domingo, 10 de julho de 2011

Bellucci reforça a dupla, Brasil bate o Uruguai e volta aos playoffs da Davis

TÊNIS INTERNACIONAL


Em setembro, time lutará mais uma vez para tentar voltar à primeira divisão



Por Alexandre Cossenza Direto de Montevidéu




A vitória de sexta-feira foi tranquila, e Thomaz Bellucci voltou para a quadra neste sábado, no lugar de João Souza, o Feijão, para a partida de duplas. A ideia do capitão João Zwetsch, de usar força máxima para fechar o duelo o quanto antes, deu certo. Por 6/4, 6/3 e 6/3, Bellucci e Bruno Soares derrotaram Marcel Felder e Martín Cuevas e fecharam em 3 a 0 a série melhor de cinco contra o Uruguai, em Montevidéu. Com o resultado, o time brasileiro volta aos playoffs do Grupo Mundial na Copa Davis. Pelo sexto ano seguido, a equipe tentará vencer e retornar à primeira divisão da competição. De 2006 a 2010, de Gustavo Kuerten a Thomaz Bellucci, o Brasil sempre esteve a uma vitória do Grupo Mundial, mas perdeu para Suécia, Áustria, Croácia, Equador e Índia.
Os dois primeiros pontos do duelo foram conquistados sem muito drama na sexta-feira. Sem precisar enfrentar o lesionado Pablo Cuevas (número 54 do mundo), Rogerinho (135) abriu o confronto vencendo Marcel Felder (367) por 3 a 0. Em seguida, Bellucci repetiu o placar sobre Martín Cuevas (634), irmão mais novo de Pablo.
Tênis bruno soares thomaz bellucci copa davis (Foto: Marcelo Ruschel / Vipcomm)Thomaz Bellucci e Bruno Soares vibram com a vitória na Davis (Foto: Marcelo Ruschel / Vipcomm)

A última vez que o Brasil disputou o Grupo Mundial foi em 2003, quando ainda tinha Gustavo Kuerten como número 1. Naquele ano, o time do capitão Ricardo Acioly, o Pardal, foi derrotado pela Suécia na primeira fase e, depois, nos playoffs, tombou diante do Canadá.


Bellucci só foi confirmado como titular nas duplas na manhã deste sábado, e o número 1 do Brasil entrou bem em quadra. Ele e Soares rapidamente abriram 4 a 0, e parecia que a vitória viria rapidamente. Felder e Cuevas, no entanto, esboçaram uma reação. Devolveram uma das quebras de saque, enquanto a torcida provocava os brasileiros com gritos de "está nervoso" e "beleza, Bellucci", a cada erro do paulista. O número 1 do Brasil, entretanto, manteve a concentração e, com seu saque, fechou a parcial em 6/4.

 Era o oitavo set seguido vencido pelo Brasil em Montevidéu.
No segundo set, não houve susto. Os brasileiros conseguiram uma quebra logo no começo da parcial e mantiveram a ponta até o fim. No nono game, outra quebra selou em 6/3 a vitória.
No começo do terceiro set, perto da eliminação, a torcida uruguaia começou a fazer mais barulho, tentando um último empurrão em seus jogadores. Cuevas e Felder mantiveram o jogo equilibrado por mais tempo, mas no sexto game, com uma dupla falta de Cuevas, os brasileiros conseguiram a quebra. Soares sacou em seguida, fez 5/2 e consolidou a vantagem. Com Bellucci no saque no nono game, não houve chance para os donos da casa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/07/bellucci-reforca-dupla-brasil-bate-o-uruguai-e-volta-aos-playoffs-da-davis.html

Nenhum comentário: