domingo, 10 de abril de 2016

Rusga com Levir e jejum de oito jogos: Fred vira ponto de interrogação no Flu


Liberado até a próxima terça-feira, capitão tricolor está insatisfeito com as seguidas substituições e possível saída não é descartada nos bastidores das Laranjeiras




Por
Rio de Janeiro



 
Sábado à noite, Laranjeiras, escuridão, silêncio e alguns seguranças do Fluminense. O motivo? Fred ainda estava no clube mesmo horas após o fim do treino. Em meio a um jejum de oito jogos e, principalmente, rusgas com o técnico Levir Culpi, o atacante se reuniu com a diretoria, alegou problemas particulares e não viajou para enfrentar o Volta Redonda. Seu casamento com o Tricolor parece viver uma eterna montanha-russa de altos e baixos. Nos últimos sete anos, viveu uma relação de amor e ódio com a torcida. Idolatrado e por vezes perseguido, já se declarou e também ameaçou sair. O último abalo dessa história aconteceu neste fim de semana. A reapresentação do jogador está marcada para a próxima terça-feira, dia do novo e decisivo capítulo. Até lá, um grande ponto de interrogação fica no ar: qual será o futuro do camisa 9?

levir culpi fred fluminense (Foto: Nelson Perez / FluminenseFC)
Levir Cupi conversa com Fred: relação abalada 
após as substituições frequentes 
(Foto: Nelson Perez / FluminenseFC)


A longa reunião nas Laranjeiras não foi uma conversa qualquer. Basta analisar o elenco presente: além de Fred, seus representantes Rodrigo Chaves (irmão e empresário) e Francis Melo (assessor que também cuida da carreira do jogador) se reuniram com o presidente Peter Siemsen e o diretor executivo de futebol Jorge Macedo. Durante o papo, não foi levantada a chance de o atacante deixar as Laranjeiras - apesar de a possibilidade não ser descartada nem algumas correntes do clube. Respeitando a história do capitão no Flu, a diretoria aceitou liberá-lo até a próxima terça. Todos os participantes da reunião deixaram o clube após às 20h30 e em meio à escuridão da noite de sábado. Ninguém quis falar com a imprensa.


Fred pós-lesão no Flu:
Tombense - saiu aos 15m do 2ºT
Madureira - jogou os 90 minutos
Bangu - saiu aos 29m do 2ºT
Boavista - saiu aos 13m do 2ºT
Flamengo - saiu aos 12m do 2ºT

A expectativa é grande para saber qual será o discurso de Fred no retorno. A verdade é que o camisa 9 teve algumas rusgas recentes com o técnico Levir Culpi, principalmente por causas das seguidas substituições. Desde que voltou de lesão, o capitão disputou cinco jogos e foi sacado em quatro. Em três deles, contra Tombense, Boavista e Flamengo, saiu antes dos 15 minutos do segundo tempo. Algo até certo ponto explicável pelo retorno de lesão e da necessidade de dar ritmo de jogo a quem pode ser titular na final da Primeira Liga - Fred, suspenso por cinco jogos após agressão ainda na estreia, não joga. O jejum de oito partidas sem marcar potencializa ainda mais a insatisfação do atacante. A última bola na rede foi em 11 de fevereiro. Já são 59 dias de seca, número que contrasta com os dez jogos de invencibilidade do Flu. Pelo menos neste momento, a ''Fredependência'' não existe.

A vitória sobre o Madureira, coincidentemente o único jogo da lista que Fred jogou até o fim, foi marcada ainda por uma discussão no vestiário. No intervalo da partida, o capitão reclamou muito com os mais jovens de que a bola não estava chegando. Levir o interrompeu e disse que quem falava ali era ele. O camisa 9 não gostou. Para piorar, ainda perdeu um pênalti no segundo tempo e manteve o jejum. Na última quarta, quando foi sacado aos 15 minutos da etapa final contra o Tombense, o atacante deixou o estádio sem falar com ninguém. Perguntado sobre as constantes substituições, o treinador respondeu com a sinceridade de sempre.

- Um cara me perguntou: ''A saída do Fred foi um pedido dele?''. Eu respondi: ''Não, foi um pedido meu'' (risos). É incrível como as pessoas passam a liderança para um cara que não tem que assumir a liderança do clube. Fred tem que assumir a liderança do time. Aliás, é um líder natural. Não acho que ele deve receber todo esse peso que dão a ele. Não pode comandar o clube, a não que que pare de jogar e assuma o comando. Ai fica tranquilo, ele manda, dá as cartas - disse Levir ao programa ''Esporte Fantástico'', exibido no sábado pela Rede Record.

Fred tem que assumir a liderança do time. É um líder natural. Não acho que ele deve receber todo esse peso que dão a ele. Não pode comandar o clube, a não que que pare de jogar e assuma o comando. Ai fica tranquilo, ele manda, dá as cartas.
Levir, em entrevista ao ''Esporte
Fantástico'' da Rede Record

O treinador é conhecido por não ter medo de bater de frente com jogadores consagrados no clubes em que trabalha. Foi assim com Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli em seu último clube, o Atlético-MG. Fato é que as reclamações de Fred foram o assunto nos bastidores das Laranjeiras na última sexta, dia da reapresentação do elenco após a vitória pela Copa do Brasil. Diante do problema, o presidente Peter Siemsen teria até adiado o anúncio do novo vice-presidente de futebol, que já está definido e o nome segue em sigilo. Em meio à birra com Levir, o camisa 9 esbravejou: ''Então me empresta para outro clube brasileiro''.

Caso o jogador queira deixar as Laranjeiras, o futebol nacional é uma das poucas opções possíveis. Palmeiras e Cruzeiro demonstraram interesse em um passado recente. No evento deste sábado para torcedores no futuro CT do Flu, membros da diretoria falavam sobre a possibilidade de Fred defender o clube paulista. No exterior, todas as janelas de transferência dos principais centros do futebol mundial estão fechadas. Nos mercados emergentes, apenas a dos Estados Unidos segue aberta até o início de maio.

A possível saída, aliás, não preocupa algumas cabeças importantes nas Laranjeiras por causa do alto custo de Fred: salário de R$ 800 mil - com direito a pedido recente de aumento para atingir a casa de R$ 1 milhão - e contrato até dezembro de 2018. Não foram poucas as vezes que o adeus do camisa 9 tricolor foi cogitado desde quando ele chegou ao clube, em março de 2009. A mais recente foi uma proposta da China. Nada, no entanto, se concretizou.

Após a reunião de sábado, a reportagem do GloboEsporte.com tentou contato com a diretoria tricolor e com os representantes do jogador, mas não conseguiu contato. Estaria o casamento de sete anos entre Fred e o Fluminense perto do fim? A torcida terá de esperar até a próxima terça-feira para saber as cenas dos próximos capítulos.

Carro Fred Fluminense Laranjeiras (Foto: Edgard Maciel de Sá)
Fred deixa as Laranjeiras após a longa reunião 
de sábado: adeus ou até breve do Flu? 
(Foto: Edgard Maciel de Sá)


FONTE:

Nenhum comentário: