domingo, 8 de maio de 2016

Jefferson acha difícil volta à Seleção e se inspira em Nadal para superar falha



Preparado para a grande final do Carioca, goleiro do Botafogo conversou com o Esporte Espetacular e afirmou que sua maturidade o fez passar por cima do erro




Por
Rio de Janeiro, RJ




A falha no gol que deu a vitória ao Vasco no primeiro jogo da decisão do carioca não abalou Jefferson. O goleiro do Botafogo conversou com o Esporte Espetacular e mostrou saber exatamente a importância que tem dentro do elenco do alvinegro. Na entrevista, Jefferson afirma que o erro aconteceu com a pessoa certa já que sua maturidade o ensinou que uma única falha não pode comprometer o equilíbrio dentro de campo. (clique no LINK da FONTE no final da matéria abaixo  e veja no vídeo a entrevista de Fabio Juppa)
  
Uma fração de segundo é capaz de mudar os rumos de uma decisão. Foi o que aconteceu com Jefferson. Somando 427 partidas com a camisa alvinegra, ele é o único jogador presente nas últimas três conquistas do clube. Capitão, líder e exemplo para os outros jogadores. Mas afinal Jefferson encarou a falha como uma tragédia?

- O pessoal até brinca, né. Ninguém vai falar assim: “O piloto aterrissou muito bem o avião”. Você não vê isso, só vai ver quando acontece uma tragédia. E o que aconteceu no jogo contra o Vasco foi isso, uma bola, generalizou tudo... Praticamente esquece tudo que fez na competição, no jogo... entendeu? Então acho que estão valorizando muito uma coisa que é do futebol, eu vejo por esse lado. 
Acho que vale é o profissionalismo, o que você faz pelo clube. É tudo isso, e se vou lá no jogo contra o Vasco, pego três pênaltis, a gente é campeão, eu sou herói., acabou tudo? Tem que ter o equilíbrio, então acho que a gente deixa lá fora a euforia, mas dentro do clube tem que ter o equilíbrio.

O goleiro botafoguense usa ainda um exemplo do tenista Rafael Nadal para superar rapidamente os erros.

- Hoje eu tenho experiência, fé em Deus, apoio da família, acho que dos torcedores também. E isso é legal, isso te gera maturidade, e também a experiência conforme o tempo. Ouvi uma frase uma vez do Nadal dizendo o seguinte: “Cara, como você erra uma vez uma bola, a outra acerta e continua vencendo a partida, quando eu erro uma bola, eu viro a página e acabou, Aquela bola não tem mais volta, eu tenho que continuar a fazer o que eu sei fazer”. Então é isso que tem que fazer. Tanto que no jogo com o Vasco aconteceu o erro e tive ainda a oportunidade de fazer três boas defesas, saída de gol. Então é vida que segue, não pode ficar remoendo aquilo, as pessoas vão remoer, mas você não pode remoer porque você é profissional e tem que continuar a caminhada.


Jefferson, esporte espetacular (Foto: Reprodução TV Globo)
Jefferson, esporte espetacular ]
(Foto: Reprodução TV Globo)


Ele acha até mesmo que o erro individual foi mais rapidamente superado por ter acontecido com ele. 
Afinal Jefferson, quando você erra no Botafogo, qual a reação dos outros jogadores?

- Hoje eles me conhecem, tanto que quando a gente tomou o gol, por cinco, dez minutos eu vi que eles ficaram um pouco abatidos. Só que eu, como capitão e como líder, fiz questão de levanta-los ali, e falei para gente não abaixar a cabeça, Falei que a gente ia conseguir nossos objetivos ali e, automaticamente, eles foram crescendo, crescendo. E esse é o meu papel aqui no Botafogo, a gente sabe que a gente não tem espaço pra se abater, abaixar a cabeça, hoje eu sou líder, sou capitão aqui, e eles me tem como exemplo e espelho. E é claro que alguns dão uma reação de "não poderia ter acontecido", mas creio que aconteceu com a pessoa certa ali, hoje graças a Deus eu posso ter peito pra poder assumir, Hoje a gente tá com elenco desacreditado por muitos e, talvez se acontecesse com outra pessoa seria bem pior. Então assumo e faço um papel de líder e de capitão.
Jefferson já virou a página da falha e parece não dar bola mais também para sua ausência de seu nome nas listas da Seleção Brasileira. 

- A gente tem que ser realista não é? Acho que hoje fica difícil de eu estar na seleção brasileira, Não por aquilo que a gente vem fazendo, porque creio que eu estou em um bom momento aqui no Botafogo, mas pelas circunstâncias, mas tem que virar a página, não pode ficar remoendo. "ah, porque isso, porque aquilo...", eu tenho muita coisa pra alcançar, hoje minha seleção é o Botafogo, minha casa é o Botafogo, a gente tem uma final muito importante, um brasileiro que vai ser muito difícil, a gente tem que estar preparado, unir todas as forças, então é virar a página, continuar trabalhando no Botafogo e se aparecer futuramente, eu vou estar preparado.

Jefferson, esporte espetacular (Foto: Reprodução TV Globo)
Jefferson, esporte espetacular 
(Foto: Reprodução TV Globo)


FONTE:

Nenhum comentário: