quarta-feira, 22 de abril de 2015

Capitã "de primeira viagem", Thaísa adota estilo sereno para liderar Osasco

Em sua primeira final de Superliga como capitã, bicampeã olímpica busca comandar pelo exemplo dentro e fora de quadra: "A forma de agir vale mais do que mil palavras"


Por
São Paulo

 
Osasco, Ivna, Thaisa e Carcaces, Top Volley (Foto: AP)Thaísa diz estar falando menos em quadra para guiar o Osasco como capitã (Foto: AP)


Os gritos de Thaísa ecoam no ginásio a cada ataque potente, a cada bloqueio bem encaixado, a cada saque preciso. A bicampeã olímpica, porém, tem adotado uma postura mais serena em quadra, mesmo sendo "capitã de primeira viagem", comandando o Osasco em uma temporada pela primeira vez. A central de 1,96m busca liderar pelo exemplo e passar tranquilidade para suas companheiras para a final da Superliga de vôlei, neste domingo, às 10h, na Arena da Barra, contra o Rio de Janeiro - a TV Globo e o SporTV transmitem ao vivo a decisão, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

- Eu não mudei nada em mim pelo fato de ser capitã. Tem gente que muda. Óbvio que fiquei muito feliz, que quero ajudar, mas é uma coisa natural. Ser capitã é você mostrar, é ser exemplo, não é ficar fazendo reunião e falando. Acho que isso não faz diferença. O que faz diferença é o exemplo que você dá dentro e fora de quadra. É natural. Não precisa ler um livro para aprender a ser capitã. Quando precisa falar, eu falo, mas acho que em qualquer lugar o exemplo vale muito mais. A forma de agir vale mais do que mil palavras - disse a central.

A tranquila Thaísa mostra em quadra sua liderança do Osasco, sendo uma das principais peças do time, que conta também com Adenízia, Dani Lins, Camila Brait e a cubana Carcaces. A bicampeã olímpica é uma das mais eficientes atacantes da equipe (36,73% de aproveitamento) e figura entre as melhores da Superliga no bloqueio (sexta do ranking, com 25,55% de eficiência) e no saque (sexta colocada, com 7,97% de sucesso). Fora de quadra, o estilo sereno também se reflete. Famosa por suas selfies e por exibir online sua boa forma, Thaísa cancelou seu perfil em uma rede social e minimizou seu lado estrela na internet, mantendo privado o relacionamento com o empresário Otávio Faccina.

Thaísa - vôlei (Foto: João Neto/Osasco)
Thaísa é uma peça fundamental no Osasco 
(Foto: João Neto/Fotojump)


Apesar de a capitã no vôlei ter papel fundamental em quadra, sendo a única pessoa que pode se dirigir ao árbitro, Thaísa diz levar com leveza a função. A responsabilidade que carrega não pesa sobre os ombros.

- Acho que a responsabilidade é a mesma, de saber que sou um dos ícones da equipe, de saber que em momentos difíceis eu vou receber bola e vou ter de rodar. Tenho de estar ali para jogar, para defender minha equipe. Eu sempre tentei passar minha experiência. Não é só porque agora sou capitã que vou falar mais, que vou fazer mais, que vou querer aparecer mais. Pelo contrário. Acho que a capitã tem de manter a tranquilidade do time, talvez eu até fale menos do que antes - disse a bicampeã olímpica.

A meio-de-rede Thaísa comemora o ano novo ao lado do namorado, o empresário Otávio Faccina (Foto: Reprodução / Instagram)Thaísa mantém privado o namoro com o Otávio Faccina (Foto: Reprodução/Instagram)


Um exemplo que Thaísa espera dar na final contra o Rio de Janeiro é minimizar os erros. A capitã apontou isso como uma chave para o Osasco ter crescido nos playoffs e superado o rival Sesi-SP nas semifinais.

- Acho que paramos para refletir um pouco, porque estávamos perdendo para nós mesmas.  
Teve jogo que saímos com 31 pontos de erros. Ceder essa quantidade de pontos é um absurdo. 
Quando começamos a ver esses números, falamos: “caramba, estamos perdendo para a gente”. Nós nos conscientizamos. Temos de pensar em equipe. Muitas vezes os erros acontecem, mas precisamos buscar o acerto na final - disse Thaísa.

thaisa OSASCO VOLEI (Foto: João Pires/FotoJump)
Capitã Thaísa solta a voz apenas para comemorar 
pontos (Foto: João Pires/Fotojump)


FONTE:

Nenhum comentário: