terça-feira, 12 de abril de 2016

Joia cobiçada e 100%: Atlético Nacional vira sensação na Libertadores



LIBERTADORES 2016



Sob comando de Reinaldo Rueda, clube registra melhor início de um colombiano na competição e serve de vitrine para Marlos Moreno, desejo de gigantes pelo mundo





Por
Rio de Janeiro




Peñarol x Atlético Nacional (Foto: AP)Atlético Nacional assegurou vaga às oitavas diante do Peñarol (Foto: AP)


Em uma Copa Libertadores da América com clubes tradicionais do continente querendo tomar o posto de favorito, uma equipe colombiana desbanca gigantes e chama para si as atenções na fase de grupos. Com 100% de aproveitamento após quatro jogos, o Atlético Nacional, da Colômbia, que tem no currículo um título da competição em 1989, registra o melhor início de um representante do país no atual formato e aparece como a principal sensação da América do Sul.

Liderança isolada do Grupo 4, terceiro melhor ataque da Libertadores, com 11 gols marcados, melhor defesa da competição, ainda sem sofrer gols, e primeira equipe a conquistar a classificação para as oitavas de final - ainda no dia 15 de março, com uma goleada de 4 a 0 diante do Peñarol, no Uruguai. Mas o destaque vai além dos números e chega aos bons desempenhos dentro e fora de casa, com grande volume de jogo, linha defensiva forte e talentos individuais em alta. 

- Nós temos um sonho, uma ilusão e trabalhamos para conquistar a Libertadores. Sabemos que é um caminho muito difícil e por isso vamos passo a passo. Temos a tranquilidade por já estarmos classificados para as oitavas, mas com os pés no chão. Somos o Atlético Nacional e sempre entraremos em campo para ditar nosso ritmo - destacou Marlos Moreno, um dos destaques da equipe, ao site oficial do clube antes da partida contra o Sporting Cristal nesta terça-feira, a partir de 21h45 (de Brasília).


"NOVO ASPRILLA" DE JUAN CARLOS OSÓRIO

Dos muitos responsáveis pelo sucesso da equipe colombiana na temporada, Marlos Moreno pode ser apontado como grande joia. Aos 19 anos, a revelação do Atlético Nacional saiu de campo escolhido como melhor jogador da partida em três oportunidades na Libertadores. Artilheiro do time de Medellín, com três gols, o meia-atacante coroou a grande fase com a primeira convocação para a seleção colombiana e o interesse de grandes clubes ao redor do mundo.

marlos moreno atletico nacional colombia (Foto: Raul Arboleda/AFP)Marlos Moreno é um dos destaques do time (Foto: Raul Arboleda/AFP)


Ainda na base do clube, Moreno foi aconselhado e lapidado por Juan Carlos Osório, ex-treinador do São Paulo. Mesmo com a pouca idade, o garoto carrega nas costas - e não se opõe - o status de "novo Asprilla", um dos maiores jogadores da história do país. A resposta é dentro de campo. Huracán, Sporting Cristal e Peñarol sentiram na pele a dificuldade de encarar o colombiano.

Atento ao mercado sul-americano, o Santos foi o primeiro clube brasileiro a avançar negociações com o jogador. O time da Vila Belmiro, segundo o presidente Modesto Roma, estaria disposto a pagar US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 11 milhões) para levar o camisa 29 após a participação na Libertadores.

A concorrência com o Peixe pelo futebol de Marlos Moreno é forte. Um representante santista foi à Colômbia e tomou conhecimento do interesse de Porto e Liverpool, mas a lista não termina por aí. De acordo com a imprensa francesa, o PSG estaria disposto a abrir o bolso para assegurar a contratação da promessa de Medellín.


EXPERIÊNCIA DE COPA DO MUNDO

A missão de comandar o Atlético Nacional é de Reinaldo Rueda. A postura dos colombianos dentro de campo passa pelo treinador de 58 anos, que não treinava um clube desde 2002, quando deixou o Independiente de Medellín para assumir o sub-21 da Colômbia. Desde então, Rueda apostou na carreira como comandante de seleções, ganhou experiência e retornou em junho de 2015 com a estratégia de tornar a equipe mais competitiva no cenário internacional.

- Foram 13 anos de lindas experiências. Creio que vamos aprimorando a capacidade de análise. É como dizem: a sabedoria dos anos, os golpes da vida, as experiências acumuladas hoje servem para que seja cada dia melhor. São situações da vida, tive propostas economicamente sedutoras, bastante tentadoras, mas aqui a parte familiar conta muito. Quando não existe essa identidade, um projeto esportivo conta mais que um projeto econômico e sonho toda minha vida em fazer coisas importantes - afirmou Rueda, em entrevista ao diário "El Espectador" logo na chegada ao Atlético Nacional.

Em Medellín, o treinador adotou o 4-2-3-1 como esquema ideal para explorar as principais virtudes da equipe. Com Pérez e Mejía, dois volantes que saem para o jogo, o Atlético Nacional tem no letal quarteto ofensivo a principal arma, com Marlos Morenos, Copete, Guerra e Ibarbo.

A trajetória nas seleções profissionais começou em 2004. O treinador assumiu a Colômbia no meio das Eliminatórias após início ruim, com objetivo de garantir a classificação para a Copa do Mundo da Alemanha. O sonho ficou pelo caminho com uma amarga 6ª posição, mas o trabalho foi digno de elogios. Os desafios não pararam e o novo passo foi na seleção de Honduras. Com dificuldades, uma vaga histórica para o Mundial da África do Sul. A participação acabou na fase de grupos, com apenas um ponto conquistado no empate sem gols com a Suíça, mas apresentações seguras contra Chile e Espanha.

Ricardo Rueda Atlético Nacional (Foto: Reprodução/Twitter)Ricardo Rueda, técnico do Atlético Nacional (Foto: Reprodução/Twitter)


O novo ciclo em uma seleção tinha o Brasil como destino. Missão dada, missão cumprida. À frente do Equador, Reinaldo Rueda terminou a fase classificatória na 4ª posição. No Copa do Mundo, porém, gosto de frustração. No equilibrado Grupo E, as expectativas eram grandes por uma vaga nas oitavas, mas a derrota na estreia para Suíça foi balde de água fria. Os equatorianos ainda venceram Honduras e até seguraram empate contra a França, mas não foi o bastante para evitar a queda e críticas, inclusive dentro da própria seleção.

- O professor muitas vezes é gente boa, mas acho que falta mão firme. Faltou severidade


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2016/04/joia-cobicada-e-100-atletico-nacional-vira-sensacao-na-libertadores.html

Nenhum comentário: