sexta-feira, 15 de abril de 2016

Confiante e mais leve, Cielo define luta final por vaga: “Eu contra eu mesmo”



OLIMPÍADAS



Único campeão olímpico da natação brasileira chega ao Rio de Janeiro para a última seletiva olímpica otimista na busca de sua classificação para os Jogos: "Estou bem"





Por
Rio de Janeiro




Os últimos três meses de Cesar Cielo foram de dedicação total ao objetivo de garantir a classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O trabalho feito nos Estados Unidos neste período deixou o nadador otimista para a última seletiva brasileira, o Troféu Maria Lenk, que começa nesta sexta-feira, no Estádio Aquático do Parque Olímpico. O único campeão olímpico da história da natação do país desembarcou no Rio de Janeiro nesta quinta determinado e confiante, apesar da fase ruim que vem marcando sua carreira desde o ano passado.

- Estou vendo essa competição: “eu contra eu mesmo”, mais do que “eu contra alguém”. Se eu não conseguir colocar uma prova boa, como foi no ano passado que eu tive dificuldade de nadar bem, vou estar atrapalhando a minha própria seletiva. A gente vai competir entre a gente, mas na natação é cada um na sua raia. Vou tentar fazer a minha parte. Acho que se eu fizer a minha parte, independentemente do resultado, vou sair daqui com a tranquilidade mental que consegui aplicar o que eu queria. Estou confiante que vai dar certo, estou confiante de que vou nadar para 21s. E, dando tudo certo, já muda completamente o cenário e parte para outra parte mental, outro treinamento - disse Cielo, após fazer seu primeiro treino na piscina olímpica.

Cesar Cielo, natação, Troféu Maria Lenk 2016 (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)
Cielo mostrou confiança e tranquilidade em 
sua primeira caída na piscina olímpica  
(Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)


Eu estou bem. Acho que durante esta temporada fiz alguns dos melhores tiros de 50m e 100m livre dos últimos tempos. Estou tranquilo para fazer o melhor que posso fazer aqui. Estou achando que posso voltar a fazer uma prova legal.
Cielo

O índice olímpico nos 50m livre é de 22s28, mas Cielo sabe que só nadar abaixo dessa marca não será suficiente para garantir a classificação aos Jogos. Até o momento, os donos das duas vagas brasileiras na prova são Bruno Fratus e Ítalo Manzine, que marcaram 21s50 e 22s08 na primeira seletiva, o Torneio Brasileiro/Open, em dezembro do ano passado. Para buscar a terceira medalha olímpica consecutiva nos 50m livre, Cielo terá que superar ao menos o tempo de Manzine no Maria Lenk. Os adversários também terão a oportunidade de melhorar suas marcas na última seletiva.  
- Eu tenho que fazer 21s (na casa dos 21 segundos). Isso não é surpresa para ninguém. Nadei bem perto disso semana passada, em Phoenix. Então, imagino que, com mais duas semanas, consigo voltar nisso aí. Classificando aqui, independentemente do que acontecer, volta tudo para a estaca zero. Todo mundo contra todo mundo de novo. Aí é outro jogo. Aqui o importante é passar por esse desafio e, em maio, dando tudo certo, a coisa fica séria.


+ Maria Lenk tem luta de Cielo, definição de equipe e teste da piscina olímpica+ Blindado e focado, Cielo tenta ressurgir em disputa final por vaga no Rio 2016
+ Para Gustavo Borges, vaga de Cielo nos 50m depende do tempo nos 100m
+ Manaudou vê pressão em Cielo: "Povo brasileiro está esperando por ele"


Depois de uma temporada frustrante em 2015, sem sequer completar o programa de provas do Mundial de Kazan e do Torneio Open (primeira seletiva olímpica), Cielo decidiu mudar mais uma vez os rumos de seu treinamento. Em janeiro, trocou São Paulo e a comissão técnica que o acompanhava há 11 meses, comandada por Arilson Silva, pelo estado americano do Arizona, onde voltou a trabalhar com o treinador Scott Goodrich, responsável pela preparação do brasileiro em seus dois últimos grandes momentos: os Mundiais de Barcelona, em 2013, e Doha (piscina curta), em 2014, que renderam três ouros e um bronze em provas individuais.

Cesar Cielo, natação, Troféu Maria Lenk 2016 (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)
Cesar Cielo vai nadar os 50m livre e os 100m 
livre no Troféu Maria Lenk 2016 (Foto: 
Satiro Sodré / SSPress / CBDA)


O resultado do trabalho feito nos EUA nos últimos três meses terá o seu primeiro grande teste no Maria Lenk. Em 2016, Cielo só disputou um torneio de alto nível: o GP de Orlando, no início de março. Na ocasião, nadou os 50m livre para 22s67 nas eliminatórias e 22s47 na final. Os tempos feitos nos tiros durante os treinamentos, no entanto, têm deixado o velocista otimista.

- Estou bem. Acho que durante esta temporada fiz alguns dos meus melhores tiros de 50m e 100m livre dos últimos tempos. Estou tranquilo para fazer o melhor que posso fazer aqui. Estou achando que posso voltar a fazer uma prova legal. Agora é tentar nadar bem na segunda para já relaxar psicologicamente. Fisicamente, estou tranquilo. Sinto que dei até uma secada esse ano, consegui controlar um pouquinho mais a dieta. Estou mais leve e basicamente com a mesma força que eu estava antes. A ideia é transferir isso para prova e, com menos peso, conseguir nadar um pouco mais rápido - explicou.
Cesar Cielo e Thiago Pereira fazem primeiro treinamento no Estádio Aquático do Parque Olímpico (Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA)Cesar Cielo e Thiago Pereira fazem primeiro treinamento no Estádio Aquático do Parque Olímpico (Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA)


A estreia no Troféu Maria Lenk será nesta segunda-feira, nos 100m livre. Para esta prova, no entanto, Cielo prefere não criar expectativas. Ficar entre os quatro nadadores do revezamento 4x100m livre dos Jogos Olímpicos já seria um ótimo resultado. O foco está mesmo na prova na qual conquistou o primeiro ouro olímpico da natação brasileira, em Pequim 2008: os 50m livre, marcado para a próxima quarta-feira. 

- Eu penso nos 100m livre, mas sinceramente não treinei para esta prova nessa temporada. Apostei todas as minhas fichas nos 50m livre mesmo, que acho que é onde ainda tenho mais força para conquistar o que quero. Mas vou tentar, não quero abrir mão completamente. Até para quebrar o gelo da competição. Mas é uma prova que não sei o que esperar. Não estou com expectativa de tempo, de colocação. Estou querendo nadar bem para ficar mais tranquilo nos 50m. Se eu entrar no revezamento, ótimo, mas, se eu não entrar, tudo bem, o foco dessa competição é nos 50m livre mesmo.

O Maria Lenk terá início na manhã desta sexta-feira. A segunda, e última, seletiva da natação brasileira terá eliminatórias às 9h30 e finais às 17h30. A competição servirá também como evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016 e será acompanhada em Tempo Real pelo GloboEsporte.com, com finais transmitidas ao vivo pelo SporTV.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/04/confiante-e-mais-leve-cielo-define-luta-final-por-vaga-eu-contra-eu-mesmo.html

Nenhum comentário: