terça-feira, 21 de junho de 2011

Renan quer se firmar de vez no Botafogo: 'Me sinto muito preparado'

Goleiro tem a responsabilidade de substituir Jefferson, convocado por Mano, a partir do jogo contra o Grêmio neste domingo, no Engenhão

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Renan goleiro do Botafogo (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)Renan visita praça no Estácio perto de onde morou
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)

Ídolo do Botafogo, Jefferson foi pivô de uma curiosa manifestação dos torcedores que pediram sua não convocação para a Copa América para ser terceiro goleiro da Seleção. Mano Menezes não ouviu os apelos dos alvinegros e chamou o camisa 1 para o torneio. Com isso, Renan terá em suas mãos a responsabilidade de substituir Jefferson por vários jogos. O desafio, entretanto, não amedronta o jogador de 22 anos que, desde que chegou ao Botafogo, vive uma autêntica montanha russa de emoções.
Aos 16 anos, quando atuava pelo CFZ, foi visto por olheiros do Botafogo que o levaram para as categorias de base do clube. Menos de dois anos depois, já era titular do time principal em uma final de Campeonato Carioca (contra o Flamengo, em 2008), devido a lesões dos outros arqueiros. Na temporada seguinte, fez muitos jogos com a camisa 1 por conta das lesões e convocações de Castillo. O uruguaio saiu, mas chegou Jefferson e desde então a camisa 1 tem um dono efetivo.
Em dois anos, Renan foi dos juniores a titular da equipe principal e, em seguida, a reserva de um atleta incontestável. Tudo sem reclamar. Agora, com a convocação de Jefferson para a Copa América, terá a chance de, mais maduro, atuar seguidamente e mostrar seu valor. E, por mais que tenha que substituir um ídolo, se diz muito tranquilo.
- Sei da responsabilidade que é substituir o Jefferson. Mas procuro não pensar muito nisso. Ele está vivendo um grande momento e fico feliz por ele. Vou tentar manter o nível dos goleiros do Botafogo. Já disputei finais de campeonato e todas as competições possíveis. Me sinto muito preparado – garante.
renan botafogo (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Renan espera substituir Jefferson à altura (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)

A maior base da confiança de Renan está em casa e tem apenas um ano e quatro meses. O filho Matheus fez o goleiro ganhar responsabilidade e tranquilidade. Uma visita a uma praça no Estácio, perto de onde morou, o fez resgatar as boas lembranças. E a ansiedade dos primeiros jogos da carreira ficaram para trás.
- O nascimento do meu filho me fez amadurecer muito e ganhar responsabilidade. Hoje, minha família me dá confiança para eu seguir minha carreira. Meu filho é meu ponto de equilíbrio. As coisas aconteceram comigo muito rápido e eu tive que ir assimilando conforme se desenrolavam. A vinda do Jefferson também me ajudou porque ele tem um jeito tranquilo. Pude aprender muito com ele. Absorvi muita coisa.
De Jefferson, Renan já ouviu muitos elogios. O camisa 1 disse acreditar que deixa o gol do Botafogo em boas mãos. O novo titular se mostra agradecido e espera passar a mesma confiança para a torcida.
- O Jefferson é um ídolo do Botafogo por tudo que fez e faz. Merece esse carinho. O torcedor pode ter a certeza que o time está muito bem servido de goleiros, não só por nós dois, mas também pelo Milton (Raphael) e pelo Luis (Guilherme).

Renovação e saída
O nascimento do meu filho me fez amadurecer"
Renan

Em General Severiano há a certeza de que Renan tem qualidade suficiente para ser titular em clubes da Série A do Brasileiro. O problema é que, como atua no mesmo time de Jefferson, não tem chance de jogar. Renan, entretanto, não se preocupa com isso. Seu pensamento, inclusive, é renovar com o Botafogo.
- Quero aproveitar essas chances para mostrar meu trabalho. Quero me firmar no Botafogo primeiro. Depois, se acontecer de sair, vai ser uma coisa natural. Meu contrato vai até o meio do ano que vem e já há conversas para a renovação.
Renan terá sua primeira chance neste domingo, contra o Grêmio. O jogo, válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, será disputado no Engenhão, a partir das 16h (horário de Brasília).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/06/renan-quer-se-firmar-de-vez-no-botafogo-me-sinto-muito-preparado.html

Nenhum comentário: