quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Autuori vê Atlético-PR ansioso, mas exalta importância de não levar gols



ATLÉTICO-PR



Técnico avalia vitória por 1 a 0 sobre o Millonarios exalta dificuldades na estreia pela Libertadores, na Baixada. "Quem conhece Libertadores sabe que é assim", diz



Por
Curitiba



Paulo Autuori Atlético-PR (Foto: Monique Silva)
Paulo Autuori exaltou a importância da 
vitória em casa (Foto: Monique Silva)


Foi sofrido e magro, mas o Atlético-PR largou com vitória na Libertadores da América 2017. Na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada, o Furacão venceu o Millonarios por 1 a 0, no jogo de ida da segunda fase do torneio continental.

Com o resultado, garantido pelos pés do atacante Grafite, o Rubro-Negro leva a vantagem para a Colômbia. Ele garante a vaga se vencer, empatar ou até se perder por um gol de diferença, desde que balance as redes (derrotas por 2 a 1 ou 3 a 2, por exemplo). Em caso de mesmo placar a favor dos colombianos (1 a 0), a decisão será nos pênaltis.

Após a partida, o técnico Paulo Autuori avaliou o resultado de forma positiva e pontuou que foi importante o Rubro-Negro não ter levado gols em casa. Mesmo com dificuldades de criação, o treinador pontuou que o time esteve bem postado em campo diante dos colombianos.

- É um resultado importantíssimo e, mais do que isso, o fato de não ter sofrido gols. Quem conhece Libertadores sabe que é assim, jogos muito complicados, o time colombiano com qualidades individuais, evitou bastante o nosso jogo, sinal que estudou bem o Atlético-PR. Eles acompanharam os nossos laterais, bloquearam a nossa saída. Nós, lá (em Bogotá), teremos as nossas ideias, mas foi muito importante o triunfo e o fato de não termos sofrido gols. Defensivamente, mesmo tendo dificuldades que o adversário colocou, sempre bem plantada e organizada. Dentro de casa é importante não sofrer gols. E isso em Libertadores é fundamental, especialmente nessas fases eliminatórias - disse em entrevista coletiva à imprensa.

Autuori ainda ressaltou a estratégia da equipe do técnico Miguel Ángel Russo, que dificultou as ações do Furacão durante toda a partida.

- Uma vitória sem gols é fundamental. É melhor você ganhar não sofrendo gols do que às vezes um resultado de 3 a 1, você faz 2 a 0 de vantagem, mas que o gol qualificado é determinante. Logicamente todos querem ganhar com margem, mas isso é utopia. Isso acontece de acordo com o que você produzir. É uma equipe complicada, os times colombianos são abusados da forma como interpretam o futebol. Vamos lá tranquilos, conscientes, situações como essa, conseguimos dar a volta. É ter tranquilidade, nosso sistema defensivo é forte. Eles tiveram que acompanhar muito os nossos laterais e bloquearam o nosso jogo pelas laterais, usaram bem isso e temos que achar soluções lá.


Para Autuori, o Atlético-PR mostrou ansiedade em campo, mas avaliou o comportamento como natural por se tratar de uma estreia oficial - somado à disputa da Libertadores.

- Eles nos dificultaram bastante, fizeram marcações individuais no campo, e teremos que tirar partido no jogo lá, com movimentações que geram espaços. A defesa deles, toda vez que chegamos ao fundo, e não chegamos muitas vezes, foi com a bola em movimento, cruzamento e parada, e eles tiveram alguma dificuldade. Teremos que ser inteligentes no jogo lá para utilizar bem essas duas situações. É natural, jogo de estreia, o primeiro, Libertadores, há um nível de expectativa alto, achei a equipe um pouco ansiosa. Esperamos fazer um jogo lá e aproveitar algumas virtudes que temos.

Atlético-PR e Millonarios voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), pelo jogo de volta, no estádio El Campín, em Bogotá. Quem passa encara na terceira fase o vencedor de Deportivo Capiatá-PAR x Universitario-PER. Pelo Campeonato Paranaense, o Furacão entra em campo no sábado, diante do PSTC, às 17h, na Arena da Baixada. O jogo é válido pela terceira rodada do estadual.



Veja abaixo outras declarações de Autuori:

Lucho
- O Lucho é fundamental para a nossa equipe, só isso que eu tenho a dizer. O problema é que houve uma marcação muito forte e estávamos ansiosos em jogar o mais rápido possível, apenas isso. Mas continuamos a pensar em um ou outro jogador, a minha visão é sempre coletiva. Essa visão simplista que fique a vocês (da imprensa) e torcedores. Para nós é mais complexo, muitas vezes as causa para que uma coisa ou outra aconteça não está e não pode ser analisada de maneira simplista.

Wanderson
- Ele desde que chegou, todas as vezes que teve que atuar o fez muito bem, e tem muito a crescer ainda. Logicamente é um entrosamento grande do Thiago (Heleno) e do Paulo (André). Coma entrada do Wanderson tivemos que deslocar o Paulo para a esquerda. Não tivemos Nikão, entraram jogadores novos, como o Grafite, o Gedoz, o Carlos Alberto. É natural. Precisamos nesse início fazer resultados porque o entrosamento de nenhuma delas é o ideal. Quem atingir já esse entrosamento de alto nível certamente será muito difícil, em um calendário como o nosso, manter.

Jogo da volta contra o Millonarios
- Eles trabalham com muitas diagonais, e fazem bem, com muita precisão. Para mim não é surpresa, já enfrentei times e seleção colombiana, tem muito desse jogo. Estamos atentos a isso. É fazer uma marcação forte e, principalmente quando tiver a bola, ter tranquilidade porque os espaços acontecem. Vamos tentar utilizar bem os lados do campo. Eles mostraram dificuldades na área para acertar a marcação. Fazer um gol lá é muito importante e temos essas condições de chegar lá e fazer gol.

  


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/atletico-pr/noticia/2017/02/autuori-ve-atletico-pr-ansioso-mas-exalta-importancia-de-nao-levar-gols.html

Nenhum comentário: