quarta-feira, 1 de junho de 2016

Chuva dá trégua, Djokovic vence jogo adiado sobre espanhol e vai às quartas




Após paralisação durante o terceiro set, na terça-feira, sérvio encontra quadra mais seca e consegue impor seu ritmo de jogo para bater Roberto Bautista Agut de virada




Por
Paris, França



Foram precisos dois dias para que Novak Djokovic, enfim, garantisse sua passagem às quartas de final em Roland Garros. Depois de duas interrupções por conta da chuva e o adiamento do confronto no meio do terceiro set, a partida contra Roberto Bautista Agut (16º) só foi finalizada nesta quarta-feira. E, com a quadra um pouco menos molhada que no dia anterior, o sérvio conseguiu dar velocidade ao jogo para vencer, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 3/6, 6/4, 6/1 e 7/5 em 3h16, somando todo o tempo desde a terça-feira.

Novak Djokovic vence Roberto Bautista Agut em Roland Garros 2016 (Foto: Reuters)
Novak Djokovic derrotou Roberto Bautista 
Agut após dois dias de disputa por conta 
da chuva (Foto: Reuters)


Na próxima fase, Djokovic, que vai em busca de seu primeiro título em Roland Garros, enfrenta o vencedor do confronto entre Tomas Berdych (8º) e David Ferrer (11º), que se enfrentam ainda nesta quarta-feira. Diante de ambos, o sérvio tem ampla vantagem no confronto direto. Contra o tcheco, Djoko venceu 23 das 25 partidas entre eles. Já com o espanhol, ele tem um retrospecto de 16 triunfos e cinco derrotas, a última em 2011.


+ Em duelo mineiro, Marcelo Melo bate André Sá nas duplas e vai às quartas+ Após pausa por chuva, Radwanska e Halep levam viradas e são eliminadas


O jogo antes da chuva...
Apesar da chuva fina, Djokovic e Bautista Agut foram para quadra ainda na terça-feira pela manhã e encararam um saibro bastante pesado para o confronto. Logo no primeiro ponto, foram 30 trocas de bola, mostrando a dificuldade de ambos - sobretudo do sérvio - em ditar o ritmo. Os games eram uma questão de teste de paciência, esperando quem erraria para definir o ponto. De cara, Djokovic quebrou o serviço de Agut, que jogou uma bola na rede no break point. Em seguida, foi a vez do espanhol devolver e empatar a disputa, contando com uma dupla falta do sérvio. O jogo seguiu em ritmo lento e os tenistas trocaram mais uma quebra para cada lado no sexto e sétimo games.

Novak Djokovic com guarda-chuva no jogo contra Roberto Bautista Agut em Roland Garros (Foto: Reuters)Djokovic brincou com a chuva que caiu em Paris aina na terça-feira (Foto: Reuters)


Neste momento, a chuva havia apertado em Paris, e Djokovic solicitou que o jogo fosse paralisado. No entanto, a organização do torneio ordenou que a partida continuasse. Visivelmente desconfortável em quadra, o sérvio errava mais que o normal e não conseguia manter o controle do jogo. Mais ligado, Bautista Agut aproveitou o momento e conseguiu sua terceira quebra sobre o número 1 do mundo no set logo em seguida. O espanhol foi para o saque, chegou a perder um set point, mas matou o ponto na rede para fechar em 6/3, tirando o primeiro set de Djokovic no torneio. Rapidamente, a quadra foi coberta e o jogo paralisado pela primeira vez.

Após mais de duas horas de paralisação, os jogadores voltaram à quadra mesmo com chuva fina. Djokovic deu show de simpatia ao pegar emprestado o guarda-chuva de uma torcedora e dar uma volta na quadra arriscando até uns passos como no filme "Dançando na Chuva". O sérvio voltou mais ligado e teve cinco break points salvos por Bautista Agut nos primeiros games. No sexto game, no entanto, Djokovic encaixou um lindo winner de devolução na cruzada e quebrou o saque de Agut para fazer 4/2. Logo em seguida o espanhol mostrou personalidade para devolver na mesma moeda, quebrando o serviço de Djokovic. Os tenistas seguiram melhores na recepção e trocaram novas quebras até que o sérvio fechasse o set em 6/4.

No terceiro set, Djokovic seguiu pressionando o saque de Roberto Bautista Agut e conseguiu uma quebra no quarto game. No seguinte, o espanhol elevou o nível, causou muita dificuldade ao sérvio, que conseguiu manter o saque e abrir 4/1 na parcial. A chuva apertou e o árbitro decidiu pela paralisação do confronto na terça-feira.

Roberto Bautista Agut Roland Garros 2016 (Foto: Reuters)
Por causa da chuva, a partida precisou ser 
cancelada na terça-feira, durante o 
terceiro set (Foto: Reuters)


... a continuação após a chuva
Com o piso ainda úmido, mas um pouco mais seco que na terça-feira, Djokovic conseguiu, enfim, dar um pouco de velocidade ao jogo com Bautista Agut. Desta forma, ficou à mercê do sérvio o estilo e o controle da partida. Rapidamente, ele quebrou o espanhol, confirmou seu saque e fechou a parcial em 6/1.

No início do quarto set, Agut reequilibrou o confronto, subindo o nível, da mesma forma que havia feito no dia anterior. Conseguindo se defender bem nos pontos e encaixando ótimas devoluções no saque do sérvio, o espanhol causou problemas e conseguiu quebrar o serviço de Djokovic no sexto game para abrir 4/2. No entanto, a recuperação do número 1 do mundo foi rápida. Impecável na recepção, Djoko devolveu a quebra e, em seguida, empatou a disputa. O duelo seguiu igual e parecia que seria decidido no tie-break. Mas, cirúrgico, o sérvio conseguiu o break no 6/5 e, sacando para o jogo, dominou os pontos e venceu a partida. No fim, esbanjou carisma ao chamar um boleiro para comemorar a vitória "mandando coração" para a torcida.

Djokovic manda coração para a torcida ao lado de boleiro em Roland Garros (Foto: Reuters)
Em comemoração, sérvio manda coração para 
a torcida ao lado de boleiro (Foto: Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: