domingo, 23 de agosto de 2015

Implacável no serviço, Federer derrota Djokovic e é hepta em Cincinnati

Ex-número 1 tem ótimo aproveitamento no saque, evita que rival sérvio complete o "Career Golden Masters" e de quebra voltará a ocupar a vice-liderança do ranking



Por
Cincinnati, EUA



Roger Federer não deu chances para Novak Djokovic na final do Masters 1000 de Cincinnati. Atuando com leveza em quadra, o suíço controlou a partida deste domingo com um grande desempenho no saque (83% nos pontos de primeiro serviço e 73% nos de segundo). Sem oferecer oportunidades de break point para o número 1 do mundo, o ex-líder do ranking faturou o heptacampeonato do torneio por 2 sets a 0, parciais de 7/6(1) e 6/3. A conquista se torna ainda mais importante visto que Federer não sofreu nenhuma quebra durante toda a competição, a uma semana do começo do US Open, o último Grand Slam da temporada.
- (Esse título) é muito especial para mim. Não sei por quantos anos mais poderei voltar, mas vou tentar dar meu melhor para voltar em muitos anos mais - comentou o suíço, que completou 34 anos de idade neste mês.

Roger Federer, Cincinnati (Foto: Getty Images)
Federer é campeão em Cincinnati sem ter o 
saque quebrado durante todo o torneio 
(Foto: Getty Images)


Federer superou Djokovic após ter perdido os três últimos duelos com o sérvio. Nole levara a melhor nas finais do Masters 1000 de Indian Wells, do Masters 1000 de Roma e, mais recentemente, de Wimbledon. A única vitória do suíço nesta temporada havia sido a final do ATP 500 de Dubai. Em todo o histórico, os dois estavam empatados, mas agora o suíço retomou a dianteira com 21 vitórias em 41 confrontos.

Com o quinto título da temporada (o 87º de simples na carreira), Federer também se beneficiou em termos de ranking. Ele voltará a ser o número 2 do mundo a partir desta segunda-feira, ultrapassando o britânico Andy Murray, quem o suíço eliminou nas semifinais.

Roger Federer, Cincinnati (Foto: Getty Images)Federer teve mais de 83% de aproveitamento nos pontos de primeiro serviço (Foto: Getty Images)


Djokovic tentava ser o primeiro tenista a completar o chamado "Career Golden Masters", ou seja, ganhar pela menos uma vez cada um dos nove torneios da série Masters 1000. O troféu de vencedor em Cincinnati é o único que ainda lhe falta. Agora o sérvio acumula cinco vice-campeonatos:
derrotas para o britânico Andy Murray (2008 e 2011) e para Federer (2009, 2012 e 2015).

- Essa é a quinta vez que estive na final aqui e não consegui esse título, então acho que vou ter que esperar o Roger se aposentar e então tentar fazer alguma coisa depois (risos). Mas eu tenho tentado. Hoje não foi meu dia - brincou Djokovic.


O jogo

Logo de cara Federer já mostrava a Djokovic que seria complicado superá-lo. O suíço pressionou com quatro oportunidades de quebra nos cinco primeiros games de jogo. Apesar de Nole ter salvado todos os break points, Federer tinha nas costas um rendimento incrível no serviço. A disputa foi para o tie-break com o suíço tendo perdido apenas cinco pontos nos seus games de saque.  Então ele dominou, com destaque para uma esquerda bem funda que conseguiu no game de desempate. Após ter pontuado quatro vezes seguidas e abrir 6 a 1, Federer contou com uma bola de Djokovic na rede para faturar o primeiro set. 
  
Federer foi para o segundo set com mais de 80% de aproveitamento no serviço. Se ele se manteve em alta nesse aspecto, a quebra, que não veio no set anterior, apareceu logo no segundo game e da forma mais tranquila: uma dupla falta de Djokovic. O sérvio precisou correr atrás do prejuízo, mas estava difícil. Ele só foi forçar a igualdade num game do rival quando estava perdendo por 4/2. Porém, nada de break point. Após afastar o perigo da quebra, Federer selou a vitória de forma exemplar: um triplo match point convertido de primeira.

Novak Djokovic, Roger Federer, Cincinnati (Foto: EFE)
Djokovic agora acumula cinco vice-campeonatos 
em Cincinnati (Foto: EFE)


FONTE:

Nenhum comentário: