sexta-feira, 3 de março de 2017

A favor da torcida única, Abel diz: "Flu está ficando parceiro de muita gente"



FLUMINENSE


Treinador entende que partida apenas com tricolores seria uma medida educativa contra a violência. Final está confirmada para o Niltão, domingo, às 16h (de Brasília)



Por
Rio de Janeiro



Abel Braga não se furta de falar o que pensa. Mesmo que seja contrário ao que a direção do Fluminense entenda. Nesta sexta-feira, após o treino no CT Pedro Antonio, o treinador opinou sobre a situação que envolve o público no clássico com o Flamengo, domingo, no Nilton Santos, pela final da Taça Guanabara. Contra a ideia de jogar com portões fechados, o treinador se dividiu ao apontar prós e contras para torcida única e dividida.

Abel mostrou preocupação com a violência, o principal argumento do Ministério Público e do juiz Guilherme Schilling para a torcida única. Revelou ainda contrariedade pelo fato de o jogo ser no estádio do Botafogo. Para ele, a final deveria ser no Maracanã (veja no vídeo acima). E aqui foi contrário ao pregado pelo presidente Pedro Abad.

- Deixaria (o filho ir ao estádio) se fosse torcida única. É a maneira do povo aprender, a ser educado, a respeitar o próximo. Mesmo se fosse torcida única, deixaria ir sem a camisa do clube de coração. Pode ser linchado covardemente por dez, doze caras no metrô, na porta do estádio, no ônibus, no trem, em qualquer lugar. Uma pena. Já tem o fato do jogo não ser no Maracanã. Como que pode não ser no Maracanã, e o Flamengo vai jogar lá na quarta-feira (contra o San Lorenzo pela Libertadores).

Quem que não deixou? Pode me dizer? É estranho. O Fluminense está ficando parceiro de muita gente - questionou o comandante.

+++ Mistério: Gustava Scarpa vai a campo em treino, mas não tem escalação confirmada

abel braga (Foto: caio filho)Abel se preocupa com a violência no estádio com as duas torcidas liberadas(Foto:caio filho)


O desembargador Gilberto Clovis Farias Matos, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, acatou o recurso dos clubes e da Ferj e suspendeu a liminar que obrigava torcida única em clássicos na cidade do Rio. Se isto não ocorresse, a dupla Fla-Flu atuaria sem torcida. As direções pediram, e o Tribunal de Justiça Desportiva acatou o pedido

Apesar de entender que a violência pode manchar o espetáculo, Abel também tocou no aspecto esportivo. Acostumado com decisões, o treinador admitiu que com torcedores de Flamengo e Fluminense no estádio o clássico ganha mais glamour e outra motivação.

- Seria diferente se fosse com portões fechados. A gente lutou tanto para chegar a um momento desses, mas não compactuo com essa ideia de jogar sem público. Se falou muito disso e se esqueceu dos atletas, dos personagens. A outra ideia... Não sou contra também a liminar que foi derrubada. É uma decisão educativa. Vocês mesmos: em todos os programas falam... Tem um torcedor do Fluminense hospitalizado até hoje. Outro (do Botafogo) morreu com um espeto. Tem briga sempre. É uma maneira de educar. Eu concordo com isso. Eu queria ter o direito de mandar o meu filho a um estádio de futebol com camisa. Sem ser massacrado por vândalos. Acho que tinha de continuar (com torcida única). Agora, claro, é maravilhoso ter as duas torcidas. A torcida rival motiva também. Isso é legal. Agora, há tanta violência. Não poderia ser contra a liminar. É uma maneira de educar. Tem de respeitar todas as torcidas. Foi resolvido. É melhor, a motivação é outra. Ganha glamour o clássico. E vamos pensar no jogo - comentou o comandante.

O Fluminense volta a treinar na manhã deste sábado. O treino será com portões fechados.

*Estagiário sob supervisão de Hector Werlang.

As outras respostas da coletiva: 

Scarpa/Douglas
Não vou dizer quem vai ser o substituto do Douglas. Não falarei sobre o Scarpa. Ele ficou aqui, treinando. Já sabe como vai ser, a maneira que vamos jogar. Do hotel em Sinop até a minha casa, foram 18 horas e meia. A rapaziada é formidável. O grupo não reclama de nada. Perguntei se queriam descansar, falaram que queriam treinar. Correram um pouco, estão na piscina. Não falarei de escalação, ninguém me dá essa moleza.

Diego
É extremamente moderno. Ele é diferenciado. É muito tático. Alia essa capacidade que adquiriu na Europa com a qualidade. É fora de série. O Flamengo é forte, joga junto faz um ano. Não vamos colocar a bunda lá atrás. Nó temos as nossas forças, as nossas armas. Vamos tentar neutralizar. Claro que o Zé quer neutralizar as nossas forças. É assim. Tem tudo para ser um grande jogo. Eles têm um coletivo muito bom, meu time está com confiança em alta. Var ser um jogo ofensivo, provavelmente com três atacantes. Bem provável. Não vamos ter receio agora.

Zé Ricardo
Os estilos são diferentes. A comparação não existe. Ele é um rapaz ambicioso, conhecedor, de alto nível. A forma de o Flamengo jogar é a mesma, em casa, fora, não importa o adversário. O time dele tem coletivo forte, jogadores que fazem a diferença. O time está encaixado, tem o dedo dele. Vamos tentar superar o time dele. Com a nossa confiança, com o nosso moral.  

abel, jogadores, fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)
Abel conversa com jogadores em treino do 
Fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)


Mais uma decisão
Aqui me sinto em casa, me sinto bem. A opção no ano passado de ficar em casa foi minha. Surgiu a oportunidade, era o momento de voltar. Estou feliz. Não tem 40 dias que teve o primeiro jogo oficial. Precisamos de uma vitória na Primeira Liga para avançar, passamos duas fases da Copa do Brasil e estamos na final da Taça Guanabara.  

Tática
Isso é complicado. Flamengo tem forma de jogar muito especial, até diferente. Chega a atacar com seis. No mínimo, cinco jogadores. Normalmente, seis ou sete. Ele obriga o adversário ir para trás. Nós sabemos disso. Vamos ter de ter o contraveneno, na velocidade dos nossos jogadores. Pelo coletivo, é normal ser o time com melhor ataque. Temos a nossa defesa pois temos ajuda de todo mundo. Começa a marcação pelo ataque. Vamos ver se conseguimos isso. Não ser vazado domingo é um grande passo.  

Orejuela
Desculpa, mas não vou falar. Eu quero falar de solução, não de problemas. Não tem como...

Fla-Flu
Teve um outro que me marcou, foi o Fla-Flu do centenário. Aquele até ganhei medalha. Deixa esses números para lá. Não leva a nada. Fui feliz nos dois lados. Tem sido mais aqui, tomara que continue.

Garotos do Flu
Isso é uma mudança muito grande de situações. No meu tempo de atleta, era o Flamengo que tinha até oito jogadores feitos em casa. O Flu tinha a Máquina Tricolor... Agora é ao contrário. Temos um trabalho sério que é proveitoso. Se paga um preço, em algumas situações. Agora é decisão, a cobrança é diferente. Trabalho para todos estarem preparados. Fico contente. É uma maneira de um ajudar na formação deles. O time deles é cascudo, o nosso é jovem.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2017/03/abel-se-diz-contra-portoes-fechados-e-vibra-com-duas-torcidas-no-fla-flu.html

Nenhum comentário: