terça-feira, 12 de abril de 2016

Peter admite insatisfação e espera fico de Fred no Flu: "Não há plano B



Presidente tricolor reconhece chance de saída de atacante após desentendimento com Levir Culpi. Enquanto busca solução, capitão treina separado do elenco





Por
Rio de Janeiro




Coletiva Peter Siemsen - Fluminense Fred (Foto: André Durão)
Peter confia em solução de impasse entre Fred 
e Levir e não dá prazo para solucionar o caso 
(Foto: André Durão)


O Fluminense, enfim, se manifestou de forma oficial sobre o desentendimento entre Fred e Levir Culpi. Na tarde desta terça-feira, o presidente Peter Siemsen, em entrevista coletiva ao lado do diretor executivo de futebol Jorge Macedo, nas Laranjeiras, confirmou que o atacante apresenta uma "insatisfação" com o treinador. Disse que não há nenhuma definição tomada e que trabalha duro para resolver o caso, afinal, espera manter o camisa 9 no Tricolor. Reconheceu que não há chance de demissão do técnico e, caso não haja acordo, a solução será pela saída do atleta, sem prejuízo ao clube. Até lá, o atacante irá treinar em horário alternativo ao grupo de atletas.

- Quero esclarecer logo que o objetivo da entrevista não é apresentar nenhuma decisão a vocês. É para dar uma resposta a torcida, dar esclarecimentos. Existe uma situação, há necessidade de pronunciamento. Para esclarecer as dúvidas. Aqui não é para apresentar nenhuma definição. O Fred apresenta no momento uma insatisfação. Procuramos resolver da melhor maneira possível.
Trabalhamos duro para que ele reflita sobre a situação, para que ele volte a atuar com o grupo.
Estamos com duas decisões pela frente. Final da Primeira Liga e possivelmente as semifinais do Carioca - afirmou o dirigente, antes de responder as perguntas dos jornalistas.


Flu confirma reapresentação de Fred nesta terça; atacante segue irredutível
rmão de Fred se reúne com o Flu, mas futuro do capitão segue indefinido
Entre gols e títulos, lembre seis polêmicas de Fred no Fluminense
Levir sugere conversa com Fred: "Queria ouvir dele qual foi o problema"
Parte da torcida fecha com Levir e ataca Fred: "Flu não precisa de você"


Fred Fluminense Laranjeiras (Foto: André Durão)
Fred deixa as Laranjeiras, após pouco 
mais de quatro horas, ao lado de 
Francis Mello (Foto: André Durão)


A manifestação ocorreu após a reapresentação do capitão tricolor. O jogador, conforme combinado, se reapresentou ao clube nesta manhã. Ele chegou às Laranjeiras às 9h55, cinco minutos antes do horário marcado para o seu treinamento. Havia sido liberado pela diretoria tricolor no último sábado para resolver problemas particulares, que atendem pelo nome de Levir. Fred deixou o clube às 14h03min. Estava ao lado do assessor de imprensa Francis Mello, que também o havia acompanhado na chegada. No período em que esteve no clube, fez exercícios na academia. Sozinho, afinal, o restante do grupo está de folga - o próximo jogo é, sábado, diante do Vasco, em Manaus, pelo Carioca.

Está claro que existe uma insatisfação. O nível dela vamos conhecendo ao longo dos dias. No início tem muita carga emocional, aos poucos todos vão refletindo. A partir disso, gostaríamos de caminhar para o retorno dele".
Peter Siemsen, presidente do Flu, sobre Fred

- O que conversamos internamente é uma questão de diretoria, do jogador de seus assessores. Está claro que existe uma insatisfação. O nível dela vamos conhecendo ao longo dos dias. No início tem muita carga emocional, aos poucos todos vão refletindo. A partir disso, gostaríamos de caminhar para o retorno dele. No momento, o objetivo é a reintegração dele. Não há outro plano, não há plano B - concluiu.

Peter disse que o Flu ainda não recebeu qualquer proposta pelo atacante, definido como "maior ídolo da histórica contemporânea do clube". Reiterou trabalhar para contornar o caso, evitando falar do futuro. Coube ao diretor Jorge Macedo fazê-lo. Apesar de tentar negar o ultimato do jogador, que já avisou à diretoria que não trabalha mais com Levir, descartou a eventualidade de pagar parte do salário do atleta caso ele seja emprestado a outro clube:

- Não houve esse tipo de conversa (Fred afirmar que não joga mais sob comando de Levir). A tentativa é reconciliar. Caso ocorra a situação de saída, o Fluminense, em nenhum momento, vai arcar com salário.

Peter Siemsen e Jorge Macedo - Fluminense - caso Fred (Foto: André Durão)
Peter negou ter recebido oferta por Fred, e 
Macedo descartou pagar salário em casa 
de empréstimo(Foto: André Durão)


Na última segunda, o irmão e empresário Rodrigo Chaves apareceu de surpresa nas Laranjeiras, se reuniu com a diretoria. E o impasse, iniciado no sábado, permaneceu. Pelo segundo dia consecutivo, o atleta não treinou e sobrou da relação ao jogo contra o Volta Redonda. De imediato, pediu para conversar com o presidente e anunciou que não jogaria mais sob comando de Levir. Tudo começou por um desentendimento, no intervalo da partida contra o Madureira, após Fred cobrar os jogadores mais novos. O treinador não gostou e disse que quem mandava era ele. O atleta se sentiu humilhado.


Levir rebate insatisfação de Fred: "Jogador joga, e técnico treina"
Fred não estava relacionado por Levir Culpi para o jogo contra o Volta Redonda
Fred diz que não joga mais com Levir e futuro fica indefinido após reunião
Rusga com Levir e jejum de oito jogos: Fred vira ponto de interrogação no Flu
Fred conversa com diretoria, alega problemas particulares e não joga


O camisa 9 ganha R$ 800 mil por mês - sendo metade deste valor em direitos de imagem - e tem contrato até dezembro de 2018. Com as principais janelas de transferência do futebol mundial fechadas neste momento (entre os países emergentes a dos Estados Unidos segue aberta até maio), um empréstimo para o mercado brasileiro seria a saída mais palpável.

- Se não houver uma solução, vamos procurar o plano B. Mas não para um atleta ocupar o espaço do Fred, o que é difícil pela história que ele construir. Vamos ter que encontrar outros caminhos. O Fluminense tem que cuidar de seus interesses. O Flu não aceita prejuízos financeiros e de imagem. O prejuízos já temos com o fato em si. Vamos trabalhar para solucionar da melhor maneira - completou Peter.

O Flu se reapresenta na tarde desta quarta. Sem Fred. O atacante é esperado para treinar, igualmente nas Laranjeiras, pela manhã.


A íntegra da entrevista:

Peter Siemsen - caso Fred - Fluminense (Foto: André Durão)
Peter conversou com jornalistas nas 
Laranjeiras: sem novidades quanto 
a Fred (Foto: André Durão)


Peter sobre nova polêmica após saída de Diego Souza
Não tem inferno nenhum. Diego Souza não teve inferno. Sheik foi mais complexa. Mas o Fluminense mudou bastante, nosso caminho está claro. E temos orgulho desse caminho, que me parece correto. Estamos com melhor infraestrutura, boa produção de base, resultados financeiros elogiados, o que era impensável. Quem sabe não teremos o estádio. Minha gestão termina em alguns meses e quem sabe o clube não segue em frente em busca de seu estádio. Fred é importante, queremos ele no grupo, nos ajudando, ele faz a diferença. Mas respeito o momento de reflexão dele e vamos avaliar como vai se decidir tudo no final.

Peter sobre reunião com Fred
Com relação à reunião, volto a dizer: o assunto, os detalhes, dizem respeito à diretoria e ao atleta. Sobre contar com o jogador, queremos tê-los satisfeitos, na luta. Se o momento que o atleta vive é de reflexão, precisa superar insatisfação. Ser humano, grande história no Flu, convivi muito. Se existe uma insatisfação, vamos procurar resolver da melhor maneira possível. O jogador faz parte de um grupo, que não é só de jogares. Todo grupo é impossível ter unidade pensamento, condita, história, tamanho. Existe hierarquia, organização, satisfação de estar, não estar.. No futebol não é diferente. Aqui vejo um grupo como qualquer outra, vivendo seu momento. No Brasil estamos muito atrasados no modelo de gestão. Os clubes precisam evoluir. Temos uma cultura que é extremamente imediatista. Não acho que tenha uma questão tão difícil. Existe essa especulação porque o Fred talvez seja o mais famoso do Brasil, e se fosse com outro, seria diferente. O Fluminense vai respeitar todos. Do Fred ao jogador da base. Todos passam por momentos difíceis. O clube ainda paga conta de alguns rompantes. Existe hierarquia, e vamos tratar sempre todos com respeito. O Fred é o maior ídolo contemporâneo e uma pessoa espetacular. Se não está feliz no clube, temos que encontrar caminhos. Nossa luta é para que seja o da reintegração. Se não for, a vida segue e o Fluminense vai continuar crescendo, vai ter CT, estádio...independentemente de qualquer pessoa.
Ele (Levir) fica. O Fred, a nossa intenção, é que ele fique também. Não recebemos proposta alguma e não fazemos questão de receber. Conflito, discordância de opinião existe em qualquer ambiente. A nós cabe procurar resolver".
Peter Siemsen, presidente do Flu

Peter sobre permanência de Levir
Ele fica. O Fred, a nossa intenção, é que ele fique também. Não recebemos proposta alguma e não fazemos questão de receber. Conflito, discordância de opinião existe em qualquer ambiente. A nós cabe procurar resolver. Um ídolo como o Fred, com a importância que tem para o Flu, é uma situação que sempre vai causar prejuízo. Não tem vencedor nessa história. Nosso papel é encontrar o menor prejuízo para todos. Temos que evitar que esse problema se torne algo cada vez maior. Estamos aguardando uma reflexão, gostaríamos muito do retorno. Se não for possível, vamos discutir e avaliar qual seria a segunda solução menos danosa.

Jorge Macedo sobre a situação Fred x Levir
Houve insatisfação. Não houve isso de não fico se o Levir ficar. Não vamos arcar com salários, com nada. Queremos resolver.

Peter sobre declarações de Levir
'É natural que o Levir respondesse dessa maneira, já que ele não estava no conversa e não tinha falado com o Fred. Era importante ele ter ouvido da própria pessoa. Nosso poder de sintetizar é limitado, difícil passar o sentimento dele. Falamos que ele não ia e a situação. Presidente comanda o clube, diretor comanda o futebol, treinador comanda o vestiário. Existe uma hierarquia. Normal que o técnico queria ouvir o jogador para construir sua opinião. O caminho é uma reflexão importante para ver se é possível superar por parte do Fred este momento. As coisas são resolvidas com os dias, com o passar do tempo, que não pode ser muito, porque estamos jogando e é um atleta importante. Não pode se eternizar. Mas acredito no bom senso de todos e a gente encontre um caminho. No momento não pensamos no plano B, apenas no A, a permanência dele.

levir culpi fred fluminense (Foto: Nelson Perez / FluminenseFC)
Desentendimento entre Fred e Levir ocorreu 
no intervalo do jogo contra o Madureira 
(Foto: Nelson Perez / FluminenseFC)


Peter sobre próximo treino de Fred
Não garanto que ele participe amanhã. É possível que ele treine em horário alternativo.

Peter sobre Levir aceitar Fred de volta
Não tenho dúvida que o Levir aceita. Acho que, na verdade, conta com ele. Não sei se houve quebra de hierarquia.

Jorge Macedo sobre conversa entre Fred e Levir
Não houve a conversa com Levir e Fred. Estamos esperando uma reflexão do Fred para que esta conversa aconteça.

Peter sobre saída de Fred
Se ele por qualquer razão ele deixar as Laranjeiras, seria uma coisa para lamentarmos muito. Acho que não seria bom. Vamos aguardar as decisões dele, como isso se desenrola. Mais importante é ter um grupo sólido. Vamos continuar lutando para disputar as competições, sempre chegando ao menos nas fase finais e podendo ser campeão. O foco do Fluminense é tudo, a competição, a melhoria da situação financeira, da infraestrutura, da produção de atletas... E isso independe de qualquer pessoa, do presidente, do Jorge Macedo, do técnico, do jogador. Se não houver uma solução, vamos procurar o plano B. Mas não para um atleta ocupar o espaço do Fred, o que é difícil pela história que ele construiu. Vamos ter que encontrar outros caminhos. O Fluminense tem que cuidar de seus interesses. O Flu não aceita prejuízos financeiros e de imagem. O prejuízos já temos com o fato em si. Vamos trabalhar para solucionar da melhor maneira.

Jorge Macedo sobre próximo treino de Fred
Amanhã (quarta-feira) ele treina em horário alternativo e vamos esperar para ver o que acontece no dia seguinte, se ele vai voltar para o grupo ou não.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2016/04/peter-diz-que-nao-ha-definicao-quanto-ao-futuro-de-fred-no-flu.html

Nenhum comentário: