quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Renovação, concorrência e gols: Léo faz balanço de 2016 no Cruzeiro




CRUZEIRO


Depois de temporada marcada pela concorrência no setor, jogador renovou contrato por mais dois anos com o clube e quer balançar as redes de novo em 2017




Por
Belo Horizonte




Léo, Cruzeiro (Foto: Washington Alves/ Light Press)Léo pode completar uma década defendendo o Cruzeiro (Foto: Washington Alves/ Light Press)

O zagueiro Léo está no Cruzeiro desde 2010. Desde então, foram 219 partidas, 16 gols marcados e quatro títulos: os Estaduais de 2011 e 2014, e os Brasileiros de 2013 e 2014. De contrato renovado, ele terá mais dois anos pela frente para buscar mais conquistas, já que renovou o contrato com o clube celeste.

O zagueiro comemora a confiança do Cruzeiro. Ele avalia que, na forma com que o futebol brasileiro corre atualmente, é difícil um clube manter por tanto tempo assim um jogador.

- Difícil você projetar ou planejar seu futuro. A gente cada vez mais projeta e planeja para permanecer, mas, hoje em dia, no Campeonato Brasileiro, é difícil passar tanto tempo em um clube só. São seis anos de Cruzeiro, com possibilidade de renovar para 10 anos lá na frente.

Neste ano, Léo e Bruno Rodrigo entraram em uma disputa e não foi por um espaço na zaga. Os dois jogadores apostaram em quem conseguiria chegar ao 17º gol primeiro, e o perdedor teria de pagar um churrasco para o vencedor. A rede balançou primeiro para Bruno Rodrigo, que se consolidou, junto de Darci Menezes, como o terceiro zagueiro mais goleador do clube. O pagamento do churrasco ainda não ocorreu, mas Léo garante que pagará a aposta.

- Ainda não paguei, estou devendo para ele ainda. Conversamos todos os dias sobre isso. Ele disse que ia achar difícil eu pagar a aposta. Estou devendo, mas tomara que eu possa pagar o mais rápido possível.

Léo pode chegar a uma década defendendo o Cruzeiro (Foto: Laura Bernardes)Zagueiro chegou a marca de 16 gols em 6 anos de clube (Foto: Laura Bernardes)



Aumento da marca
Com mais duas temporadas garantidas no Cruzeiro, Léo pode ultrapassar a marca de Bruno Rodrigo e se juntar a Cris, em segundo lugar no ranking de zagueiros artilheiros com 25 gols, ou ao líder Geraldão, que tem na conta 30 gols anotados. Contas à parte, o defensor reforçou que sua função é justamente o oposto de golear, mas que, sempre que possível, ele irá buscar por um espaço no ataque.
- Me motiva bastante pelas marcas. O primeiro objetivo do zagueiro é defender, evitar gols. É claro que tendo oportunidades é bom ter essa motivação de estar na área cabeceando. É bom e motiva a gente a cada jogo e a cada temporada para alcançar as marcas.


Concorrência
A temporada do zagueiro foi de certa forma irregular. Um fato importante que pode ter ocasionado a mudança é a quantidade de treinadores que o Cruzeiro teve na temporada. O ano começou sob o comando de Deivid. Após a saída do técnico, Geraldo Delamore ficou como interino por três partidas até a chegada do português Paulo Bento, que deu lugar ao atual Mano Menezes. Com isso, Léo perdeu a vaga no setor defensivo para outros jogadores. Sem ressentimentos, ele avalia que a concorrência é necessária para o time. Desta forma, a cada jogo, os escolhidos aumentam o nível para tentar cavar o seu lugar entre os 11 escolhidos.

- É bom, eu vejo a concorrência por um lado bom. Ela incrementa o grupo, aumenta as opções, e quem tende a ganhar é o grupo, o Cruzeiro, os jogadores. O nível aumenta e é importante ter essa competitividade interna. O prol é o mesmo: vencer. É conseguir três pontos, o objetivo é o mesmo.
Profissionalmente, Léo almeja conquistar a Taça Libertadores com a camisa celeste e vestir novamente a camisa da seleção brasileira. Léo foi convocado no ano de 2008 por Dunga, para um jogo contra o Suécia, mas não teve o nome relacionado novamente desde então.

Léo; Cruzeiro (Foto:  Robson Vilela/Light Press)Léo convocou a torcida para o ano de 2017 (Foto: Robson Vilela/Light Press)


- Vestir a camisa da seleção e conquistar a Libertadores, para ir ao Mundial de Clubes. Isso, com certeza, marca a carreira. Quando jogava no Grêmio, o Dunga era o treinador e tive a oportunidade.
Era a equipe das olimpíadas e depois a principal. A passagem pela seleção foi muito boa para amplia a visão.

2017 de sucesso
No que depender do zagueiro, o ano de 2017 será de sucesso para o Cruzeiro. Com títulos e uma temporada mais regular do que a feita neste ano. Para ele, o próximo ano promete ser de vitórias, que serão colhidas pelo esforço que foi plantado neste ano.

- Espero que seja um ano bom, temos essa esperança. Comentamos que foi um ano de plantar para, em 2017, colher bastante. Tem equipe base, pessoas que estão no elenco e conhecem o clube. Vamos atrás desses títulos, é o que almejamos a cada temporada e a esperança aumenta por causa disso e o que temos para 2017. É o que buscamos e planejamos: que seja recheado de títulos.

Por fim, o zagueiro deixou um recado para a torcida cruzeirense, e a convocação para que, em mais um ano, os torcedores empurrem o time rumo ao primeiro lugar.

- Quero desejar a torcida feliz natal e ótimo ano novo, um ano abençoado e cheio de títulos com esperança. Torcendo e vibrando em prol do Cruzeiro ganhar. Que Deus abençoe e um grande abraço.


* Sob a supervisão de Marco Antônio Astoni


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2016/12/renovacao-concorrencia-e-gols-leo-faz-balanco-de-2016-no-cruzeiro.html

Nenhum comentário: