quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tsonga dá show, vira jogo de cinco sets e tira Federer de Wimbledon

TÊNIS INTERNACIONAÇ 2011


Em toda a carreira, suíço ex-número 1 do mundo jamais havia sofrido revés em um Grand Slam depois de vencer os dois primeiros sets de uma partida


Por SporTV.com Londres

Nunca na carreira de Roger Federer em Grand Slams, uma derrota veio assim, com uma virada tão espetacular, tão surpreendente. Wimbledon, onde o suíço é hexacampeão, também era o mais improvável dos cenários. Jo-Wilfried Tsonga, 19º do mundo, no entanto, conseguiu. Depois de perder os dois primeiros sets, o francês jogou três parciais quase perfeitas e derrubou Federer. Por 3/6, 6/7(3), 6/4, 6/4 e 6/4, em 3h03m, Tsonga avançou às semifinais do Grand Slam britânico.
Jo-Wilfried Tsonga tênis Wimbledon quartas (Foto: Reuters)Jo-Wilfried Tsonga festeja a espetacular virada sobre Roger Federer (Foto: Reuters)

Campeão de 2003 a 2007 e mais uma vez em 2009, Federer fica fora das semifinais em Londres pelo segundo ano seguido. Ano passado, ele foi eliminado pelo tcheco Tomas Berdych também nas quartas. Tsonga, por sua vez, nunca havia ficado entre os quatro melhores na grama de Wimbledon. Seu próximo adversário será Novak Djokovic, que passou em quatro sets pelo qualifier australiano Bernard Tomic, também nesta quarta-feira.
Vacilos no começo custam caro
Tsonga demorou para entrar no jogo, e o início impreciso lhe custou o primeiro set. O francês cometeu quatro erros não forçados logo no segundo game, cedendo uma quebra. Federer abriu 3/0 e cuidou de seu saque até o fim da parcial. As poucas chances do número 19 do mundo vieram no quinto game, mas o suíço salvou os dois break points. Primeiro, com um primeiro saque não devolvido. Em seguida, com uma direita que Tsonga não conseguiu devolver. Depois disso, Federer não cedeu mais break points e fechou por 6/3.
O segundo set foi mais equilibrado, com o francês mantendo seu saque, mas ameaçando pouco no de Federer. A decisão foi para o tie-break, e Tsonga voltou a vacilar no começo. O hexacampeão abriu 5/0 e não abriu a porta para reação. Por 7/3, o suíço abriu 2 sets a 0.

Saques mantêm francês no jogo
O francês, apesar do placar negativo não desistiu e continuou sacando bem. A recompensa veio no terceiro game, em que Federer errou um smash e cedeu dois break points. O suíço se salvou de ambos, mas Tsonga acertou uma boa cruzada e teve mais uma chance. Enfim, com uma bela paralela de direita, o francês conseguiu sua primeira quebra do jogo.
O número 3 vencia mais pontos nos games de devolução, mas não o bastante para sequer conquistar um break point. Tsonga confirmou o serviço até o décimo game e venceu por 6/4.
Seus ótimos saques davam ao número 19 do mundo a tranquilidade para arriscar mais nos games de devolução. A tática funcionou novamente no terceiro game do quarto set. Federer ainda salvou dois break points, mas Tsonga distribuiu pancadas na terceira chance e, com uma direita indefensável, conseguiu a quebra e a liderança por 2/1 na parcial.
roger federer tênis Wimbledon quartasc (Foto: agência AP)Roger Federer deixa a Quadra Central eliminado nas quartas de final (Foto: agência AP)

Mais uma vez, o francês passou o set inteiro sem ceder um break point, e Federer, diante dos bons saques do rival, pouco pôde fazer. No décimo game, Tsonga confirmou sem perder um ponto sequer. Um ace selou o 6/4 e forçou o quinto set.
Quando a última parcial começou, a confiança do desafiante estava altíssima, e Tsonga distribuía pancadas precisas, pressionando o serviço de Federer. A primeira quebra veio já no primeiro game, com o francês atacando com uma direita cruzada e forçando um erro do suíço. O suíço fez tudo que pôde, mas não teve, em todo o quinto set, mais do que um par de pontos fáceis. Mesmo assim, falhou em alguns deles. Tsonga, sem vacilar fechou o set e concluiu a virada.

178 jogos sem ceder uma virada
Até esta quarta-feira, Roger Federer acumulava a aimpressionante marca de 178 vitórias e nenhuma derrota em jogos de Grand Slam nos quais venceu os dois primeiros sets. A virada, porém, não foi o primeiro revés assim na carreira do suíço. Antes, dois tenistas (Lleyton Hewitt e David Nalbandian) haviam derrotado Federer depois de um placar negativo de 2 sets a 0. Os dois jogos, entretanto, não foram em Grand Slams.
O tenista australiano obteve a virada em uma partida de Copa Davis em 2003, enquanto o argentino conseguiu a façanha na final da Masters Cup, em Xangai, em 2005.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2011/06/tsonga-da-show-vira-jogo-de-cinco-sets-e-tira-federer-de-wimbledon.html

Nenhum comentário: