quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

João Santana e Mônica Moura são condenados por Moro na Lava Jato



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/joao-santana-e-monica-moura-sao-condenados-por-moro-na-lava-jato





Jornal GGN - O ex-marqueteiro João Santana e sua esposa e sócia, Mônica Moura, foram condenados nesta quinta-feira (02) pelo juiz Sérgio Moro a 8 anos e 4 meses de prisão por suposta lavagem de dinheiro no esquema de corrupção da Lava Jato.
 
Em seu despacho, Moro manifestou que a prática do crime envolveu "afetação do processo político democrático", o que, segundo ele, "merece reprovação especial". Presos em fevereiro de 2016, foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por receber parte de propina destinada ao PT, no estaleiro Keppel Fels, de contratos entre a Petrobras e a Sete Brasil.
 
A mesma ação condenou, ainda, outras quatro pessoas: o engenheiro Zwi Skornicki, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, o ex-gerente geral da área internacional da Petrobras, Eduardo Musa, e o ex-diretor presidente da Sete Brasil, João Carlos Ferraz.
 
Segundo os procuradores da força-tarefa da Lava Jato, Zwi Skornicki transferiu recursos para o casal de publicitários, por meio de contas no exterior em nome de offshores, não declaradas às autoridades brasileiras, para dificultar a identificação da suposta operação ilícita e os envolvidos.
 
O fato caracterizou, segundo o grupo de investigadores da Lava Jato, crime de lavagem de dinheiro, com a transferência de US$ 4,5 milhões a João Santana e Mônica Moura, que foi uma parte do que o PT teria recebido no esquema de corrupção.
 
Somaram penas maiores do que o casal o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, condenado por Moro por corrupção passiva por 10 anos. O ex-diretor da Sete Brasil, Ferraz, e o ex-gerante Eduardo Musa foram condenados a 8 anos e 10 meses, por corrupção passiva e organização criminosa. Zwi Skornicki foi condenado a 15, apontado por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Nenhum comentário: