Inglês adia sonho de igualar Senna, e alemão deixa brasileiro para trás. Massa se envolve em batida e tem falha no câmbio. Nasr volta a pontuar. Homem invade pista
Antes do início do campeonato, a nova diretoria da Ferrari traçou um objetivo: vencer de duas a três corridas na temporada, após um ano sem vitórias em 2014. Missão dada é missão cumprida. Com 13 das 19 etapas de 2015 disputadas, a meta foi alcançada. E tudo graças ao novo xodó de Maranello, Sebastian Vettel. Na noite deste domingo no circuito de Marina Bay, o tetracampeão mundial dominou o GP de Cingapura e venceu de ponta a ponta, seu terceiro triunfo no ano. Mas não pense que foi um passeio tranquilo. Para assegurar a vitória, Vettel precisou sustentar a ponta após duas entradas de safety car, uma por um acidente entre Felipe Massa e Nico Hulkenberg, e outra por um homem que invadiu a pista.
Sebastian Vettel em ação no GP de Cingapura
de Fórmula 1 em 2015 (Foto: AFP)
Com
o
resultado, Vettel chegou a 42 vitórias na carreira, ultrapassando Ayrton
Senna
e isolando-se como o terceiro maior vencedor da história da Fórmula 1,
atrás apenas de Michael Schumacher (91) e Alain Prost (51). E se o
alemão da Ferrari deixou o ídolo brasileiro para trás, Lewis Hamilton viu o
sonho de igualar o tricampeão ser adiado. Com a Mercedes apresentando mau
rendimento em Marina Bay, o britânico largou apenas em quinto, chegou a ficar
em quarto, mas abandonou a corrida com problemas no motor.
Homem invade pista durante GP de Cingapura
de Fórmula 1 (Foto: Reprodução)
Daniel
Ricciardo
(RBR) e Kimi Raikkonen (Ferrari) completaram o pódio. É a segunda vez no
ano
que nenhum carro da Mercedes termina entre os três primeiros – a outra
vez foi
na Hungria. Nico Rosberg chegou em quarto e ganhou fôlego na briga pelo
título.
O vice-líder do campeonato chegou a 211 pontos e reduziu a desvantagem
para
Hamilton de 53 para 41 pontos restando seis corridas para o fim.
E por falar em fôlego, Vettel se mantém com esperanças de um improvável
título: tem agora 203 pontos, a oito de Rosberg e a 49 de Hamilton. Com
seis etapas restantes, ainda há 150 pontos em jogo.
Sebastian Vettel comemora vitória no GP de
Cingapura (Foto: Reuters)
Massa abandona, e Nasr volta a pontuar
Quem
também
não completou foi Felipe Massa. O brasileiro da Williams teve problemas
no câmbio e recolheu para os boxes na 31ª volta. Antes disso, Massa
chegou a se
envolver em um acidente com Nico Hulkenberg na primeira parte da prova. O
veterano saiu do pitlane e seguiu a linha de dentro, enquanto o alemão
da Force
India manteve a tangência e se chocou com a Williams na primeira curva
após os
boxes. Hulk deixou a prova, foi considerado culpado pela direção de
prova e
levou uma punição de três posições no grid da próxima corrida. O
abandono custou caro para Massa. O veterano caiu de quarto para sexto
no campeonato, sendo superado por Raikkonen e Bottas.
Felipe Massa se envolveu em acidente com
Hulkenberg e depois abandonou com
problemas no câmbio (Foto: AP)
Felipe
Nasr, por sua vez, voltou
a pontuar após passar seis corridas em branco. O jovem brasileiro largou
em 16º e, apesar do rendimento
discreto da Sauber, conseguiu ganhar posições e chegou em décimo. A
entrada na zona de pontuação veio após uma boa disputa com Romain
Grosjean na
penúltima volta. O piloto da Lotus também sofreu com Max Verstappen, um
dos grandes destaques da prova. Após ficar parado na largada, o garoto
prodígio da STR se recuperou em fechou em oitavo, com direito a ultrapassagem mais bonita da corrida, sobre Grosjean.
A
Fórmula 1 volta já no próximo fim de semana, com o GP do Japão, no dia
27 de setembro, para a 14ª das 19 etapas da temporada 2015.
Mercedes ficou fora do pódio do GP de
Cingapura (Foto: AFP)
RESULTADO - GP DE CINGAPURA
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
COMO FOI A CRRIDA
Largada sem problemas
Apesar das
estreitas ruas de Marina Bay, a largada transcorreu sem incidentes. Vettel manteve a
ponta, seguido por Ricciardo e Raikkonen. Hamilton tentou dar o bote em Kvyat,
mas sem sucesso. Bottas chegou a passar momentaneamente o sexto colocado
Rosberg, mas levou o troco. Dos dez primeiros, o único que ganhou posição foi
Massa, que subiu de nono para oitavo, já que a STR de Max Verstappen
ficou parada no grid. Mais atrás, Nasr pulou de 16º para 14º.
Largada do GP de Cingapura (Foto: Getty Images)
Comprovando
o forte ritmo da Ferrari, Vettel abriu mais de 5s para Ricciardo em apenas cinco voltas.
A essa altura, Hamilton, em quinto, já estava a 10s do alemão da Ferrari. Massa
se mantinha em oitavo, e Nasr na 14ª colocação. Após algumas voltas,
Ricciardo começou a descontar a desvantagem para Vettel e reduziu a diferença
para 3s7.
Massa se envolve em batida com Hulk na saída dos boxes
Grosjean
abriu os trabalhos nos boxes na volta 10. Dos ponteiros, o primeiro a fazer o
pit stop foi Kvyat. Massa fez sua parada na 12ª volta, e quando retornou a pista,
acabou se envolvendo em um acidente com Hulkenberg. O alemão da Force India
manteve a tangência na curva e atingiu o carro do
brasileiro. Hulk abandonou, foi considerado culpado pela direção de prova e
punido com a perda de três posições no grid da próxima corrida. Enquanto Massa conseguiu
continuar na prova, mas precisou fazer uma nova parada.
O incidente
provocou o acionamento do safety car virtual (todos os carros têm a velocidade
limitada) e os pilotos que ainda não haviam parado aproveitaram para fazerem
seus pit stops. O carro de segurança real entrou na volta 15.
O período do safety car mexeu com o grid. Enquanto os três primeiros, Vettel, Ricciardo e Raikkonen,
mantiveram suas posições, Kvyat, que havia parado mais cedo, foi superado por
Hamilton e Rosberg e caiu para sexto. Por ter feito uma segunda parada, Massa
despencou para 14º. Quem lucrou com o episódio foi Nasr, que subiu para nono.
A relargada
ocorreu na 19ª volta, e Vettel segurou a ponta com tranquilidade, seguido por
Ricciardo, Raikkonen, Hamilton, Rosberg e Kvyat. Massa passou para 13º ao
herdar a posição de Sainz Jr., que apresentou problemas momentâneos em sua STR.
Hamilton tem
problemas no motor
Com pouco
mais de 20 voltas, Hamilton começou a sofrer com perda de potência e ficou
lento na pista. Com isso, foi despencando no pelotão, perdendo posições para
Rosberg, Kvyat, Bottas, Pérez, Nasr e cia., caindo rapidamente para fora do top 10.
Vettel demora
a conseguir se distanciar de Ricciardo
Diferentemente
do início da corrida, Vettel passou a ter dificuldades para abrir de Ricciardo.
A diferença entre os dois era de menos de 1s, permitindo que o australiano
pudesse acionar a asa móvel para tentar a ultrapassagem. Mas depois de algumas
voltas, o alemão da Ferrari mostrou que estava apenas administrando. Alterou a
configuração do carro e começou a abrir do ex-companheiro de RBR.
Massa perde
potência e abandona
Na 30ª
volta, quem começou a apresentar dificuldades foi Massa, mais
especificamente no câmbio. O brasileiro chegou a passar pelo pitlane, sem
parar, mas os problemas continuaram e um giro depois a Williams pediu para seu
piloto recolher para a garagem.
Hamilton e
Alonso também deixam a prova
Enquanto
isso, Hamilton arrastava-se na pista, virando acima da casa de 2m00s por volta. Em 16º, à frente
apenas das duas Manor, o inglês pediu para abandonar para poupar o motor. A
Mercedes ainda insistiu para o piloto continuar. Mas Lewis entrou nos boxes, os
mecânicos avaliaram o carro e o recolheram para a garagem. Outro que abandonou
foi Alonso, quando aparecia em 10º.
Homem invade
pista
A corrida
caminhava normalmente quando um episódio inusitado ocorreu na 37ª das 61
voltas. Um homem trajando camiseta e bermudas invadiu a pista de Marina
Bay. O pedestre, não identificado, vagava calmamente beirando o guard
rail enquanto os carros passavam a cerca de 300km/h ao seu lado. Por
medida de segurança, o
safety car foi imediatamente acionado. Pouco depois, o homem saiu da
pista atravessando
uma das grades.
A
corrida
ficou interrompida por três voltas e os pilotos aproveitaram para fazer
mais um
pit stop. Na relargada Vettel não só manteve a ponta, como abriu
rapidamente de
Ricciardo. Raikkonen seguiu em terceiro, acompanhado de Rosberg, Bottas e
Kvyat. Nasr aparecia em 12º. No pelotão intermediário, Verstappen
realizava uma bela manobra sobre Grosjean para assumir o oitavo lugar. O
jovem holandês ainda protagonizou outro episódio curioso. Solicitado
pela STR para deixar o companheiro Sainz passar, gritou um sonoro "não!"
pelo rádio. Na parte de trás do grid, Button se envolvia em incidente
com Maldonado e perdia parte do bico do carro, poucas voltas antes de
recolher com problemas no câmbio.
Vettel
administra vantagem no fim
No terço
final da prova, Vettel abriu cerca de 3s5 para Ricciardo e administrou a
vantagem até receber a bandeirada. O australiano da RBR cruzou em segundo, sem
ser ameaçado por Raikkonen, que fechou o pódio. Rosberg e Bottas completaram o top
5. Na penúltima volta, Nasr pressionou Grosjean e levou o franco-suíço ao erro,
subindo para 10º e arrancando um pontinho.
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