terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Retrospectiva: em ano de estreias, RB Brasil vai da euforia à frustração


Toro Loko debuta na elite paulista e também em competições nacionais; medalhões lideram boa campanha no estadual, mas time fica devendo na Série D e cai na 1ª fase




Por
Campinas, SP


Foi um ano intenso para o RB Brasil, cheio de novidades, dentro e fora de campo. Pela primeira vez, o Toro Loko disputou a elite paulista. Também debutou em competições nacionais. Foi da euforia pela boa participação no estadual à frustração pelo desempenho negativo na Série D. Tudo isso ao som do seu novo hino, lançado por MC Guimê. É a retrospectiva de 2015 sobre o Toro Loko no Globoesporte.com. 


MEDALHÕES NO PAULISTA

O RB Brasil investiu forte para a estreia no Paulistão. Sob o comando de Maurício Barbieri, técnico que subiu a equipe da Série A2 para a Série A1, o Toro Loko armou um elenco recheado de medalhões. Além das permanências de Fabiano Eller e Andrade, o clube acertou as contratações de nomes conhecidos como o meia-atacante Lulinha, os volantes Jocinei e Willian Magrão e o atacante Edmilson.

RB Brasil elenco Campeonato Paulista (Foto: Divulgação / Red Bull Brasil)
Elenco do RB Brasil teve nomes conhecidos 
durante a disputa do Paulistão (Foto: 
Divulgação / Red Bull Brasil)

A aposta deu certo, e o time cumpriu o objetivo em campo, alcançando as quartas de final e conquistando uma vaga para a Série D. Além disso, teve um bom desempenho contra os considerados grandes.

Na primeira fase, vendeu caro a derrota por 2 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro, segurou o Corinthians fora de casa com empate por 0 a 0 e fez 2 a 0 no Palmeiras, no Majestoso, na primeira vez que recebeu um grande como mandante na elite. Por fim, não conseguiu superar o São Paulo, no jogo único das quartas de final, e acabou eliminado com uma derrota por 3 a 0 no Morumbi.


QUEDA PRECOCE

Maurício Barbieri técnico RB Brasil (Foto: Mauro Horita / Red Bull Brasil)Maurício Barbieri técnico RB Brasil (Foto: Mauro Horita / Red Bull Brasil)


Com a intenção de chegar à elite nacional em um curto espaço de tempo, o RB Brasil tropeçou na primeira oportunidade de subir um degrau no Campeonato Brasileiro. Sem os medalhões do Paulista, tentou compensar com as contratações de atletas experientes, como Márcio, ex-São Paulo, Marcelo Cordeiro, ex-Botafogo e Portuguesa e Régis, ex-Botafogo e Ponte Preta, por exemplo, mas a estratégia não funcionou desta vez.

Com apenas duas vitórias em oito jogos, ficou pelo meio do caminho, ainda na primeira fase, quando terminou na quarta colocação do Grupo 7. Agora, precisará repetir o feito deste ano e reconquistar vaga na Série D através do Paulista.

Ao menos a campanha na Série D serviu para Maurício Barbieri se firmar como o técnico que mais vezes comandou o Toro Loko na história do clube. Com 60 jogos no currículo, ele passou Márcio Fernandes, com 58, e se distanciará ainda mais durante o Paulistão de 2016, já que renovou o contrato com o RBB por mais uma temporada.


NOVIDADES EXTRACAMPO

Enquanto jogadores e comissão técnica estavam focados nos desafios em campo, os bastidores do Toro Loko também estavam agitados. Por meio de uma "batalha virtual" entre MC Guimê e Gaby Amarantos, com a participação dos torcedores na internet, o clube criou seu hino oficial. Os artistas participaram da gravação de um clipe no CT em Jarinu, com atletas das categorias de base, e Guimê lançou a música ao vivo durante o duelo contra o Palmeiras, no Majestoso. 

Hino RB Brasil, MC Guimê e Gaby Amarantos (Foto: Ari Ferreira/Red Bull Content Pool )
MC Guimê e Gaby Amarantos foram as 
estrelas do hino do RB Brasil (Foto: Ari 
Ferreira / Red 
Bull Content Pool )


Também teve despedida nos bastidores. Um dos principais responsáveis pela ascensão do RB Brasil no cenário nacional, o executivo Thiago Scuro partiu para um novo desafio na carreira à frente do Cruzeiro. Para o seu lugar, a aposta do clube é em André Mazzuco, ex-gerente do Coritiba. Ele já chega com mais uma novidade pela frente: o Toro Loko está garantido na Copa do Brasil do próximo ano.


Outra estreia para o currículo do clube.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2015/12/retrospectiva-em-ano-de-estreias-rb-brasil-vai-da-euforia-frustracao.html

Nenhum comentário: