sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Público empurra, Thiago Monteiro joga bem, luta, mas cai para Cuevas


Depois de feito contra Tsonga, cearense leva o primeiro set para o tie-break, erra bolas por centímetros, e acaba sendo derrotado pelo uruguaio na quadra Guga Kuerten




Por
Rio de Janeiro


Thiago Monteiro na partida contra Pablo Cuevas Aberto do Rio (Foto: Fotojump)Thiago Monteiro na partida contra Pablo Cuevas Aberto do Rio (Foto: Fotojump)


Thiago Monteiro pode voltar para casa com a sensação de dever cumprido. Depois de um feito incrível ao derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 9 do mundo, na primeira rodada, o brasileiro voltou à quadra Guga Kuerten do Aberto do Rio, no Jockey Club Brasileiro, e mais uma vez fez bonito. Desta vez, saiu sem a vitória, já que o uruguaio Pablo Cuevas (45°) anotou 2 sets a 0, parciais de 7/6 e 6/3. No entanto, .espírito de luta não faltou. Thiago deu tudo de si, protagonizou grandes jogadas e, por pouco, não levou o primeiro set, que poderia ter dado outro rumo à partida. Assim, saiu sob os aplausos do público, que não deixou de apoiar o jovem de 21 anos em nenhum momento no confronto.

- Hoje foi meu primeiro jogo com tanta torcida assim. Foi incrível a energia que eles me passaram. Tentei meu melhor hoje, mas o Cuevas foi melhor e mereceu a vitória. Fico feliz com o reconhecimento e espero ter mais gente me apoiando ao longo desse ano - disse o jogador em coletiva após a partida.

Na próxima partida, o uruguaio Pablo Cuevas vai fazer um duelo sul-americano com o argentino Federico Delbonis (46°), que vai fazendo uma campanha impressionante no Aberto do Rio após eliminar Jack Sock e Paolo Lorenzi, com direito a pneu sobre o italiano no último jogo.


O jogo
Atuando desta vez na noite carioca, Thiago Monteiro encontrou um clima bem mais agradável do que quando enfrentou Jo-Wilfried Tsonga, na primeira rodada, no início da tarde de quarta-feira. Porém, quem achava que o brasileiro tinha usado o sol como aliado, viu o jogador mantendo a mesma solidez que teve diante do francês. No segundo game, ele viu Pablo Cuevas ter um break point e conseguiu manter o serviço. O jogo seguiu bastante igual, com os tenistas sem ameaçar os serviços um do outro. Variando bem as jogadas, Monteiro surpreendia o uruguaio, que precisava correr bastante para se manter nos pontos. Sem quebrar no primeiro set, a decisão ficou para o tie-break.

Pablo Cuevas na partida contra Thiago Monteiro no Aberto do Rio (Foto: Fotojump)
Pablo Cuevas na partida contra Thiago Monteiro 
no Aberto do Rio (Foto: Fotojump)


Neste momento, a torcida transformou a Quadra Guga Kuerten num verdadeiro caldeirão. Torcedores batendo os pés e gritando o nome de Thiago, na tentativa de intimidar o uruguaio. A tática deu certo e Cuevas cometeu uma dupla falta logo de cara. O brasileiro manteve um mini break à frente até ter 4-2. No entanto, cometeu alguns erros, com bolas que saíram por poucos centímetros, e viu o rival anotar quatro pontos consecutivos para fazer 6-4 e ter duas chances de fechar o set. Thiago ainda salvou a primeira e, no ponto seguinte, deu um belo lob, mas que saiu por pouco e deu o set para Cuevas.

Da mesma forma que no primeiro set, Thiago se viu em apuros logo no início, com o uruguaio conseguindo uma chance de quebra. Novamente, o brasileiro mostrou ter a cabeça no lugar e salvou o break. Na sequência, não resistiu. Com um duplo break point, Cuevas fez um longo ponto, defendeu bem os ataques do jogador da casa, até que Thiago jogou a bola na rede e foi quebrado. O brasileiro seguiu firme, sem deixar o ritmo baixar, mas não conseguia incomodar o saque de Cuevas. O uruguaio, então, conseguiu mais uma chance de quebra quando tinha 5/3, que valeu o match point. Com uma bola no corpo de Monteiro na rede, ele saiu com a vitória após consolidar a segunda quebra.


DUPLAS BRASILEIRAS AVANÇAM NA COMPERTIÇÃO

Além da vitória de Marcelo Melo e Bruno Soares, os brasileiros tiveram um dia cheio na chave de duplas do Aberto do Rio. Logo cedo, João "Feijão" Souza e Rogério Dutra Silva fizeram um duro confronto com os "lucky losers" Guillermo Duran e Philipp Oswald, que herdaram o lugar da dupla de Fabio Fognini, lesionado. Feijão e Rogerinho começaram dominando as ações, viram os adversários equilibrarem no segundo set, mas fizeram valer o apoio dos torcedores para fazerem 2 sets a 1, parciais de 6/2, 6/7(3) e 10-8 em jogo realizado na Quadra 5.

Ao mesmo tempo que Rafael Nadal estava em quadra no confronto com Nicolas Almagro, Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner ganharam arquibancadas lotadas na Quadra 1 para o confronto com o britânico Aljaz Bedene e Albert Ramos Viñolas. Empurrados pelos quase mil torcedores, eles fizeram um duelo extremamente equilibrado e decidido nos detalhes, mas saíram com a vitória por 2 sets a 1, parciais de 6/7(6), 7/6(4) e 10-4.

Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner nas duplas do Aberto do Rio (Foto: Fotojump)
Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner venceram 
nas duplas nesta quinta-feira (Foto: Fotojump)


Nesta sexta-feira, Feijão e Rogerinho encaram os espanhóis Pablo Carreño Busta e David Marreno logo às 14h30, na Quadra 5. Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner encaram os franceses Jo-Wilfried Tsonga e Paul-Henri Mathieu por volta das 18h, na Quadra 1. Já os favoritos Marcelo Melo e Bruno Soares encaram o sérvio Dusan Lajovic e o austríaco Dominic Thiem.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/02/no-embalo-da-torcida-thiago-monteiro-joga-bem-luta-mas-cai-para-cuevas.html

Nenhum comentário: