quinta-feira, 14 de abril de 2016

Wada anuncia anistia parcial para usuários da substância meldonium


Decisão da entidade se deve ao fato de que ainda há pouca pesquisa científica sobreo tempo de permanência do uso da droga na corrente sanguínea dos esportistas





Por
Moscou



A Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou nesta quarta-feira que atletas que testaram positivo em exames para meldonium poderão ter seus banimentos revertidos. De acordo com informações da agência Reuters e da imprensa internacional, a entidade admitiu que pesquisas mais aprofundadas precisam ser realizadas para estabelecer por quanto tempo a substância pode permanecer na corrente sanguínea.

Maria Sharapova coletiva (Foto: Getty Images)
Maria Sharapova pode escapar de punição 
(Foto: Getty Images)


A presença de menos de um micrograma de meldonium em amostras de exames antidoping realizados em esportistas antes de 1º de março deste ano é aceitável, segundo a Wada. O meldonium foi acrescentado à lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping no dia 1 de janeiro de 2016, e atletas de todo o mundo foram informados da decisão no outono do hemisfério norte de 2015. De acordo com a Wada, 172 exames deram positivo para a substância desde sua proibição.

- Se a organização antidoping achar que o atleta não tinha conhecimento ou não suspeito que a substância seguiria em seu corpo após o dia 1 de janeiro de 2016, então a descoberta de negligência ou de inocência pode ser atribuída a ele. No caso do meldonium, há pouca informação científica clara atualmente.

Yuliya Efimova natação (Foto: Getty Images)
Yuliya Efimova também foi flagrada por uso 
de meldonium (Foto: Getty Images)


A decisão pode ter repercussões, por exemplo, no caso da tenista Maria Sharapova. Ela falhou o teste por meldonium enquanto competia no Aberto da Austrália, em janeiro. A Rússia, inclusive, foi o país que teve mais atletas sendo pegos nesses exames pelo uso da substância. No mundo todo, 127 foram banidos por conta da utilização da droga.

Ministro russo dos esportes, Vitaly Mutko, que recentemente admitiu que 40 esportistas russos de ambos os sexos foram flagrados em testes de dopagem de meldonium, celebrou o anúncio feito nesta quarta-feira.

- O Ministério dos Esportes da Rússia apoia e saúda a decisão tomada pela Wada porque mostrou disposição para entender a situação, em vez de se ater ao manual. Eles logo se puseram a estudar quanto tempo o meldonium leva para ser eliminado do organismo de um atleta... A Wada demonstrou imparcialidade e que é objetiva na luta contra o doping - concluiu.


Leia mais:
entenda os efeitos do Meldonium


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/04/wada-anuncia-anistia-parcial-para-usuarios-da-substancia-meldonium.html

Nenhum comentário: