sábado, 7 de maio de 2016

Atual campeão, Murray interrompe série de Nadal e vai à final em Madri

Espanhol vinha de 13 vitórias consecutivas no circuito, mas viu o britânico atuar em alto nível para voltar à decisão e garantir o posto de número 2 do mundo




Por
Madri, Espanha




Andy Murray contra Rafael Nadal no Masters 1000 de Madri (Foto: Getty Images)Andy Murray garantiu mais uma final do Masters 1000 de Madri (Foto: Getty Images)


Com 13 vitórias e dois títulos - no ATP de Barcelona e no Masters 1000 de Monte Carlo - em sequência, o favoritismo estava todo ao lado de Rafael Nadal neste sábado, na semifinal do Masters 1000 de Madri. Porém, do outro lado tinha Andy Murray, atual campeão do torneio e motivado a não perder o posto de número 2 do mundo. O britânico "domou" o Touro Miúra, superou o apoio da torcida para o rival e, subindo o nível nos momentos decisivos - salvou 11 break points no jogo -, garantiu mais uma ida à final na Espanha ao vencer por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/4 em 2h11.

Como foi campeão em Madri na última temporada, Murray defende 1000 pontos e, por isso, deixaria de ser o número 2 do mundo caso não fosse à final. Assim, Roger Federer, mesmo sem atuar, reassumiria a posição. A vitória sobre Nadal o mantém em segundo lugar. Na decisão, que acontece no domingo, ele enfrenta o vencedor do confronto entre Novak Djokovic e Kei Nishikori, que jogam ainda neste sábado.


O jogo
A boa fase de Rafael Nadal no momento da temporada de forma alguma assustou Andy Murray, atual campeão do Masters 1000 de Madri. O confronto começou bastante equilibrado e com troca de pontos, com os tenistas tendo dificuldades em confirmar os serviços. No quarto game, o britânico abriu três break points, Nadal salvou dois, mas não segurou a quebra. Em seguida, Murray ainda confirmou e fez 4/1 no primeiro set.

Empurrado pelo torcedor, o Touro Miúra foi beliscando uma quebra: desperdiçou duas chances no sétimo game e teve mais duas no nono, quando o britânico sacava em 5/3. Desta vez, Nadal quebrou o rival e empatou a disputa em sequência. Tudo indicava uma ida ao tie-break, mas Andy Murray ainda tinha um coelho na cartola: no saque do espanhol, teve três break points e encaixou uma linda paralela na devolução para conseguir a quebra e fazer 7/5 para fechar a parcial.

Rafael Nadal contra Andy Murray no Masters 1000 de Madri (Foto: Getty Images)
Rafael Nadal errou muito nos momentos decisivos 
e parou na semifinal do Masters 1000 de Madri 
(Foto: Getty Images)


O duelo, que já vinha equilibrado, só melhorou de nível no segundo set. Com games longos, os tenistas faziam cada ponto parecer o último. Porém, era Andy Murray quem se sobressaía nos momentos decisivos. Logo no início, o britânico salvou três break points e ainda salvaria outros dois no quinto game. Quando tinha 3/2, na única oportunidade de quebra que teve, Murray não desperdiçou e abriu vantagem. Nadal tentou reagir rapidamente, mas o britânico não dava brechas nos pontos-chaves e voltou a se segurar em dois break points.

Sacando para o jogo em 5/3, Murray viu o filme do set anterior passar em sua cabeça. Com erros não forçados consecutivos, o britânico perdeu um match point e, com duas bolas na rede, sofreu a quebra. A torcida passou a vibrar e empurrar o Touro Miúra com os gritos de "Sim, se pode". Até poderia. Mas Nadal falhou quando se esperava que daria a volta por cima. Foi a sua vez de vacilar, dar um smash fácil na rede e, com dois match points, Murray não deperdiçou desta vez e fechou o confronto em 6/4.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2016/05/atual-campeao-murray-interrompe-serie-de-nadal-e-vai-final-em-madri.html

Nenhum comentário: