quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nadal permite virada de croata na estreia em Montreal e é eliminado

TÊNIS INTERNACIONAL 2011



Número 2 do mundo não fazia partida oficial desde a final de Wimbledon

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá

Ivan Dodig Masters 1.000 de Montreal (Foto: Getty Images)Ivan Dodig bateu Rafael Nadal (Foto: Getty Images)

O jogo parecia sob controle. Rafael Nadal venceu com facilidade o primeiro set, permitiu o empate de Ivan Dodig no segundo, sacou para fechar no terceiro, mas permitiu a virada. O croata venceu a partida por 1/6, 7/6 (5) e 7/6 (5), em 3h08m, e o espanhol foi eliminado ainda na estreia do Masters 1.000 de Montreal, na maior zebra do torneio canadense até agora.

O tenista espanhol, que liderava o ranking mundial até o mês passado, não jogava uma partida oficial desde a final de Wimbledon, na qual foi derrotado por Novak Djokovic. O próximo adversário do croata, 41º do ranking mundial, será o sérvio Janko Tipsarevic (24), que derrotou Fernando Verdasco (20) por 6/4, 6/7 (5) e 6/3 nesta quarta-feira em Montreal.

Nadal, aliás, não perdia duas partidas seguidas desde novembro de 2009, no ATP Finals, em Londres. Na ocasião, ele foi eliminado na primeira fase - disputada em sistema de grupos - ao ser derrotado pelo sueco Robin Soderling, pelo russo Nikolay Davydenko e pelo sérvio Novak Djokovic. Ele não venceu um set sequer. Em Masters 1.000 é a eliminação mais precoce do espanhol desde Roma em 2008, quando foi superado pelo compatriota Juan Carlos Ferrero.
Nadal lamenta derrota para  Ivan Dodig  (Foto: Reuters)Nadal lamenta a derrota para o croata Ivan Dodig na estreia do Masters 1.000 de Montreal (Foto: Reuters)

No jogo desta quarta-feira, Nadal parecia que teria vida fácil. Depois de vencer confortavelmente a primeira parcial, o espanhol conseguiu uma quebra de vantagem no no começo da segunda, mas deixou que Dodig igualasse o placar quando voleou mal e sofreu uma passada.
A partir desse momento, o jogo ficou parelho e foi para o tie-break, que foi igualmente equilibrado. Dodig sacou em 4/3, com um mini-break de vantagem, mas levou uma passada do espanhol no ponto seguinte. o croata, porém, não desanimou. Com Nadal sacando em 4/5, Dodig subiu à rede e voleou para chegar a dois set points.
O número 2 salvou o primeiro com um bom backhand cruzado, mas Dodig sacou e voleou com perfeição, fechando o tie-break e forçando a realização do terceiro set. Na última parcial, Nadal chegou a abrir 3/1, mas permitiu o empate do rival. O espanhol abriu 5/4, sacou para fechar, mas permitiu a quebra. O jogo foi para o tie break e o espanhol acabou superado por 7/5 e foi eliminado.



Nenhum comentário: