sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Monteiro vê necessidade de evolução e espera defender o Brasil: "Sonho"


Cearense eliminou Jo-Wilfried Tsonga na 1ª rodada do Aberto do Rio e caiu para Pablo Cuevas; Paula Gonçalves tenta manter país vivo na chave feminina nesta sexta




Por
Rio de Janeiro



Apenas uma vitória na semana fez com que a vida de Thiago Monteiro mudasse da noite para o dia. Antes desconhecido, o cearense derrotou o francês Jo-Wilfried Tsonga na primeira rodada do Aberto do Rio. Em seguida, vieram as entrevistas, reconhecimento, elogios, convite para o Brasil Open na próxima semana e um salto de pelo menos 60 posições no ranking da ATP. Mesmo com a derrota na segunda rodada para o uruguaio Pablo Cuevas, o tenista foi aplaudido pelo público brasileiro e saiu com a sensação de dever cumprido.

Thiago Monteiro, Aberto do Rio (Foto: Fotojump)
Thiago Monteiro foi derrotado por Pablo 
Cuevas nesta quinta-feira no Aberto do 
Rio (Foto: Fotojump)


Mesmo com todas as mudanças que a semana proporcionou a ele, Thiago mostra pés no chão. Com apenas 21 anos, ele vê muito a trabalhar e a melhorar em seu jogo para evoluir no circuito. O início, quem sabe, pode ser já na próxima semana, em São Paulo.

- Acho que esse torneio me deu muita confiança para a próxima semana, para fazer uma boa semana lá em São Paulo também. Tenho três, quatro dias para me preparar e me adaptar para altitude. Acho que me dou bem nessas condições, no meu saque, no meu forehand (...) Tenho que evoluir muito em todos os aspectos. Venho evoluindo, mas mesmo Federer, Nadal e Djokovic tentam evoluir ainda. A semana foi importante para saber que posso competir nesse nível. Acho que minhas devoluções podem ser mais agressivas para incomodar mais o meu adversário. Acho que tenho muito ainda a percorrer - afirmou Thiago.

Thiago Monteiro comemora vitória sobre Tsonga no Rio (Foto: Fotojump)Thiago Monteiro comemora vitória sobre Tsonga no Aberto do Rio (Foto: Fotojump)


Seu potencial, inclusive, foi elogiado pelo rival desta última quinta-feira. Pablo Cuevas já tinha visto Thiago Monteiro jogar em outros torneios de nível challenger pela América do Sul e vê boas possibilidades de evolução para o brasileiro, explicando que foi bastante difícil vencê-lo.
- Eu já tinha visto o Thiago em outros torneios. É um cara que tem muito potencial. Ontem demonstrou ganhando com uma partida muito boa contra o Tsonga. Hoje eu sabia que o jogo era complicado e joguei bem. Sempre é complicado jogar contra um jogador brasileiro aqui no Brasil - disse Cuevas.

O foco de Thiago Monteiro agora é evoluir no circuito mundial e subir no ranking da ATP. Porém, a cabeça do tenista já trabalha para, no futuro, poder defender o Brasil possivelmente na Copa Davis, mas também em futuras Olimpíadas.

- Acho que todo atleta almeja e sonha em defender sua pátria em competições internacionais. Eu venho treinando para representar o Brasil na Copa Davis e nas Olimpíadas. Mas meu foco é seguir evoluindo dia a dia, com os pés no chão. Com o tempo, aos poucos, chegar nesse grande sonho que seria representar o Brasil numa Copa Davis ou Olimpíadas - explicou o tenista.


PAULA GONÇALVES DEFENDE O BRASIL MO RIO

Com a queda de Thiago Monteiro na chave masculina, apenas Paula Gonçalves sobrevive como única brasileira nos confrontos de simples do Aberto do Rio. A paulista, que derrotou a cabeça de chave número 2 do torneio, a sueca Johanna Larsson, nesta quinta-feira, volta a jogar nesta sexta pelas quartas de final da competição. Por volta das 16h30 (de Brasília), Paulinha encara a americana Shelby Rogers (131ª do ranking da WTA) na Quadra 1, mesmo lugar em que venceu os seus quatro jogos no Rio - dois de qualifying e dois na chave principal.

Paula Gonçalves distribui autógrafos após a vitória sobre Larsson (Foto: Fotojump)
Paula Gonçalves distribui autógrafos após a
 vitória sobre Larsson na última 
rodada (Foto: Fotojump)


- Eu acho que está sendo uma evolução no torneio. Eu me senti bem na primeira rodada do quali e, jogo a jogo, fui construindo essa confiança. O principal é manter minha tranquilidade, que estou entrando assim em quadra. Estou com a tática muita clara, de tudo que tenho que fazer. E sendo muito fiel a isso - explicou Paula.

Em grande fase, a tenista paulista prefere não almejar subidas no ranking de simples da WTA. Isso porque seu foco sempre foram os jogos de duplas e ela afirmou que continua sendo a sua prioridade. No entanto, deixou em aberto uma evolução como jogadora nas chaves de simples.
- Não estou pensando muito nisso, em ser a número 2 do Brasil. Está sendo legal, tenho que aproveitar a semana. É continuar fazendo o meu melhor, colhendo os frutos que plantei e sigo plantando. Os resultados vão aparecendo - disse.


PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA-FRIRA

Quadra Guga Kuerten
14h30 - Daniel Gimeno Traver (ESP) x Guido Pella (ARG)
não antes de 16h - Pablo Cuevas (URU) x Federico Delbonis (ARG)
em seguida - David Ferrer (ESP) x Dominic Thiem (AUT)
em seguida - Rafael Nadal (ESP) x Alexandr Dolgopolov (UCR)

Quadra 1
14h30 - Cindy Burger (HOL) x Francesca Schiavone (ITA)
não antes de 16h30 - Paula Gonçalves (BRA) x Shelby Rogers (EUA)
em seguida - Thomaz Bellucci/Marcelo Demoliner (BRA) x Paul-Henri Mathieu/Jo-Wilfried Tsonga (FRA)
em seguida - Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) x Dusan Lajovic (SER)/Dominic Thiem (AUT)

Quadra 2
14h30 - Mariana Duque-Mariño (COL)/Tatjana Maria (ALE) x Veronica Cepede Royg (PAR)/María Irigoyen (ARG)
em seguida - Petra Martic (CRO) x Lara Arruabarrena (ESP)
em seguida - Sorana Cirstea (ROM) x Danka Kovinic (MNE)

Quadra 5
14h30 - Rogério Dutra Silva/João Souza (BRA) x Pablo Carreño Busta/David Marrero (ESP)
não antes de 17h - Alizé Lim (FRA)/Francesca Schiavone (ITA) x Tara Moore (GBR)/Conny Perrin (SUI)
em seguida - Federico Delbonis (ARG)/Paolo Lorenzi (ITA) x Juan Sebastián Cabal/Robert Farah (COL)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/02/monteiro-ve-necessidade-de-evolucao-e-espera-defender-o-brasil-sonho.html

Nenhum comentário: