quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

JANGO, EM 1967: OS EUA, O GOLPE E O FUTURO DO BRASIL


FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/jango-em-1967-os-eua-o-golpe-e-o-futuro-da-nacao



Carta de Vargas foi o seu rumo



Jango 900X470.jpg
João Goulart no exílio no Uruguai, em cena do documentário 'Dossiê Jango', de Paulo Fontenelle
Conversa Afiada tem o prazer de oferecer ao amigo navegante uma pouco conhecida entrevista concedida pelo Presidente João Goulart à publicação República de Zagreb, em 1967.
Ela foi publicada pela primeira vez por João Vicente Goulart em seu livro "Jango e Eu - Memórias de um exílio sem volta" - ver "em tempo", ao final do texto.
As perguntas foram enviadas a Jango em 28 de abril, ou seja, pouco mais de três anos depois do Golpe Militar no Brasil e da ida de Jango para o Uruguai.
Um dos mais interessantes aspectos revelados pela entrevista é o papel de Getúlio Vargas na formação das ideias de Jango. Em 1961, quando retornava de um compromisso político na China, Goulart recebeu, a bordo do avião, a notícia de que Jânio Quadros havia renunciado e que, portanto, caberia a ele, Jango, assumir o Governo:
"Veio-me à memória a figura de Getúlio Vargas, o grande líder político que tanta influência exerceu na minha formação. Eu o via morto, após o suicídio, e recordava a carta-testamento que ele me havia confiado horas antes, num envelope fechado. Suas palavras voltaram-me à mente (...)"
O jornalista responsável pela entrevista era Emanuel Mickovic-Soko, redator-chefe da Editora Republika de Gundliceva.
Como aponta Oswaldo Munteal, em sua tese de Pós-Doutorado em Administração Pública intitulada "As Reformas de Base na Era Jango", a entrevista mostra que
Jango, estadista que foi, mesmo derrotado persistiu na batalha das ideias e em suas resposta mostrou enorme vitalidade (...) Diz Jango: "Em  1964 perdemos uma batalha contra as forças que lucram com o atraso do Brasil. Mas ainda agora, no exílio, essas mesmas bandeiras é que me motivam para a luta".
A seguir, leia a íntegra da entrevista:




Em tempo: não deixe de assistir, na TV Afiada, à entrevista com João Vicente Goulart, filho de João Goulart e autor do livro "Jango e Eu - Memórias de um exílio sem volta".

Nenhum comentário: