terça-feira, 4 de outubro de 2016

Condições ruins do mar adiam estreia de brasileiros; Slater vai à repescagem




MUNDIAL DE SURFE



Nat Young e Keanu Asing vencem duas únicas realizadas em Hossegor, na França, palco da 9ª etapa. Brasil tem 10 surfistas na briga pelo título, e Medina pode ser líder




Por
Hossegor, França





O mar grande e difícil na abertura da nona etapa do Circuito Mundial (CT), em Hossegor, na França, fez a organização colocar na água apenas duas baterias. Enquanto os 10 representantes do Brazilian Storm não estreiam no departamento de Landes, no sudoeste francês, o americano Nat Young e o havaiano Keanu Asing venceram as únicas disputas realizadas no pico de Culs Nus, na madrugada desta terça-feira (manhã na França), e avançaram diretamente à terceira fase. Kelly Slater, Joel Parkinson, Matt Banting e Kanoa Igarashi perderam e foram à repescagem. A próxima chamada para avaliar as condições das ondas no beach break será nesta terça-feira, às 3h, pelo horário de Brasília. Os surfistas que entrariam pela terceira bateria chegaram a vestir as lycras de competição, porém, a Liga Mundial de Surfe (WSL) optou pelo adiamento.

Kelly Slater perdeu na estreia da etapa da França do Circuito Mundial de Surfe (Foto: WSL)
Kelly Slater perdeu na estreia da etapa da França 
do Circuito Mundial de Surfe (Foto: WSL)


Defensor do título em Hossegor, Gabriel Medina pode assumir a liderança do ranking mundial, nas mãos de John John Florence, dependendo dos resultados. O havaiano é o único que depende apenas de si mesmo para permanecer como número um, basta vencer, ser vice-campeão ou terceiro colocado na nona de 11 paradas do Tour. Caso cumpra a sua missão, o paulista de São Sebastião garante a terceira vitória no local, igualando a marca de Andy Irons.

Nat Young pegou um tubo na estreia do CT da França (Foto: WSL)
Nat Young pegou um tubo na estreia do 
CT da França (Foto: WSL)


O americano Nat Young abriu os trabalhos e tirou 7.17 e 3.83 para somar 11.00 pontos e vencer o confronto, jogando para a repescagem os australianos Joel Parkinson (6.47) e Matt Banting (3.43). Keanu Asing obteve 8.00, passando pelos americanos Kelly Slater (7.00) e Kanoa Igarashi, que lutam pela sobrevivência na segunda fase. O onze vezes campeão mundial teve a melhor nota da bateria (5.27) e precisava de apenas 2.73 para virar, contudo, não viu nenhuma oportunidade no horizonte. Slater ainda perdeu a prioridade ao remar para uma onda e foi marcado de perto pelo havaiano, que se manteve na ponta até o fim e comemorou o resultado.

- É legal vencer finalmente Kelly, porque eu nunca o havia derrotado antes. As ondas estão bem complicadas, está difícil até para remar. Se o 11 vezes campeão mundial não consegue encontrar um 2.00 lá fora, isso diz tudo. Estou focado em mim e no que eu preciso fazer para passar a bateria - disse Keanu Asing.

Keanu Asing venceu na estreia da etapa da França do Circuito Mundial de Surfe (Foto: WSL)
Keanu Asing venceu na estreia da etapa da França 
do Circuito Mundial de Surfe (Foto: WSL)


Com dez brasileiros terão de esperar mais um pouco para a estreia. Jadson André será o primeiro a cair na água, disputando logo a terceira bateria contra o sul-africano Jordy Smith e o australiano Kai Otton. Miguel Pupo, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Wiggolly Dantas, Alex Ribeiro (os três últimos no mesmo round), Caio Ibelli, Alejo Muniz, Filipe Toledo e Adriano de Souza, o Mineirinho, vêm na sequência.

Joel Parkinson Hossegor Circuito Mundial de Surfe (Foto: Reprodução / Twitter)
Parkinson foi batido por Young na bateria 
de abertura e caiu para a repescagem em 
Hossegor (Foto: Reprodução / Twitter)



CONFIRA AS BATERIAS DA 1ª FASE

1: Joel Parkinson (AUS) 11.00 x Nat Young (EUA) 6.47 x Matt Banting (AUS) 3.43
2: Kelly Slater (EUA) 7.00 x Kanoa Igarashi (EUA) 1.50 x Keanu Asing (HAV) 8.00
3: Jordy Smith (AFS) x Jadson André (BRA) x Kai Otton (AUS)
4: Matt Wilkinson (AUS) x Miguel Pupo (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)
5: Gabriel Medina (BRA) x Dusty Payne (HAV) x Ryan Callinan (AUS)
6: John John Florence (HAV) x Conner Coffin (EUA) x Joan Duru (FRA)
7: Adrian Buchan (AUS) x Stuart Kennedy (AUS) x Jeremy Flores (FRA)
8: Italo Ferreira (BRA) x Wiggolly Dantas (BRA) x Alex Ribeiro (BRA)
9: Julian Wilson (AUS) x Caio Ibelli (BRA) x Alejo Muniz (BRA)
10: Kolohe Andino (EUA) x Sebastian Zietz (HAV) x Jack Freestone (AUS)
11: Filipe Toledo (BRA) x Josh Kerr (AUS) x Davey Cathels (AUS)
12: Adriano de Souza (BRA) x Michel Bourez (TAH) x Adam Melling (AUS)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2016/10/paralisada-apos-2-bateria-etapa-da-franca-tem-inicio-ainda-sem-brasileiros.html

Nenhum comentário: