quarta-feira, 15 de abril de 2015

Nos embalos de Quaresma e Jackson, Porto abre vantagem contra o Bayern

Atacantes brilham em vitória surpreendente dos portugueses no Dragão, por 3 a 1. Danilo e Alex Sandro levam amarelo e ficam suspensos para decisão de terça-feira


Por
Porto, Portugal
 

O torcedor do Porto que ficou preso no trânsito ou se atrasou por qualquer motivo talvez não acreditasse quando olhasse para o placar eletrônico do Estádio do Dragão aos dez minutos de jogo. Será difícil esquecer-se de uma noite em que o clube se portou como um gigante europeu, mesmo diante de uma potência financeira como o Bayern de Munique, base da seleção alemã. Vencia por 2 a 0 nos primeiros instantes, acabou com um surpreendente e confortável 3 a 1 para a volta, na próxima terça, em Munique.

Não será nada fácil, é claro. Quais são as chances de o Porto repetir uma exibição quase perfeita? Como se virar sem Danilo e Alex Sandro, laterais titulares, suspensos? Quais dos seis desfalques de peso do Bayern reforçarão o time? As respostas poderão ser de Quaresma e Jackson Martínez, heróis em Portugal, ou de Lewandowski, Müller, Götze e companhia, diante de sua torcida. É esperar para ver.


Quaresma Porto Bayern de Munique (Foto: Reuters)
Ricardo Quaresma, aquele mesmo, fez os dois 
primeiros gols do Porto sobre o Bayern de 
Munique (Foto: Reuters)


Sem seis, Bayern é engolido no início

Novamente Guardiola teve problemas para escalar o Bayern. Não jogaram Benatia, Alaba, Schweinsteiger, Javi Martínez, Ribéry e Robben. Mais de uma mão de desfalques que obrigou o treinador a preencher o banco com nomes pouco experientes, como Weiser, Gaudino e Lucic, o terceiro goleiro. No time de Julen Lopetegui, ausências apenas de Tello e Adrián López.

As baixas do Bayern deveriam criar um equilíbrio maior num confronto claramente pendendo para os alemães. Pois aconteceu o oposto: os portugueses construíram vantagem numa noite mágica, turbinada pelo sonho de voltar à Alemanha numa final, como aconteceu no ano do título, em 2003/04, e não apenas parar em Munique. Nas arquibancadas, um mosaico com a mensagem “Road to Berlim” (Estrada para Berlim) criava um clima especial.


Neuer Martinez Porto Bayern (Foto: Miguel Vidal/Reuters)
Neuer comete pênalti em Jackson Martínez: 
goleiro poderia ter sido expulso, mas levou 
amarelo (Miguel Vidal/Reuters)


Não houve como não arregalar os olhos. Num início avassalador, o Porto chegou aos 2 a 0 em dez minutos, pressionando a saída de bola e forçando erros decisivos de Xabi Alonso e Dante. Jackson Martínez, dúvida até o vestiário, sofreu pênalti de Neuer, que poderia ter sido expulso. Quaresma fez e, em seguida, roubou do brasileiro na intermediária para avançar sozinho e marcar.

O Bayern reagiu como pôde e descontou numa subida improvável de Boateng pela direita - o cruzamento encontrou o pé de Thiago Alcântara. Era pouco demais para o time de Pep Guardiola, mais ameaçado nos contra-ataques do que dono do jogo. Neuer impediu o gol de Herrera numa defesa monumental, mas nada pôde fazer quando Jackson invadiu a área sozinho após lançamento de Alex Sandro: 3 a 1 e garantia de muita emoção na próxima terça-feira.


Mosaico Porto Bayern (Foto: Reprodução / Twitter)
Mosaico da torcida do Porto: "Estrada para 
Berlim" (Foto: Reprodução / Twitter)


FONTE;

Nenhum comentário: