segunda-feira, 6 de junho de 2011

Troféu Armando Nogueira: Anderson Aquino, em dose tripla, faz a diferença

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Atacante do Coxa marca três vezes e rouba a cena. Bota e Peixe encaixam dois jogadores cada na seleção da 3ª rodada, que terá fim na quarta-feira



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O velho ditado diz que uma andorinha só não faz verão. No Couto Pereira, no entanto, bastou um titular no meio de 22 jogadores para fazer a diferença no duelo de suplentes entre Coritiba e Vasco. Suspenso da final de quarta-feira da Copa do Brasil (entre os mesmos clubes), Anderson Aquino estava com a pontaria afiada e foi, com três gols, o grande responsável pela primeira vitória - por 5 a 1 - do Coxa no Campeonato Brasileiro de 2011. Com a bela exibição, o atacante recebeu nota 9 e foi eleito o craque da 3ª rodada do Troféu Armando Nogueira. Ele só poderá ser superado por algum atleta de Atlético-MG e São Paulo, uma vez que esses clubes encerrarão a rodada em jogo isolado na quarta-feira, em Sete Lagoas-MG.
Por conta da bela goleada aplicada sobre o Vasco, o Coritiba também cedeu o goleiro Vanderlei à seleção da rodada. Outro clube que figurou com dois atletas entre os destaques do fim de semana foi o Santos. O volante Arouca e o estreante Borges estavam em noite inspirada e impulsionaram o Peixe a superar o Avaí por 3 a 1. O time do Botafogo, com destaque para Bruno Cortês e Elkeson, também brilhou intensamente.
seleção 3ª rodada do brasileirão (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM) Anderson Aquino foi o craque da 3ª rodada do Brasileiro (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)

A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM. Confira como ficou a seleção da terceira rodada

GOLEIRO
É bem verdade que a vitória do Coritiba foi construída no primeiro tempo. Porém, não fosse a atuação segura do goleiro Vanderlei, o placar final não seria tão dilatado. Ele só não evitou o gol de Elton porque este aconteceu num lance cara a cara. Sua atuação mereceu nota 7. Outros arqueiros que se destacaram neste fim de semana foram Marcelo Grohe (Grêmio) e Felipe (Flamengo).

LATERAL-DIREITO
Na lateral direita, o grande destaque da rodada foi Mário Fernandes, do Grêmio. Normalmente escalado como zagueiro, ele se vira muito bem quando tem de jogar pelo lado do campo. Seu desempenho - de nota 7,5 - foi muito importante para os 2 a 0 de sua equipe diante do Bahia. Weldinho, que deu o passe para o gol do Corinthians no empate com o Flamengo, e Maranhão, autor de um dos gols da goleada coxa-branca, também devem ser exaltados por suas aparições nesta rodada.

ZAGUEIROS
Thiago Heleno ganhou nota 7 e fez valer o que ordena o hino do Palmeiras: "Defesa que ninguém passa...". Sua segurança foi importante para que o Alviverde batesse o Atlético-PR pela contagem mínima. Com a mesma avaliação, Edson Silva, do Figueirense, também entrou na seleção da rodada. Além de defender com eficiência, o xerifão do Figueira ajudou no ataque ao fazer, de cabeça, o segundo gol do triunfo sobre o Atlético-GO. Saimon (Grêmio) e Antonio Carlos (Botafogo) também fizeram bonito.

LATERAL-ESQUERDO
Aposta do Botafogo para este Campeonato Brasileiro, o lateral-esquerdo Bruno Cortês vem sendo um dos destaques de sua equipe na competição. Com a nota 6,5, o cabeludo foi o melhor de sua posição na rodada. Sua participação decisiva no gol de Elkeson colaborou para que o Glorioso saísse de Fortaleza com um ponto, após empate por 2 a 2 com o Ceará. Eltinho (Coritiba) e Gabriel Silva (Palmeiras) também sobressaíram.

VOLANTES
Autor de um dos gols mais bonitos da rodada, o volante Michel, do Ceará, foi soberano na sua posição e ganhou nota 8,5. O camisa 5 tem tudo para ser um dos pilares do clube cearense no Campeonato Brasileiro. Com uma bola na trave e uma assistência para o gol de Rychely, Arouca recebeu nota 7 e marcou a sua presença na seleção da rodada. Fábio Rochemback (Grêmio), que tem tido uma regularidade impressionante, e Renato (Flamengo), que anotou um golaço de falta em homenagem à despedida de Petkovic, ganham menção honrosa pelas suas atuações.

MEIAS
Uma das principais revelações do futebol brasileiro neste início de década, o meia Oscar demonstra amadurecer a cada jogo do Internacional. Neste domingo, com dois gols e excelente atuação, o jovem foi peça-chave na vitória colorada por 4 a 2 sobre o América-MG e foi premiado com a nota 8. Recém-chegado ao Botafogo, Elkeson já colocou as mangas de fora e vem demonstrando capacidade para ter vaga cativa na equipe de Caio Júnior. Com um bom chute de fora da área, ele marcou seu primeiro gol com a camisa alvinegra. Nota 7,5 para ele. Deco (Fluminense) e Tcheco (Coritiba) foram importantes para as vitórias de seus clubes sobre Cruzeiro e Vasco, respectivamente.

ATACANTES
Há males que vêm para o bem. O ditado se encaixa bem para o atacante Anderson Aquino, craque desta terceira rodada. Suspenso da final de quarta-feira da Copa do Brasil, ele foi escalado no Brasileirão e desequilibrou o jogo deste domingo contra o mesmo Vasco, rival do meio da semana. Com três gols, fez enorme diferença nos 5 a 1 do Coritiba e fez jus à imponente nota 9. Estreante da noite na Vila Belmiro, Borges premiou a torcida do Santos com dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Avaí. A boa atuação rendeu ao artilheiro a nota 8,5. Outros dois centroavantes balançaram a rede duas vezes e foram bem avaliados: Rafael Moura, do Flu, e Júnior Viçosa, do Grêmio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/06/trofeu-armando-nogueira-anderson-aquino-em-dose-tripla-faz-diferenca.html

Nenhum comentário: