domingo, 11 de outubro de 2015

Djokovic escancara superioridade e é hexa na China com vitória sobre Nadal


Número 1 do mundo bate rival com um duplo 6/2 em 1h30 na final em Pequim




Por
Pequim


Novak Djokovic com o troféu de campeão em Pequim (Foto: Chris Hyde / Getty Images)Novak Djokovic com o troféu de campeão em Pequim (Foto: Chris Hyde / Getty Images)


A distância entre Novak Djokovic e os demais jogadores do circuito fica mais escancarada a cada torneio. Neste domingo, na final do ATP 500 da China, em Pequim, o número 1 do mundo levantou um troféu de simples pela 56ª vez na carreira ao derrotar, com sobras, o espanhol Rafael Nadal, ex-número 1 e atual oitavo colocado no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). As parciais foram de 6/2 e 6/2, em 1h30m.

O título foi o sexto de Djoko na capital chinesa, onde também vencera em 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014. No confronto direto, apesar do sétimo triunfo do sérvio nos últimos oito jogos entre ambos, Nadal ainda leva vantagem com uma vitória a mais (23 a 22).

- Pequim tem sido um lugar de sorte para mim, desde as Olimpíadas de 2008 quando Rafa foi medalha de ouro, e eu ganhei o bronze. Fiz uma grande partida e um grande torneio. Espero que o pé de Rafa esteja melhor e ele possa jogar na próxima semana - disse o campeão, que iniciou o discurso em chinês, para delírio do público (no início do segundo set, Nadal sentiu dores no pé e pediu atendimento médico).

Sólido no fundo da quadra e eficiente no saque, Djoko construiu a vitória com um aproveitamento de 82% no primeiro serviço e obteve metade dos pontos disputados no serviço do espanhol.
amplo domínio

Djokovic na final em Pequim (Foto: AFP PHOTO / GOH CHAI)Djokovic deu mais um show na final 
(Foto: AFP PHOTO / GOH CHAI)


Agressivo como de hábito na devolução, Djokovic mostrou seu apetite logo no primeiro game de partida ao quebrar o saque do espanhol. Dominando a maioria dos pontos no fundo da quadra, o sérvio vencia por 3 a 2 quando salvou dois break points que poderiam ter mudado o rumo do set - os únicos cedidos no jogo, aliás. Além de confirmar o serviço, Djoko voltou a quebrar o saque de Rafa no sétimo game, após um voleio do espanhol na rede: 5 a 2. A tranquila vitória na parcial veio num game de zero, em 39 minutos de set.

Nadal até confirmou seu primeiro game de serviço no segundo set. Mas não demorou a sucumbir, prejudicado ainda por um problema no pé que o fez pedir atendimento médico. Senhor do jogo, Djokovic obteve a quebra no terceiro game e sacou em seguida para abrir 3 a 1 rapidamente, com um repertório variado: aces, paralelas, cruzadas e lob. Abatido, Nadal deu pontos de graça ao sérvio no quinto game com duas bolas fáceis na rede e uma dupla falta, cedendo nova quebra: 4 a 1. Com um voleio espetacular quase no pé, Djokovic impediu o último suspiro de Nadal quando o sexto game estava empatado em 30/30 no serviço do sérvio. O espanhol ainda confirmou seu saque na sequência e lutou muito no game derradeiro, chegando a salvar dois match points. Na terceira chance, porém, Djokovic encerrou a conversa com um ace, o seu sétimo na partida, contra nenhum de Rafa.

Rafael Nadal na final em Pequim (Foto: AFP PHOTO / GOH CHAI)
Rafael Nadal pouco pôde fazer diante de um 
rival avassalador (Foto: AFP 
PHOTO / GOH CHAI)


FONTE:

Nenhum comentário: