segunda-feira, 14 de dezembro de 2015


Ricardo Toledo, Leandro Dora e Charles Saldanha, que comandam os três brasileiros na luta pelo título, misturam vida profissional e pessoal a favor dos talentosos pupilos




Por
Direto de Oahu, Havaí

Filipe Toledo - etapa 11 circuito mundial de surfe pipeline havaí (Foto: Márcio Fernandes/Estadão)Ricardo abraça o filho Filipe após a vitória na 2ª fase em Pipe (Foto: Márcio Fernandes/Estadão)


Pai, "paizão", padrasto. Os homens que guiam os passos dos três brasileiros na luta pelo título mundial são bem mais do que treinadores. Eles fazem parte da vida pessoal de Filipe Toledo, Adriano de Souza e Gabriel Medina, sendo fundamentais para que o trio pense apenas em surfar com o mais alto nível. Só Ricardo Toledo tem laço sanguíneo envolvido na relação, mas Charles Saldanha mora com o atual campeão mundial desde a infância dele, quando casou com sua mãe. Leandro Dora, o Grilo, trabalha há seis meses com Mineirinho, porém a relação se aprofundou tanto que ele é chamado de ‘"paizão" pelo número 3 do ranking. Com a expectativa de um terceiro dia sem boas ondas na havaiana Pipeline, os brasucas e os outros 21 surfistas que estão na terceira fase do Pipe Masters vão acompanhar uma chamada nesta segunda-feira, às 15h45 (de Brasília), para determinar se haverá um novo lay day na última etapa do Circuito Mundial de 2015. A tendência é que a disputa só seja retomada na terça, com a chegada de um swell.

- Trabalhar com meu filho é muito bom. Nós estamos o tempo inteiro juntos, ele entende tudo que eu falo e peço, e me respeita muito. É uma relação de muita confiança, trabalho e dedicação ao surfe - comentou Ricardinho, ex-surfista profissional bicampeão brasileiro em 1991 e 1995 e único treinador da carreira do número 2 do mundo.


+Medina bota fé no bi e intimida rivais por título: "Se falharem, estou aqui"+Slater aposta em Fanning, mas enche a bola de brasileiros: "Futuro do surfe"
+Dono de Pipeline, havaiano polêmico pode tirar Fanning e dar título ao Brasil

+Memória de Ricardinho dos Santos impulsiona Mineirinho: "Sempre me manda onda"

+ Medina celebra namoro após perder o foco com fama e mulheres: "Foi difícil"
+ Fanning cita tubarão, mas não se vê o maior merecedor do título: "Briga boa"



+ Confira o ranking da temporada 2015


Muito valorizado com a conquista de Medina no ano passado, Charles entrou para a história como o primeiro treinador a conseguir levar um surfista brasileiro ao topo. Ex-triatleta, ele baseia o trabalho em bastante treinamento físico, alimentação saudável e a incessante busca pela atualização das técnicas aplicadas pelo jovem astro nas ondas. Desde cedo, ele viu que o pupilo tinha um talento acima da média e decidiu apostar na formação do enteado. Por conta dos anos e anos de convivência, Gabriel sempre faz questão de chamar Charles de pai.

- O meu trabalho com o Gabriel é facilitado pela inteligência do Gabriel enquanto surfista. Eu sempre passo instruções antes dele entrar nas baterias e ele entende tudo muito bem e faz. Ele me escuta muito e respeita o que eu passo. Essa confiança é importante, e eu confio nele se ele perceber que precisa mudar algo durante a bateria - disse Charles.

Charles Saldanha técnico Gabriel Medina  (Foto: Reprodução/Instagram)
Charles e Gabriel em momento de intimidade 
antes de bateria (Foto: Reprodução/Instagram)


Treinador de Mineirinho desde julho deste ano, o paranaense Leandro Dora é um ex-surfista de muito talento que acabou parando precocemente para se dedicar à formação de atletas. Bom de papo e alto astral, ele rapidamente acabou virando uma espécie de guru do paulista de 28 anos, sendo dez deles na elite do surfe mundial. Adriano o chama de "Paizão".

- Eu sinto que sou um paizão do Adriano em certos momentos. Temos uma relação profissional que acabou virando pessoal também, por causa da nossa intimidade. Eu faço tudo que eu puder para ele ficar tranquilo para surfar da melhor forma possível - contou Grilo.

Da areia, cada um adotou uma forma de comandar o seu surfista. Ricardinho tem um assobio sonoro que Filipe reconhece do mar e rapidamente o observa para ver o posicionamento que o pai lhe orientar a ficar para pegar melhores ondas. Charles é do tipo mais calado, pois ele prefere não ficar gritando da areia com receio de tirar o foco de Gabriel. Já Doria também opta por deixar Mineirinho mais relaxado durante a bateria, após um grande trabalho de orientação ao longo dos treinamentos e momentos antes dele caminhar na areia rumo ao mar onde tudo será definido.

Adriano de Souza Mineirinho Leandro Dora técnico Pipeline surfe (Foto: David Abramvezt)
Mineirinho observa filmagem feita pelo seu 
técnico Leandro Dora, o Grilo, após treino 
em Pipe (Foto: David Abramvezt)


BATERIAS DA TERCEIRA FASE

1. Gabriel Medina (BRA) x Jordy Smith (AFS)
2. Bede Dubidge (AUS) x Keanu Asing (HAV)
3. Italo Ferreira (BRA) x C.J. Hobgood (EUA)
4. Kelly Slater (EUA) x Michel Bourez (TAI)
5. Mick Fanning (AUS) x Jamie O'Brien (HAV)
6. John John Florence (HAV) x Taj Burrow (AUS)
7. Filipe Toledo (BRA) x Mason Ho (HAV)
8. Joel Parkinson (AUS) x Kai Otton (AUS)
9. Jeremy Flores (FRA) x Sebastian Zietz (HAV)
10. Julian Wilson (AUS) x Adam Melling (AUS)
11. Josh Kerr (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
12. Adriano de Souza (BRA) x Glenn Hall (IRL)


AS CHANCES DE TÍTULO DE CADA UM

Mick Fanning é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Toledo e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal, Toledo não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 5ª fase e Mineirinho das quartas
- chegar até a 5ª fase, Toledo não passar da 3ª fase, Mineirinho da 5ª fase, e Medina não vencer

Filipe Toledo é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Fanning e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal e Fanning e Mineirinho não passarem da semifinal (caso Mineirinho seja 2º haverá bateria de desempate)
- chegar até as quartas, Fanning não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até a 5ª fase, Fanning não passar da 5ª fase, Mineirinho das quartas e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 3ª fase, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, Medina das semifinais e Julian não vencer a etapa (se Julian vencer a etapa, haverá bateria desempate)

Adriano de Souza é campeão mundial se:
- vencer a etapa
​ ​- chegar em 2º, Toledo não passar das quartas e Fanning da semifinal (caso Toledo pare na semifinal, haverá bateria de desempate)
- chegar até a semifinal, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning das quartas
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 3ª fase, Fanning da 5ª fase e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 5ª fase, Toledo e Fanning não passarem da 3ª fase e Medina não vencer a etapa

Gabriel Medina é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning e Mineirinho não passarem das quartas
- chegar em 2º, Toledo, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase

Julian Wilson é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, e Medina da semifinal. Caso essas combinações aconteçam e Toledo pare na 3ª fase haverá uma bateria de desempate entre os dois.


FONTE

Nenhum comentário: