para o alvinegro. A outra vaga, com a mesma avaliação, ficou com Diogo Orlando, do Avaí. O jogador não fez gol, mas foi peça-chave na marcação dos rubro-negros Thiago Neves e Ronaldinho, ajudando o time catarinense a conseguir uma excelente vitória por 3 a 2. Também com 7,5, Renato, do Botafogo, foi outro volante que teve atuação diferenciada na rodada, especialmente nas bolas paradas. Com 7, ficaram ainda Agenor (Atlético-GO), Fellipe Bastos (Vasco) e Charles (Cruzeiro).

MEIAS
O Figueirense foi a Minas Gerais e aplicou um 4 a 2 sobre o Cruzeiro e o maior destaque da equipe não podia ficar fora da equipe da 20ª rodada. Wellington Nem ganhou nota 8 por dar assistência para Júlio César abrir o marcador e ainda fazer o terceiro gol quando a Raposa ameaçou reagir na partida. Por sinal, um golaço. Ao seu lado na armação ficou o argentino Lanzini, do Fluminense, com 7,5. O belo gol que fez no 2 a 1 sobre o São Paulo e o ótimo desempenho mostraram que o garoto tem potencial para substituir Conca, outro "hermano" que deu certo nas Laranjeiras. Também com 7,5, Lincoln, do Avaí, foi decisivo a fazer um dos gols diante do Fla. Ainda com 7, merecem destaque Elias, do Figueirense, e Maicosuel, do Botafogo.

ATACANTES
O Santos tinha Neymar e Ganso, mas o primeiro craque da rodada da edição 2011 do Armandão que vem da Vila Belmiro foi Borges. O atacante teve papel de destaque no empate por 3 a 3 diante do Inter, que ganhava por 3 a 0 até a metade do segundo tempo. Dois gols, uma assistência, muita luta e nota 9 para coroar a apresentação de gala. Formando o ataque e em franca recuperação de prestígio, Eder Luis estava endiabrado contra o Ceará. Ele fez mais de uma série de dribles, que quase resultaram em gol, sem contar a grande jogada para Elton marcar o primeiro. O segundo gol e a nota 8 foram os prêmios pela performance. Levaram ainda 7,5 na rodada: Elton (Vasco), Júlio César (Figueirense), Róbson (Avaí) e Herrera (Botafogo).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/trofeu-armando-nogueira-borges-busca-empate-e-e-craque-da-rodada.html

Nenhum comentário: