sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

MORO VAI CONDENAR LULA PELO DOMÍNIO DO FATO



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/politica/moro-vai-condenar-lula-pelo-dominio-do-fato


Ele agora se meteu na "refundação" do PT...

Bessinha Moro.jpg

Fora dos autos


No depoimento do ex-ministro Tarso Genro em Curitiba, o juiz Sérgio Moro o questionou sobre a tese de refundação do PT após o mensalão e fez perguntas sobre eventuais punições ou não a filiados da legenda, como José Dirceu e Delúbio Soares.
Ora, é um despropósito perguntar, num processo com acusações específicas contra Lula, se o PT puniu ou não José Dirceu e Delúbio Soares após o mensalão.
Moro entrou num seara totalmente subjetiva sobre a eventual refundação do PT, tese defendida por Tarso após o mensalão. Aquilo foi objeto de um amplo e público debate político de um partido sobre como reagir a um escândalo que rachou o pilar ético que a legenda defendia historicamente.
Moro passou a tratar de ações ou omissões do PT para analisar acusações concretas contra Lula. Obviamente, está dando razão à acusação de parcialidade contra o ex-presidente da República. Moro indaga se a ideia de refundação do PT significaria o reconhecimento de práticas ilícitas por filiados ao partido. Ora, obviamente que sim.
Houve um escândalo de corrupção julgado ao vivo pelo STF. Mas Lula não foi réu no mensalão. O processo de Moro se baseia na Lava Jato.
Se essa linha do juiz prevalecer, ele tenderá a dar uma sentença condenatória com base na Teoria do Domínio do Fato. Ou seja, pela posição e pelo poder de Lula em relação ao PT, desvios de agentes do partido no mensalão ou na Lava Jato deveriam ter o aval da principal figura do partido.
Um julgamento criminal tem de levar em conta acusações concretas e específicas contra uma pessoa. Do contrário, é julgamento político _ algo próprio das ditaduras, não das democracias. E isso não cabe a Moro nem a ninguém da Lava Jato fazer. Está errado. Sinaliza autoritarismo do Judiciário e do Ministério Público. Enfim, é preocupante.
"Domínio do fato" foi como o Supremo condenou o José Dirceu no mensalão - sem provas.
Naquela altura, o Imparcial de Curitiba trabalhava no gabinete da Ministra Rosa Weber e deve ter contribuído com raciocínio invulgar para condenar Dirceu: não tenho provas, mas a Literatura me permite.
Como as convicções do Dallagnol, para quem as provas se tornam provas se delas ele tiver... convicção pessoal!
E querem que os tucanos levem eles a sério...
Quá, quá quá!
PHA

Nenhum comentário: