terça-feira, 16 de junho de 2015

História em La Serena: Argentina e Uruguai fazem o clássico das 29 taças

Equipes mais tradicionais da competição e donas de quase 70% dos títulos, rivais duelam pelo Grupo B. Celeste busca a classificação e hermanos miram reabilitação



Por
La Serena, Chile

O mais tradicional confronto da Copa América promete esquentar a fria noite de La Serena, cidade chilena de pouco mais de 200 mil habitantes, nesta terça-feira. Maiores campeões da competição, Argentina e Uruguai duelam no Estádio La Portada a partir das 20h30 (de Brasília) pela segunda rodada do Grupo B. São 114 anos de rivalidade, 29 títulos do torneio no total - 67% dos 43 possíveis - e dois objetivos diferentes: os hermanos buscam a reabilitação após o empate na estreia e a Celeste tenta garantir a classificação antecipada. O brasileiro Sandro Meira Ricci apita o clássico do Rio da Prata.

Uruguai treino (Foto: Reuters )
Uruguai se prepara para duelo com a Argentina: 
sem Suárez, Cavani é a esperança celeste de gols 
(Foto: Reuters )


Dona de 14 taças, a Argentina precisa vencer para não se complicar na busca por uma vaga nas quartas de final. Após o inesperado 2 a 2 diante do Paraguai, o técnico Gerardo Martino deve fazer alterações no time titular. No último treino, o comandante ensaiou os retornos do lateral-direito Zabaleta e do volante Biglia (ambos recuperados de lesões) nas vagas de Roncaglia e Banega, respectivamente. Tata ainda tentou minimizar a importância da partida para não jogar a responsabilidade sobre seus jogadores.

- As partidas decisivas começam mais para frente. Não vivemos esse jogo contra o Uruguai como se estivéssemos jogando as quartas de final ou a semifinal. É um torneio difícil não apenas para nós. Foi assim com o Chile contra o Equador, Brasil diante do Peru, Colômbia perdendo para a Venezuela... O básico é se classificar - frisou o treinador.


NADA DE EMPATE

Atual campeão, maior vencedor do torneio (15 títulos) e líder do Grupo B com três pontos, o Uruguai pode garantir a classificação em caso de vitória. O técnico Óscar Tabárez também deve fazer ao menos uma mudança em relação ao time que derrotou a Jamaica por 1 a 0. A tendência é que Alvaro González entre na vaga de Carlos Sánchez.

Mesmo em situação mais favorável do que o adversário, Tabárez garante que não vai jogar pelo empate. O Maestro (professor em espanhol), como é conhecido, disse que analisou bem a estreia da Argentina e avisou que vai priorizar o jogo coletivo como fez o Paraguai. Sem o craque Luís Suárez, suspenso pela Fifa por causa da mordida em Giorgio Chiellini, da Itália, na Copa do Mundo, Cavani é a principal esperança de gols.

Argentina treino (Foto: Divulgação)
Argentina treina para o clássico: Albiceleste 
tenta se recuperar após inesperado empate 
na estreia (Foto: Divulgação)


- Estamos preparados para fazer um trabalho coletivo, que possa limitar o potencial do adversário e criar um problema para eles. Vimos a partida entre Argentina e Paraguai e a Argentina confirmou o potencial que tem. Estudei os números de Di María e são bons. Tanto em assistências quanto nas finalizações. Mas Uruguai e Argentina é uma partida que significa muito. Não buscamos o empate. Se isso acontecer será por conta do desenrolar do jogo.


FICHA TÉCNICA
ARGENTINA: 
Romero, Zabaleta, Otamendi, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia e Pastore; Messi, Di Maria e Agüero. Técnico: Gerardo Martino.

URUGUAI:
 Muslera, Maximiliano Pereira, Giménez, Godín e Alvaro Pereira; Alvaro González, Arévalo Ríos, Lodeiro e Cristian Rodríguez; Rolán e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Data: 16/06/2015 Horário: 20h30 (de Brasília) Local: Estádio La Portada, em La Serena (Chile) Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA) Auxiliares: Emerson de Carvalho e Fábio Pereira (BRA)

Transmissão: o GloboEsporte.com e o SporTV transmitem a partida ao vivo.


FONTE:
http://glo.bo/1BfjruP?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: