segunda-feira, 1 de junho de 2015

Serena leva susto, mas espanta nova zebra e avança em Roland Garros

Em dia de eliminação precoce de Sharapova, americana sofre duro 6/1 para Sloane Stephens no primeiro set, se recupera e vence 41ª do ranking. Errani é a próxima rival



Por
Paris, França
 
Serena Williams, Tênis, Roland Garros (Foto: AP)Serena Williams sofreu, mas venceu a compatriota Sloane Stephens em Roland Garros (Foto: AP)


Ela já havia passeado horas antes pela quadra Philippe-Chatrier na manhã desta segunda-feira, com a eliminação de Maria Sharapova (2ª) para Lucia Safarova (13ª). O 6/1 estampado no placar ao final do primeiro set dava a entender que aquele animal de listras pretas e brancas, temido por todos os favoritos, ainda não tinha ido embora da quadra central de Roland Garros. Mas a americana Serena Williams espantou a zebra e mostrou para sua compatriota Sloane Stephens, número 41 do ranking da WTA, quem é a melhor do mundo.

Em quase duas horas de jogo, virou o marcador e venceu por 2 sets a 1 (1/6, 7/5 e 6/3). Nas quartas de final, ela vai pegar a italiana Sara Errani (17º), que eliminou a alemão Julia Goerges por duplo 6/2.
sofrimento no começo, alegria no fim

As 40 posições que separam as americanas não pesaram em nada nos ombros da jovem Stephens, de 22 anos, diante da veterana 11 anos mais experiente. Descendo o braço em seus golpes, a "azarona" conquistou mais winners do que Serena (6-5) e viu a número 1 do mundo "golear" nos erros (15-2). Stephens aparentava ter um antídoto para segurar todos os golpes da melhor tenista da atualidade. O saque de Serena até que entrou (72%), mas ela sofreu com a devoluções vencedoras da compatriota. Não à toa, venceu apenas 50% dos pontos de primeiro serviço e 14% de segundo. Sofreu três quebras (6/1). 

Serena sabia que precisava diminuir a diferença de erros entre elas e tirar Stephens da zona de conforto para não deixar a zebra passear novamente nesta segunda-feira em solo francês. O saque passou a ser mais forçado. O aproveitamento caiu um pouco (62%), mas o percentual de pontos a seu favor aumentou, especialmente o do segundo (62%). Serena passou a agredir o serviço da adversária. E o resultado veio em seis chances de quebra, algo que não havia aparecido na parcial inicial. A número 1 levou o sétimo e o 11º games, com Stephens descontando no oitavo (7/5).

No começo do tie-break, as tenistas confirmaram seus saques sem muito trabalho. Porém, pela primeira vez em toda a partida, Serena conquistou mais winners e errou menos do que Stephens. O bom momento no jogo fez a número 1 do mundo trazer o controle para suas mãos. No sétimo game, as primeiras chances de quebra no set apareceram. Um erro não forçado de backhand da "caçula" confirmou a virada no cenário do jogo e a suada vitória ao fim de 1h59m (6/3).

Serena Williams, Tênis, Roland Garros (Foto: AP)
Serena Williams vibra muito com vitória de 
virada sobre a compatriota (Foto: AP)


FONTE:

Nenhum comentário: