quarta-feira, 1 de junho de 2016

À beira da Lagoa, Suíça terá casa com churrasco, neve e jurado do The Voice




Governo suíço repete ação feita na Copa do Mundo e promete levar medalhistas ao chamado Baixo Suíça, local que terá também pista de atletismo e rinque de patinação




Por
Lucerna (Suíça) e Rio de Janeiro



Embora não seja uma das potências olímpicas, a Suíça promete marcar presença forte na vida dos torcedores durante a Olimpíada e a Paralimpíada do Rio 2016. Por meio da Presença Suíça, órgão que divulga a imagem do país no exterior, o governo suíço vai abrir, daqui a exatamente dois meses, um espaço de hospitalidade à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro. É a repetição de uma iniciativa feita na mesma região durante a Copa do Mundo de 2014. O espaço montado no campo de beisebol do bairro, carinhosamente chamado de Baixo Suíça, terá atrações de peso como a presença de medalhistas do país - com grande expectativa para o tenista Roger Federer. O público também poderá curtir um globo de neve, um rinque de patinação no gelo e até um “guardião”, o cachorro JJ, da raça São Bernardo.


House of Switzerland, Baixo Suíça, Olimpíadas, Rio 2016 (Foto: Divulgação)
Projeção do Baixo Suíça na área do campo de 
beisebol da Lagoa (Foto: Divulgação)



A Suíça quer atrair o maior número de pessoas para conhecer a cultura e os costumes do país e também assistir às competições. A expectativa é que 450 mil torcedores passem pelo Baixo Suíça (House of Switzerland em inglês) durante a Olimpíada e a Paralimpíada. Com entrada gratuita, a casa de 4.100 metros quadrados estará aberta de 1º a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, sempre das 11h às 23h. No período entre os dois eventos, o horário será das 17h à 0h. O projeto completo, que vem desde a casa na Copa, teve investimento de 9 milhões de dólares (cerca de R$ 33 milhões).

- A House of Switzerland já havia conquistado os corações dos cariocas na Copa do Mundo de 2014 e ganhamos deles o apelido de Baixo Suíça. Isso nos deixou muito orgulhosos, por isso, vamos repetir a dose. Rodeada por montanhas e à beira da Lagoa, a House of Switzerland é como um pedacinho de Suíça e de Brasil, o ponto de encontro de duas naturezas. Vale aqui o lema: polos opostos se atraem, ou seja, a neve se alinha ao sol brasileiro, nosso mascote nacional, o Barry, se encontra com a mascote carioca, a Capivara, e por fim, o queijo Gruyère conhece o pão de queijo. Queremos celebrar o esporte e a amizade juntos - declarou o embaixador da Presença Suíça, Nicolas Bideau.


House of Switzerland, Baixo Suíça, Olimpíadas, Rio 2016, Christina Gläser, Giancarlo Fenini, André Regli, Nicolas Bideau, JJ (Foto: Divulgação)
Autoridades suíças posam com JJ, cachorro 
São Bernardo que será atração no Baixo 
Suíça (Foto: Divulgação)


O público poderá se divertir com atrações para todos os gostos. Na parte musical, o cantor e compositor Marc Sway, jurado da versão suíça do programa "The Voice", fará um show no dia da abertura e em outras datas que ainda serão divulgadas. Representante do soul e do pop, ele nasceu em Zurique, filho de pai suíço e mãe brasileira.

Marc Sway no "The Voice" da Suíça (Foto: Reprodução / Youtube)Marc Sway no "The Voice" da Suíça
(Foto: Reprodução / Youtube)


- Acho que os dois países têm uma grande riqueza, especialmente o Brasil que tem esse calor humano que eu nunca vi no mundo inteiro. Sou muito feliz de ter essas duas partes, e a minha música também é uma mistura - disse o cantor de 36 anos durante uma canja para jornalistas brasileiros convidados para um evento organizado pela Presença Suíça em Lucerna.

Outro ponto alto do local será a comida típica.  Além de um food truck com pratos que vão combinar ingredientes do Brasil e da Suíça, os visitantes terão a chance de conhecer o "Feuerring" (anel de fogo na tradução livre do alemão), espécie de chapa redonda aquecida por uma fogueira no centro, onde serão preparadas especialidades da culinária do país como salsichão e batata rostie. Para sobremesa, claro, o famoso chocolate suíço também estará à disposição.

Feuerring: novidade suíça será atração da casa (Foto: Eduardo Orgler)
Feuerring: novidade suíça será atração da 
casa (Foto: Eduardo Orgler)


No espírito dos Jogos, o público poderá testar a velocidade em uma pista de atletismo de 30 metros, com tomada de tempo oficial. Para trazer o frio da Suíça ao Rio, um globo de neve será montado, assim como um rinque de patinação com gelo sintético, que se transforma num bar à noite, com direito a caipirinha feita com licor da Suíça. Medalhistas prometem animar ainda mais o clima festivo. E a Miss Suíça 2016, Laurianne Sallin, também vai marcar presença.

Para deixar um legado após o Rio 2016, o governo suíço vai participar da revitalização do campo de beisebol da Lagoa. A ideia é fazer uma parceria com a ONG (Organização Não-Governamental) Baseball Escolar para o treinamento de crianças e jovens na modalidade. O beisebol esteve presente desde Barcelona 1992, mas saiu do programa olímpico em Londres 2012 e agora tenta retornar para Tóquio 2020 com outros quatro esportes. A decisão final sobre o programa dos Jogos de 2020 será tomada na 129ª sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), no Rio de Janeiro, em agosto deste ano.

House of Switzerland, Baixo Suíça, Olimpíadas, Rio 2016 (Foto: Divulgação)
Baixo Suíça estará aberto na Olimpíada e na 
Paralmpíada (Foto: Divulgação)


FONTE:

Nenhum comentário: