quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Cirurgia de Jefferson termina após 3h, e médico avisa: "Excelente resultado"




BOTAFOGO



Seis meses após primeira operação, goleiro passa por um novo e longo procedimento cirúrgico no braço e receberá alta nesta sexta-feira. Prazo é de no mínimo seis meses




Por
Rio de Janeiro




Após mais de três horas, chegou ao fim, na tarde desta quinta-feira, a nova cirurgia de Jefferson para reconstruir o tendão rompido do tríceps do braço esquerdo. O procedimento, conduzido pelo dr. Márcio Schiefer, especialista em ombro e cotovelo, aconteceu em um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro e foi um sucesso, segundo o médico.

– Com a gente já previa, foi uma cirurgia difícil, uma lesão grave. Antes de mais nada, uma lesão rara. Foi uma cirurgia de revisão, que é sempre mais difícil. Mas conseguimos, dentro do previsto,
um excelente resultado. Fizemos a limpeza do tecido desgastado, levamos o tendão de volta ao osso e fixamos de uma maneira muito resistente. A equipe toda sai muito confiante e feliz com o resultado que conseguimos. A cirurgia pode ser considerada um sucesso – explicou Schiefer, detalhando os próximos passos, que serão dados em conjunto ao DM alvinegro.

Márcio Schiefer, médico Jefferson (Foto: Marcelo Baltar)
Médico Márcio Schiefer concedeu entrevista na 
saída do hospital após a cirurgia de Jefferson 
(Foto: Marcelo Baltar)


– A cirurgia é o primeiro passo da recuperação. Foi um passo bem dado, mas ela é uma parte pequena de toda a recuperação do atleta. Agora ele tem que ter o repouso necessário para que esse tendão cicatrize. Isso vai levar alguns meses. Agora temos que ter muito cautela e acompanhar. Ele vai ficar imobilizado por seis semanas e só então vamos iniciar exercícios de movimentação do cotovelo sem qualquer carga. Conforme a evolução, vamos determinar os passos seguintes. Essa decisão será minha em conjunto com o departamento médico do Botafogo. Serão decisões conjuntas. Será um retorno gradual e cauteloso.

A esposa de Jefferson o acompanhou no hospital, e a previsão é que o goleiro tenha alta nesta sexta-feira. Sete médicos – quatro cirurgiões, dois anestesistas e um instrumentista –, participaram da cirurgia. Ainda não se sabe se foi necessário usar o banco de tecido do do Into (Instituto Nacional de Traumato-ortopedia) para fazer enxerto no braço de Jefferson, sem a necessidade de retirar de outra parte do corpo do atleta, como ocorreu no procedimento anterior. Questionado se Jefferson corre o risco de não voltar a jogar, Schiefe descartou a hipótese.

Info-LESAO-JEFFERSON 2 (Foto: infoesporte)

– Não trabalho com essa possibilidade. Trabalho com a possibilidade de o Jefferson voltar a jogar no nível que ele sempre jogou, como um dos melhores goleiros do país. A possibilidade de ele ficar permanentemente afastada, por nós, não existe.

Jefferson está fora desde maio, quando lesionou o tríceps do braço esquerdo e passou por uma cirurgia. A previsão inicial era de voltar a jogar em três meses, mas ele continuou sentindo dores no local. A constatação foi de que o tendão reconstituído não cicatrizou direito. A nova cirurgia causou enorme mal-estar em General Severiano. O goleiro se pronunciou pela primeira vez sobre o caso na última quarta-feira, em entrevista coletiva no Cefat, em Várzea das Moças, em Niterói (RJ), onde o elenco do Botafogo está concentrado até sábado. Ao lado do dr. Luiz Fernando Medeiros, coordenador médico alvinegro e responsável pela primeira cirurgia, desabafou, mostrou-se resignado e disse que eles chegaram no limite.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/11/cirurgia-de-jefferson-termina-apos-3h-e-goleiro-deve-receber-alta-nesta-sexta.html


Nenhum comentário: